Questões do dia 05/07/2009

jul, 2009

Enviado por : Paulo Nunes – Técnico em segurança do trabalho, Belém (PA)

Dúvida:
O que significa “tensão de segurança” descrito na NR 10? É o mesmo que “extra baixa tensão”? A NR 10 é aplicável a instalações de extra baixa tensão?

Resposta:
Tensão de segurança é o termo adotado para se referir a níveis de tensão elétrica considerados inócuos para choque elétrico, tema tratado em normas técnicas como extra baixa tensão, ou seja, até 50 Vca / 120 Vcc. Entretanto, o emprego desses níveis de tensão deve considerar fatores específicos, como as influências externas definidas na ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de Baixa Tensão, Anexo C, \”Influências externas\” e \”Proteção contra choques elétricos\”. Confira as seguintes tabelas nesta norma :

BA = competência das pessoas (tabela 18);

BB = resistência elétrica do corpo humano (tabela 19);

BC = contato das pessoas com o potencial da terra (tabela 20).

Vale frisar que os níveis de tensão citados na NR 10 como \”extra baixa tensão\” referem-se ao limite máximo. Os valores a serem considerados dependerão das condições laborais existentes, conforme Anexo C da ABNT NBR 5410. O emprego da tensão de segurança é considerado uma medida de controle coletiva prioritária na NR 10 (item 10.2.8.2).

Mesmo em trabalhos nos níveis de tensões citados como extra baixa tensão, apesar da condição de perigo inócuo para choque elétrico, podem ocorrer situações em que o profissional estará exposto a riscos adicionais, como arcos elétricos em situações de trabalho com correntes elétricas elevadas. Vale a pena ler e interpretar com profissionais da área elétrica as normas ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 6533.

Comentários

Deixe uma mensagem