Quadros, painéis e montadores

maio, 2014

Edição 99 – Abril de 2014

Novas normas para quadros e painéis

A ABNT pretende publicar ainda neste ano duas normas baseadas na série IEC 61439, de 2011, que se referem à montagem de quadros e painéis. Elas serão mais modernas e abrangerão situações não contempladas em normas anteriores.

Uma das principais notícias que prometem agitar o mercado de quadros e painéis elétricos no Brasil neste ano refere-se ao ambiente normativo. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) pretende publicar ainda em 2014 duas normas baseadas na série IEC 61439, de 2011. Trata-se da ABNT NBR IEC 61439 – 1, que traz as cláusulas comuns, ou melhor, as regras gerais para o segmento, e a ABNT NBR IEC 61439 – 2, que é especifica para montagem de conjuntos de manobra e controle.

A série de normas internacionais IEC 61439 traz ainda mais quatro segmentos: a parte 3, que fala sobre conjuntos de manobra e controle previstos para serem operados por pessoas não qualificadas; a parte 4, que fornece requisitos particulares para canteiros de obras; a parte 5, voltada para montagens destinadas à distribuição de energia em redes públicas; e a parte 6, para barramentos blindados. Há também a parte zero, que se trata de um guia de especificação dos conjuntos de manobra e controle de baixa tensão. Esta parte, aliás, deverá ser publicada pela ABNT na sequência da parte 1 e 2.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Comentários

Deixe uma mensagem