Primeiros certificados internacionais IECEx para equipamentos mecânicos “Ex”

out, 2016

Foram emitidos em junho e setembro de 2016 os primeiros certificados internacionais IECEx para equipamentos mecânicos “Ex”, adequados para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis.

O primeiro certificado de equipamentos mecânicos “Ex” emitido pelo IECEx foi elaborado pelo INERIS (Institut National de l’Environnement Industriel et des Risques), da França, tendo como base as normas internacionais ISO 80079-36 e ISO 80079-37. Os equipamentos mecânicos “Ex” certificados, neste caso, são bombas dosadoras fabricadas pela empresa Dosatron International, com tipo de proteção Ex “h”.

Exemplos de outros certificados são dispositivos para medição de rotação de equipamentos mecânicos (Ex “h”) e equipamentos de refrigeração acionados por ar comprimido do tipo Vortex (Ex “h”).

Casos históricos de acidentes envolvendo explosões em instalações industriais contendo atmosferas explosivas ocasionadas por equipamentos mecânicos são registrados desde o início do século 20. Dessa forma, desde aquela época, os equipamentos mecânicos instalados em atmosferas explosivas são também reconhecidos como sendo uma possível fonte de ignição de atmosferas explosivas formadas por gases inflamáveis ou por poeiras combustíveis.

Sob o ponto de vista de segurança industrial em atmosferas explosivas, os equipamentos mecânicos também necessitam possuir requisitos construtivos adequados de forma que não possam gerar faíscas ou centelhas ou pontos quentes, provenientes de atritos de partes móveis, por fricção ou por falta de lubrificação de suas partes constituintes.

Equipamentos mecânicos instalados em atmosferas explosivas, tais como bombas centrífugas, compressores alternativos, caixas redutoras com engrenagens, pontes rolantes, ventiladores e elevadores, normalmente, possuem fontes próprias de risco potencial de ignição.

ed-129_col-ex_fig-1Figura 1 – Exemplo de equipamento mecânico “Ex” certificado para instalação em atmosferas explosivas.

Os equipamentos mecânicos podem possuir diversas fontes possíveis de ignição de atmosferas explosivas, tais como: superfícies quentes, presença de chamas, gases aquecidos ou partículas quentes, faíscas geradas mecanicamente, dispositivos elétricos centelhantes, correntes parasitas ou de proteção catódica de corrosão, eletricidade estática, descargas eletrostáticas, radiofrequência ou ondas eletromagnéticas, radiação óptica, radiação ionizante, ultrassom, compressão adiabática, ondas de choque ou reações exotérmicas.

Por este motivo, estes equipamentos mecânicos necessitam ser projetados, dimensionados, fabricados, avaliados, ensaiados em laboratório, certificados e marcados de acordo com os requisitos indicados nas respectivas normas técnicas de tipos de proteção “Ex” para equipamentos não elétricos.

Em fevereiro de 2016, foram publicadas pela IEC as seguintes normas técnicas internacionais sobre equipamentos mecânicos “Ex”, elaboradas pelo Subcomitê SC 31M do TC 31 da IEC:

  • ISO 80079-37: Atmosferas explosivas – Parte 37: Equipamentos não elétricos para utilização em atmosferas explosivas – Tipos de proteção não elétricos: segurança construtiva “c”, controle de fonte de ignição “b” e imersão em óleo “k”. https://webstore.iec.ch/publication/24255
  • ISO/IEC 80079-38: Atmosferas explosivas – Parte 38: Equipamentos não elétricos para utilização em atmosferas explosivas – Equipamentos e componentes em atmosferas explosivas em minas subterrâneas. https://webstore.iec.ch/publication/24210

No âmbito da Comunidade Europeia, existem as normas da série EN 13463 – Non-electrical equipment for use in potentially explosive atmospheres, publicadas desde 2001. Em 2003 entraram em vigor na União Europeia as Diretivas ATEX 95 (European Union Directive 1994/9/EC) e ATEX 137 (European Union Directive 1999/92/EC), que requer que os equipamentos mecânicos em atmosferas explosivas sejam avaliados quando da instalação em atmosferas explosivas. Desde abril de 2016 é aplicável a Directive 2014/34/EU. As normas técnicas internacionais da série ISO/IEC 80079 foram elaboradas tendo como base, dentre outras, as normas da série EN 13463.

No âmbito internacional da IEC foram elaborados em 2015 e 2016 pelo IECEx os Documentos Operacionais para o sistema de certificação de equipamentos mecânicos “Ex”, incluindo um “Guia de orientação” para os organismos de certificação e fabricantes de equipamentos mecânicos “Ex” interessados em participar deste sistema.

O sistema de certificação de equipamentos mecânicos “Ex” do IECEx é totalmente integrado e harmonizado com os demais sistemas já elaborados para equipamentos elétricos “Ex”, empresas de prestação de serviços “Ex” e competências pessoais “Ex”, utilizando o mesmo sistema online de certificação, disponível para acesso público na internet, em que são disponíveis, além dos certificados de conformidade, dentre outros documentos, os relatórios de ensaios (ExTR) e relatórios de avaliação do sistema de gestão da qualidade (QAR) dos fabricantes e das empresas de prestação de serviços “Ex”.

Com a publicação das normas técnicas internacionais da série ISO/IEC 80079 sobre os tipos de proteção para equipamentos mecânicos “Ex”, bem como com a entrada em operação do sistema internacional de certificação de equipamentos mecânicos “Ex” pelo IECEx, pode ser verificado que diversos organismos de certificação estão solicitando a extensão de seu escopo de acreditação, de forma a incorporar também este tipo de equipamentos mecânicos “Ex”.

Com a consolidação do processo de certificação de equipamentos mecânicos “Ex” no mundo e também no Brasil, por parte dos organismos de certificação “Ex” acreditados, tanto localmente como internacionalmente, é esperada uma elevação dos níveis de segurança e de conformidade das instalações “Ex”, ao longo do seu ciclo total de vida.

No âmbito do Brasil, sob o ponto de vista de normalização técnica da ABNT, a Comissão de Estudo CE 003:031.05 do Subcomitê SC-31 do Cobei participa de todo o processo de elaboração, análise, comentários, votação e aprovação de publicação das normas técnicas internacionais ISO/IEC 80079. Esta comissão de estudo encontra-se, desde 2014, executando os trabalhos de elaboração das respectivas normas técnicas brasileiras da série ABNT NBR ISO/IEC 80079, a serem publicadas pela ABNT, equivalentes às respectivas normas internacionais da IEC.

Os certificados internacionais para equipamentos mecânicos “Ex”, tais como IECEx INE 16.0031X (07/06/2016), IECEx BAS 16.0087X (07/09/2016) e IECEx SIR 16.0022X (12/09/2016) encontram-se disponíveis para acesso público no sistema online de certificação do IECEx e podem ser encontrados com a pesquisa pela norma “80079”. http://iecex.iec.ch/iecex/exs.nsf/ex_eq.xsp?v=e

Comentários

Deixe uma mensagem