Primeiro relatório de avaliação da qualidade de equipamentos “Ex” do IECEx (ExQAR) emitido no Brasil

set, 2016

Foi emitido em 26/08/2016, dentro do sistema IECEx, o primeiro Relatório de Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade de um fabricante de equipamentos “Ex” com fábricas no Brasil, por um organismo de certificação brasileiro.

Este tipo de documento, denominado ExQAR (Ex Quality Assessment Report), foi emitido pela UL do Brasil, que é um Organismo de Certificação de Equipamentos “Ex” brasileiro acreditado pelo IECEx desde 07/2016.

A UL do Brasil é também um Organismo de Certificação de Competências Pessoais “Ex” brasileiro acreditado pelo IECEx desde 04/2016, nas Unidades de Certificação Ex 000 (Conhecimentos e percepções básicas para adentrar em uma instalação contendo áreas classificadas) e Ex 001 (Aplicação dos princípios básicos de segurança em atmosferas explosivas).

O IECEx é o sistema de certificação internacional da IEC para a segurança ao longo do ciclo total de vida das instalações elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas. O IECEx conta com a participação de 33 países. O Brasil é membro do IECEx desde 2009.

A avaliação do sistema de gestão da qualidade foi efetuada nas fábricas da SEW do Brasil, instaladas no complexo industrial das cidades de Indaiatuba e Rio Claro, no Estado de São Paulo.

Foram avaliados nestas fábricas no Brasil os processos de fabricação de motores de indução trifásicos “Ex” da Linha EDR, com potência até 200 kW, tensão nominal até 690 V, frequência de 50 Hz ou 60 Hz, carcaças de tamanho até 315 (IEC 60072-1), com tipos de proteção para instalação em atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis:

  • Ex “e” – Norma ABNT NBR IEC 60079-7 – Segurança aumentada – EPL Gb
  • Ex “n” – Norma ABNT NBR IEC 60079-15 – Não acendível – EPL Gc
  • Ex ”t” – Norma ABNT NBR IEC 60079-31 – Proteção por temperatura de invólucro para poeiras combustíveis – EPL Gb

Estes motores com certificação “Ex” são aptos também a serem acionados por meio de conversores de frequência para controle de rotação do equipamento mecânico acionado, tais como bombas, ventiladores, compressores, agitadores, caixas de engrenagens, esteiras rolantes ou elevadores.

ed-128_col-instalacoes-ex_fig-1Exemplos de motores de indução trifásica “Ex” da linha EDR fabricados no Brasil pela SEW.

A avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de fabricantes de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” é feita de acordo com os requisitos indicados na norma técnica brasileira ABNT NBR ISO/IEC 80079-34 – Atmosferas explosivas – Parte 34: Aplicação de sistemas da qualidade para a fabricação de equipamentos.

Esta avaliação teve por objetivo incluir estas duas fábricas de equipamentos “Ex” no Brasil em um certificado internacional de conformidade “Ex”, de forma que estes equipamentos fabricados no Brasil possam ser comercializados também em outros países, tais como naqueles em que os certificados IECEx sejam aceitos na legislação local.

Assim como vigente no Brasil desde 2010 (Portaria Inmetro 0179/2010), muitos outros países adotam também a sistemática de “Fast-Track”, com a avaliação dos relatórios de ensaios (ExTR) emitidos por laboratórios acreditados no sistema IECEx, para fins de emissão de certificados de conformidade “Ex” locais, dispensando a necessidade de repetição de ensaios, uma vez que as normas técnicas nacionais adotadas pela ABNT são idênticas às respectivas normas técnicas internacionais da IEC.

Este tipo de ação evidencia que os fabricantes de equipamentos “Ex”, tanto os nacionais como os estrangeiros com fábricas no Brasil, estão buscando a sua integração aos sistemas internacionais de certificação “Ex” do IECEx, de forma a poderem comercializar seus produtos nos mercados nacional e internacional.

O relatório de avaliação do sistema de gestão da qualidade da SEW do Brasil emitida pela UL do Brasil encontra-se disponível para acesso público no sistema online de certificação de equipamentos “Ex”, empresas de prestação de serviços “Ex” e competências pessoais “Ex” do IECEx: http://iecex.iec.ch/iecex/exs.nsf/ex_foqar.xsp?documentId=E26BE94F76693A2CC12580040048E740#

Comentários

Deixe uma mensagem