Primeiro certificado IECEx para equipamento “Ex” nacional emitido por organismo de certificação brasileiro

abr, 2017

Foi emitido no último dia 14 de março, o primeiro certificado de conformidade IECEx para equipamentos “Ex” por parte de um Organismo de Certificação Brasileiro.

Trata-se do certificado IECEx NCC 17.0001, emitido pela NCC Certificações do Brasil para uma das linhas de caixas de teminais com o tipo de proteção Ex “e” (segurança aumentada) fabricadas pela Tramontina Eletrik.

As marcações destas caixas de terminais modelo CCEx-1 são:

  • Ex e IIC T6 Gb (para temperatura ambiente até 40 °C)
  • Ex e IIC T5 Gb (para temperatura ambiente acima de 40 °C até 55 °C)

O grau de proteção (Código IP) provido pelo invólucro destas caixas de terminais Ex “e” é IP 66 (Norma ABNT NBR IEC 60529), provendo proteção contra o ingresso de água e poeira ao seu interior.

O IECEx é o sistema de certificação em atmosferas explosivas da IEC, formado até o presente momento por 33 países. O Sistema de Certificação IECEx tem como principais características a abordagem do ciclo total de vida das instalações “Ex”, possuindo sistemas de certificação de competências pessoais “Ex”, de empresas de prestação de serviços “Ex” e de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”.

Os sistemas de certificação do IECEx são baseados exclusivamente em normas técnicas internacionais da ISO e da IEC, tais como as normas das séries IEC 60079 e ISO/IEC 80079 – Atmosferas explosivas.

Os sistemas de certificação “Ex” do IECEx contam com o apoio e incentivo da ONU para servirem de base para a elaboração dos regulamentos nacionais dos diversos países, uma vez que são considerados como as melhores práticas mundiais relacionados com sistemas de certificação para atmosferas explosivas.

O Brasil é um país membro do IECEx desde 2009, sendo representado pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade (Cobei) como país participante (Member Body).

Dentre os principais benefícios da obtenção da certificação internacional pelo IECEx estão a não necessidade de repetição, nos diversos países onde são requeridas certificações “locais”, dos diversos e complexos ensaios laboratoriais já realizados por outros laboratórios de ensaios “Ex” acreditados pelo IECEx. Esta estratégia colabora para a redução dos custos e dos prazos dos diversos processos de certificação “Ex” nos diversos países do mundo.

De acordo com a Portaria Inmetro 179/2010, por exemplo, tendo como base a convergência normativa internacional da série IEC 60079 e a convergência regulatória mundial com base nos sistemas de certificação do IECEx, um Organismo de Certificação “Ex” “local” (nacional) pode emitir uma certificação “local” com base na análise dos respectivos Relatórios de Ensaios (ExTR) e Relatórios de Avaliação da Qualidade (QAR) emitidos pelos Laboratórios de Ensaios (ExTL) e Organismos de Certificação (ExCB) acreditados pelos pares, no sistema IECEx.

Os ensaios que serviram de base para esta certificação das caixas de terminais Ex “e” da Tramontina foram realizados pelo ExVeritas do Reino Unido, que é um Laboratório de Ensaio (ExTL) acreditado pelos pares (peer-evaluation) dentro do sistema IECEx.

A NCC Certificações do Brasil foi o primeiro Organismo de Certificação “Ex” brasileiro (ExCB) acreditado pelo IECEx, em 2011, no sistema internacional de certificação de equipamentos elétricos “Ex”.

A NCC Certificações do Brasil também se inscreveu para acreditação internacional no IECEx como Organismo de Certificação para Empresas de Prestação de Serviços “Ex” (serviços de projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparos “Ex”). Nesta área de atuação, a NCC Certificações emitiu em 2009 o primeiro Certificado de Conformidade para uma Oficina de Serviços de Reparo e Recuperação de Motores Elétricos “Ex” do Brasil, com base na ABNT NBR IEC 60079-19 e nos Documentos Operacionais IECEx aplicáveis.

Que este Certificado emitido dentro do sistema IECEx seja apenas o primeiro de uma longa série de certificados a serem emitidos tanto para a Tramontina, como também para diversos outros fabricantes brasileiros de equipamentos “Ex” que estejam interessados em colocar seus produtos no mercado internacional.

O novo certificado IECEx NCC 17.0001 obtido pela Tramontina Eletrik para estas caixas de terminais Ex “e” encontra-se disponível na Internet para acesso público no sistema online de certificados do IECEx:

http://iecex.iec.ch/iecex/exs.nsf/ex_eq.xsp?v=e#

 

Comentários

Deixe uma mensagem