Pré-sal dá injeção de ânimo em setor offshore

dez, 2009

Edição 46, Novembro de 2009

Por Flávia Lima

Pré-sal dá injeção de ânimo em setor offshore

Bom momento vivenciado pelas indústrias de petróleo garante à 13ª edição da Santos Offshore calorosas discussões e grande participação de público e de empresas expositoras.

O volume de negócios gerados pelo pré-sal deve estimular o desenvolvimento do país. A expectativa é que, entre 2009 e 2013, haja investimentos por parte da Petrobras da ordem de 174 bilhões de dólares. Deste valor, cerca de 158 bilhões serão aplicados diretamente nos setores nacionais.

 

 

Na opinião do presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore  (Sinaval), Ariovaldo Rocha, os estaleiros brasileiros estão preparados para o desafio de produzir navios-sonda, plataformas de produção, navios de apoio marítimo, petroleiros e todos os equipamentos necessários para essa nova fase do Brasil na produção de petróleo nas camadas profundas do subsolo marinho, conhecidas como o pré-sal.

 

Com esse cenário positivo, ocorreu a terceira edição da Santos Offshore Oil & Gás Expo and Conference, que reuniu 252 expositores e atraiu cerca de 18 mil visitantes. O evento contou com profissionais, autoridades e empresários que aproveitaram os quatro dias da feira para concretizar negócios e realizar contatos importantes para o crescimento da cadeia produtiva de petróleo e gás. Segundo a organização do evento, a feira superou a marca dos anos anteriores alcançando o valor de R$ 300 milhões em negócios.

 

 

O público presente pôde conferir as novidades em máquinas e equipamentos apresentadas pelas empresas expositoras e conferir as 50 palestras da grade da conferência. Entre as palestras proferidas, estiveram temas ligados à indústria do petróleo; negócios e investimentos na Bacia de Santos; gás natural; exploração do pré-sal; novas tecnologias; marco regulatório brasileiro; responsabilidade socioambiental; entre outros. Os 50 temas, de modo geral, tiveram seus focos em meio ambiente, infraestrutura e tecnologia, todas relacionadas à Bacia de Santos.

 

Os melhores trabalhos apresentados foram premiados em três categorias. Ao todo foram nove premiações de 1º ao 3º lugar com o intuito de incentivar e dar reconhecimento ao profissional e grupo de apresentação. Entre os premiados, ganhou o 1º lugar no Prêmio Santos Offshore em Economia a apresentação “As melhores práticas em gestão de projetos para a indústria de petróleo e gás”. Em 1º lugar no Prêmio Santos Offshore em Tecnologia, o trabalho reconhecido foi “RSAA – Configuração de Risers Suspenso e Ancorado por Amarras”. E para o 1º lugar em Responsabilidade Socioambiental foi escolhida a apresentação “A Tecnologia de Água Nebulizada (Water Mist) como Agente Extintor de Incêndio em Instalações Offshore”.

 

O evento contou ainda com atividades realizadas em paralelo, como a Rodada de Negócios, o Canal Fornecedor e a primeira edição da Santos Offshore Conference, que foram significativas para os resultados alcançados. “Mais uma vez a feira superou as expectativas chegando a excelentes resultados. Estamos felizes com esta conquista e também em poder contribuir para este setor em pleno desenvolvimento”, destaca Valmir Semeghini, diretor da AGS3, organizadora do evento.

 

Outra novidade da feira foi o Canal Fornecedor, espaço promovido pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Energia (prominp). O canal realizou durante a Santos Offshore cerca de 300 atendimentos às empresas interessadas em fornecer produtos e serviços para o sistema Petrobras. A estimativa é de que as empresas atendidas alcancem um avanço médio de 50% de adiantamento dos processos de cadastramento para fornecimento de bens e serviços à cadeia petrolífera.

 

A 4ª edição da Santos Offshore Oil & Gas Expo and Conference já tem data confirmada e ocorre de 19 a 22 de outubro de 2010. De acordo com Semeghini, as expectativas de crescimento para o ano que vem são ainda maiores, tanto em número de empresas participantes, quanto em negócios.

 

Confira a seguir alguns lançamentos apresentados pelas empresas expositoras:

 

Alpha

www.alpha-ex.com.br

O projetor de longo alcance AZnR 16 foi um dos destaques da Alpha Equipamentos Elétricos durante o evento. Indicado para iluminação em áreas em que haja risco de explosão, zonas 2, 21 e 22 – grupos IIA, IIB e IIC, o projetor apresenta corpo e tampa em alumínio fundido copper free (alta resistência mecânica e à corrosão). O equipamento traz refletor interno repuxado em chapa de alumínio stuck e refrator em vidro temperado resistente a choques térmicos e impactos. Emprega lâmpada a vapor de mercúrio, a vapor de sódio ou a vapor metálico e possui grau de proteção IP 66.

 

Blinda

www.blinda.com.br

A Blinda destacou os seus projetores a Led modelo PTWI-L. O equipamento emprega um Led de alta potência (70 W), com emissão de 7 mil lúmens. Com vida útil de 60 mil horas, o produto demanda baixa manutenção e é indicado para iluminação externa.

 

Dutoplast

www.dutoplast.com.br

A Dutoplast levou para o evento, entre outros produtos, a canaleta Extreme. Produzida de noriyl, a canaleta atua em temperaturas de até 240 °C.

 

Enmac

www.enmac.com.br

A novidade da Enmac é a fabricação de equipamentos em materiais compósitos em fibra de vidro, por meio dos processos de pultrusão e laminação, utilizando diferentes resinas termofixas, como isoftálica, Ester-vinílica, offshore, acrílica e fenólica. O material apresenta como vantagens baixo custo, segurança, leveza e resistência. Entre os produtos fabricados a partir deste composto estão canaletas, leitos para cabos, eletrocalhas e escadas.

 

Renetec

www.renetec.com.br

A luminária de emergência Ex-d/Ba da Renetec para áreas classificadas 1 e 2 é feita de alumínio é à prova de explosão. Comporta lâmpadas halógenas de 20 W, 35 W ou 50 W, funciona em tensão bivolt automática e possui sistema eletrônico microprocessado de carga e flutuação da bateria, que é selada estacionária de 12 V. Também apresenta botoeira à prova de explosão para liga/desliga com sinalizador.

 

Hawser

www.hawser.com.br

A Hawser aproveitou a ocasião da 13ª edição da Santos Offshore para divulgar a certificação de dois de seus produtos: o dreno respiro e a unidade seladora. Os produtos sã

o indicados para instalações elétricas em áreas classificadas.

 

JEA

www.jea.com.br

A JEA levou alguns produtos dedicados para o segmento offshore. Destacam-se as eletrocalhas, os leitos para cabos, os perfilados, os chumbadores e as abraçadeiras. Os chumbadores, por exemplo, são produzidos conforme especificação do cliente e atendem integralmente às especificações de material, fabricação, dimensionamento, solda, pintura, acabamento e embalagem, conforme normas Petrobras N-134 e outras.

 

Kanaflex

www.kanaflex.com.br

Lançamento da Kanaflex, o Kanalex 8’’ é um duto de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) na cor preta, de seção circular, com corrugação helicoidal, flexível, impermeável, destinado à proteção de cabos subterrâneos de energia e de telecomunicações. Dispensa o envelopamento em concreto ao longo da linha e é fornecido em rolos de 30 metros.

 

Kotek

www.kotek.com.br

Distribuidora de produtos para as áreas elétrica e de componentes eletroeletrônicos, a Kotek apresentou aos visitantes do evento suas soluções voltadas para o setor de petróleo e gás. Entre elas estiveram os sistemas de proteção e detecção de arcos elétricos, relés de proteção, sistemas de alarme, medidores, sensores, entre outros produtos. A empresa distribui as marcas Vabsco-ABS, Conexel, Steck, Finder, Metaltex, Tyco Electronics, entre outras.

 

Melfex

www.melfex.com.br

Entre as novidades da empresa, esteve o condulete reforçado à prova de tempo, gases, vapores e pós da linha MCLW. Com construção robusta, o equipamento possui corpo e tampa fundidos em liga de alumínio, parafusos em aço inox e vedação em Epdm. Possui acabamento em pintura a pó em poliéster na cor cinza e grau de proteção IP 65.

 

RDI Bender

www.rdibender.com.br

A RDI destacou o sistema de localização de falhas automático na supervisão de resistência de isolamento. Com o equipamento, é possível localizar até 1.600 falhas em oito segundos. Ele informa o histórico dos 99 últimos eventos com data e hora e permite interface com computador para transmissão remota em qualquer linguagem. É indicado para processos contínuos de produção, plataformas de petróleo, mineradoras, siderurgias, entre outras.

 

Sul Distribuidora

www.suldistribuidora.com.br

A Sul Distribuidora aproveitou a oportunidade para reforçar a sua marca e a das empresas parceiras. Distribuidora de diversos fabricantes do setor elétrico, como ABB, ACE Schmersal, Hummel, Instrumenti, Moeller, Siemens e Weg, a Sul Distribuidora anunciou a abertura de uma filial na cidade de Santos em 2011. O objetivo é estar mais próximo de grandes clientes do setor de offshore localizados nessa região.

 

Vectra

www.vectrawork.com.br

As vestimentas FR, fabricadas pela Vectra, são indicadas para trabalhadores que atuam em ambientes expostos a riscos de arco elétrico, fogo repentino, respingo de metais fundidos, calor radiado e químico. As roupas possuem certificado de aprovação emitido pelo Ministério de Trabalho e estão em conformidade com as normas internacionais NFPA 70E e NFPA 2112.

 

Weg

www.weg.net

A Weg levou para o evento diversas soluções para a área EX, entre elas, os motores Ex para uso com inversores de frequência. Nas versões rendimento padrão e alto rendimento, os motores à prova de explosão (Ex-d) e não acendíveis (Ex-n) foram certificados pela União Certificadora (UC) e podem ser submetidos à faixa de 6 Hz a 70 Hz, atendendo diversas aplicações offshore.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: