Power System Analysis

mar, 2015

Edição 108 – Janeiro 2014
Por Cláudio Sérgio Mardegan

Prezados leitores, primeiramente, gostaria de me apresentar. Meu nome é Cláudio S. Mardegan. Sou o novo colunista de Power Systems Analysis. A partir desta edição de janeiro de 2015 estaremos juntos tratando de assuntos relativos à análise de sistemas de potência, com abrangência em sistemas elétricos comerciais, industriais e concessionários. Para mantê-los atualizados, iremos mostrar nesta seção as informações mais relevantes relativas a sistemas de potência e seus detalhes, entre os quais podem ser citados:

  • Modelagem, simulações e estudos de sistema de potência (curto-circuito, seletividade, fluxo de potência, estabilidade, harmônicos, estudo de energia incidente, avaliação de equipamentos, transitórios eletromagnéticos, proteção, aterramento, etc.);
  • Cases (casos reais de problemas ocorridos), estudo para mitigações e atenuações;
  • Detalhes de normas de equipamentos;
  • Detalhes de normas de sistemas;
  • Detalhes do IEEE-IAS (Industry Application Society);
  • Discussão de papers interessantes sobre os temas;
  • Entrevista com alguns “papas” de cada assunto;
  • Comentários sobre cursos;
  • Dimensionamento de equipamentos;
  • Novas tendências e tecnologias.

A ideia desta coluna é prover os leitores com informações que lhes acrescentem conhecimento e experiência provinda dos principais profissionais do ramo, ou seja, irmos um pouco além dos ensinos acadêmicos.

Abaixo um resumo do curriculum vitae do colunista:

Cláudio Sérgio Mardegan é diretor da EngePower Engenharia e Comércio Ltda., especialista em proteção de sistemas elétricos industriais e qualidade de energia, com experiência de mais de 34 anos nesta área. Já ministrou por mais de 70 vezes o treinamento de proteção e seletividade. Apresentou diversos artigos em revistas especializadas e ministrou inúmeras palestras técnicas (IEEE-ESW-Brasil, Cinase, Cinape, NR 10, etc.). É consultor das principais empresas multinacionais e empresas corporativas. É engenheiro eletricista formado em 1980 pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (Unifei). É autor do livro “Proteção e Seletividade em Sistemas Elétricos Industriais”, patrocinado pela Schneider. É coautor do “Guia de Normas do Setor Elétrico”, membro senior do IEEE e participa também dos Working Groups do IEEE para “Generator´s Grounding” e do Buff Book (Série 3004). Neste último participa da revisão do Capítulo de Proteção de Transformadores, é Chair do Capítulo 6º – Ground Fault Protection e também é Chair do Capítulo 13 – Protection Coordination. É secretário do Capítulo 1º da Série 3003 (antigo Green Book – Aterramento).  É vice chair de Surge Protection e também de Forensics do IEEE.

Comentários

Deixe uma mensagem