Parabéns OSE

jun, 2014

Edição 100 – Maio 2014
Por Jobson Modena

Há alguns anos quando fomos convidados para desenvolver uma coluna com o objetivo de informar o leitor sobre o tema “Proteção contra raios”, vimos uma oportunidade de aproximar a comunidade técnica (carente desse tipo de informação) do assunto e, dessa forma, minimizar os devastadores efeitos do “achismo” que há muito reinavam em nosso país.

Desde então houve grande contribuição para mudar a ideia de que para-raios pode ser comprado em supermercado e instalado como se fosse uma antena de TV, com o condutor de aterramento passando por fora da estrutura e sendo aterrado por uma haste de aço revestida com cobre. Cada vez é maior o número de pessoas que entendem o amplo conceito da proteção contra descargas atmosféricas tanto no sentido de proteger as estruturas quanto pessoas, instalações elétricas e equipamentos que nela estejam.

A existência desta coluna proporcionou o desenvolvimento de vários assuntos ligados direta ou indiretamente ao tema principal, sempre visando mostrar ao seu leitor a boa prática da engenharia.

Alguns convidados, a quem agora temos a oportunidade de agradecer publicamente, compartilharam sua experiência nesta coluna com análises de caso e muito material técnico, que foi exposto de forma didática, informal, quase intimista em prol da compreensão.

Após assistirmos a tantas publicações técnicas simplesmente desviarem-se do caminho ao longo desses oito anos há que se parabenizar a revista “O Setor Elétrico” na publicação de seu centésimo exemplar. Manter-se nos trilhos levando informação de qualidade aos interessados é fruto do trabalho sério e árduo de profissionais competentes, despidos de ego e compromissados com a verdade.

Comentários

Deixe uma mensagem