Parabéns O Setor Elétrico!

jun, 2014

Edição 100 – Maio de 2014
Por Juliana Iwashita

Nesta edição comemorativa gostaria de parabenizar à equipe da Atitude Editorial pelo belíssimo trabalho que vem realizando para todo o setor elétrico. Sempre obstinada em produzir informações técnicas de relevância para o segmento, a revista inovou em fornecer conteúdos colecionáveis com os Fascículos e informações técnicas atualizadas sob o olhar de especialistas de diversas áreas da engenharia elétrica por meio das colunas especializadas.

Tive a oportunidade de participar das duas seções, com o Fascículo Luminotécnica Aplicada, de janeiro a dezembro de 2008, e com a coluna Iluminação eficiente, desde janeiro de 2011. Foram até agora 52 edições escrevendo para o público desta revista. Público este essencialmente formado por engenheiros, o que para mim, que tenho formação em arquitetura, é um motivo ainda mais gratificante pelo reconhecimento dos leitores.

A iluminação é um tema que permite que engenheiros e arquitetos conversem com a mesma linguagem técnica e se complementem profissionalmente. Exige sensibilidade e, ao mesmo tempo, técnica, fazendo com que pessoas de diversos perfis tenham interesse pelo tema.

Não posso negar que escrever para O Setor Elétrico, às vezes, é bastante difícil! A correria do dia a dia é muito intensa e não tenho uma programação definida do que escrever em cada mês. Escrever para esta coluna da revista, porém, tornou-se para mim uma oportunidade de estar sempre sintonizada com o que está acontecendo no setor, pois sempre busco me atualizar para poder escrever as matérias. Assim,
obrigo-me a estar atualizada com as informações da área de iluminação, que sempre estão em constante evolução com as novas tecnologias, tendências e revisões normativas.

Escrever é uma atividade muitas vezes solitária, pois não temos um feedback dos leitores, não conhecemos quem nos lê e o que acharam do que leram. Não temos a percepção de quantas pessoas estão tendo acesso ao que escrevemos e se estamos agregando informações relevantes para elas. Por muito tempo tive essa percepção.

Embora soubesse que a revista tem uma tiragem de mais de 10 mil exemplares por mês e que muitas vezes cada revista circula para mais de uma pessoa na mesma empresa, não tinha a percepção do que isso representava.

Quando a Atitude inovou em publicar as matérias da revista no site e teve um alcance maior, ainda permanecemos solitários, sem feedback. Mas uma ocasião me marcou bastante em 2011, quando fiz uma das primeiras palestras do CINASE, em Fortaleza. Nessa ocasião o evento juntou um público de mais de 500 pessoas e lembro-me de que, no final da apresentação, um grupo de estudantes veio com a revista em mãos pedindo autógrafos. Naquela ocasião tive a percepção de como a informação que geramos pode influenciar positivamente as pessoas.

Recentemente, fiquei muito lisonjeada quando reencontrei uma pessoa a quem tenho muita consideração, um grande mestre e inspirador até os dias de hoje, que me disse que lia todos os textos dessa coluna, recortava e os colecionava. Leitores, vocês fazem com que valha a pena o trabalho dessa coluna. Espero que este espaço seja realmente útil e coloco-me à disposição para contatos pessoais caso necessitem.

Parabéns Atitude Editorial pelo excelente trabalho que vem realizando com a revista O Setor Elétrico e todos os produtos que vêm possibilitando um crescimento técnico do setor. Agradeço a confiança e a oportunidade de participar desse time por todos esses anos.

 

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: