ONU apóia IECEx

jan, 2010

Por Weruska Goeking – 20 de Janeiro de 2010

Plataforma P-51, da Petrobrás, inaugurada em outubro de 2008

 

Em comunicado divulgado no início de dezembro, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou o uso do IECEx, sistema internacional mantido pela própria IEC (International Electrotechnical Commission – Comissão Internacional de Eletrotécnica) voltado para equipamentos usados em atmosferas explosivas. Composto atualmente por 31 países, incluindo o Brasil, este sistema é totalmente baseado nos requisitos indicados nas normas da série IEC 60079 de atmosferas explosivas, as quais são também adotadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (Cobei).

De acordo com o documento, a ONU concorda com a utilização de um sistema de certificação reconhecido internacionalmente para promover a segurança de equipamentos, serviços e pessoal associados com áreas explosivas. O organismo acredita que esta iniciativa irá colaborar na eliminação de barreiras técnicas e diminuição de custos para o comércio de equipamentos “Ex”, além de contribuir para a elevação dos níveis atuais das instalações e para a proteção das comunidades que estejam próximas às áreas classificadas.

 

O comunicado ainda afirma que a adoção do IECEx é essencial para reduzir os custos desnecessários associados à duplicação de testes e avaliação, constituindo também uma base para a boa gestão dos riscos.

 

Faz parte do escopo do IECEx a elaboração de sistemas internacionalmente aceitos de certificação, não somente de equipamentos “Ex”, mas também de oficinas de reparos de equipamentos “Ex” e de competências pessoais para atmosferas explosivas. O IECEx possui também um sistema de certificação on-line, em que são disponibilizados todos os certificados de conformidade (equipamentos, oficinas e competências pessoais) emitidos dentro deste sistema internacional. Essas e outras informações podem ser encontradas no site http://iecex.iec.ch.

Novas normas

Em 12 de novembro de 2009, foi publicada a norma ABNT NBR IEC 61892-2 – unidades marítimas fixas e móveis – instalações elétricas: NBR IEC 61892 – parte 2: Projeto de sistemas elétricos, da série ABNT NBR IEC 61892. Esta parte da série prescreve condições para instalações elétricas em unidades fixas e móveis utilizados na indústria marítima de petróleo, com a finalidade de perfuração, produção, processamento e armazenamento, incluindo oleodutos, estações de bombeamento, estações de lançamento e recebimento de “pigs”, estações de compressão e monoboias de ancoragem.

 

Já no dia 10 de novembro foi publicada a ABNT NBR IEC 61241-4 – equipamentos elétricos para utilização em presença de poeira combustível – parte 4: tipo de proteção “pD”, da série ABNT NBR IEC 61241. Esta norma fornece requisitos para projeto, construção, ensaio e marcação de equipamentos elétricos para utilização em atmosferas de poeiras combustíveis em que um gás de proteção (ar ou gás inerte) é mantido a uma pressão acima da atmosfera externa para prevenir a entrada de poeira que podem levar à formação de uma mistura combustível, dentro de invólucros que não contenham uma fonte de poeira combustível.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: