O portal da eficiência energética que mais interage com o mundo do cobre

abr, 2010

Por Antonio Maschietto Jr., diretor executivo do Procobre

Criado na Europa em 2001, o Leonardo Power Quality Initiative é um programa de educação sobre as melhores práticas na melhoria da qualidade de energia nos setores comercial e industrial, que vem conscientizando e informando profissionais da área elétrica e formadores de opinião.

Disponível em diversos idiomas, inclusive em português, no Leonardo Energy é possível atualizar seus conhecimentos sobre o uso racional da energia e ainda ter a oportunidade de fazer contatos com outros profissionais ligados a atividades similares, trocando ideias e experiências de forma ágil, em uma perfeita integração de áreas, como tecnologia, legislação, economia e comunicação na busca da sustentabilidade.

O site Leonardo Energy está estruturado em quatro categorias: guias, publicações, vídeos e webinars. Além disso, seu formato de blog permite a postagem de comentários, críticas, sugestões e opiniões de todos aqueles que acessam o site.

O Projeto “Leonardo” é composto de várias publicações, chamadas de “guias”, divididas em oito principais temas ligados à qualidade de energia, a saber:

Seção 1: Introdução à qualidade de energia

Seção 2: Custos associados à qualidade de energia

Seção 3: Harmônicas

Seção 4: Resiliência e confiabilidade

Seção 5: Distúrbios de tensão

Seção 6: Compatibilidade eletromagnética e aterramento

Seção 7: Uso racional de energia

Seção 8: Geração distribuída e fontes renováveis de energia

Até o momento da publicação deste artigo, estavam disponíveis para download gratuito 23 guias, número que aumenta semanalmente. No caso das publicações, neste momento estão disponibilizados, também para download gratuito, três documentos e, em vídeos, é possível acessar dez vídeos sobre “harmônicas nas instalações elétricas”.

Outro serviço importante e relativamente inovador no Brasil na área elétrica, também oferecido pelo Leonardo Energy, é a realização de webinars, que nada mais são do que seminários gratuitos, realizados ao vivo pela internet, e que discutem temas como qualidade de energia, dimensionamento econômico e ambiental de condutores elétricos, eficiência energética, entre outros. Os webinars são sempre gravados e podem ser acessados pelo site em links específicos. Com duração de cerca de uma hora, os eventos são conduzidos por especialistas e permitem que os participantes esclareçam dúvidas e façam comentários. Para participar é necessário apenas um computador e uma boa conexão à internet.

É possível enviar para o Leonardo Energy artigos, trabalhos, teses, enfim, todo tipo de documento técnico no campo da eficiência energética e qualidade de energia. Os materiais recebidos pelo Leonardo Energy são avaliados e publicados no site como contribuição dos próprios profissionais para a disseminação das melhores técnicas e práticas do setor.

Assim, fica o convite para que você, leitor da Revista O Setor Elétrico, visite o site do Leonardo Energy e participe ativamente da sua atualização. Contribua com o site enviando sugestões, materiais técnicos, assistindo aos webinars e aproveite para trocar experiências com outros profissionais do ramo. Acesse http://leonardo-energy.org/portugues

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: