Novos treinamentos em iluminação e eficiência energética

jul, 2013

Edição 89 – Junho de 2013

Por Juliana Iwashita

                Aqueles que acompanham essa coluna, interessados em iluminação e eficiência energética, certamente se interessarão pelos cursos de atualização que a Exper está promovendo. Visando proporcionar informações atualizadas sobre conceitos, tendências, tecnologias, aplicações e revisões normativas, relacionadas à iluminação e eficiência energética, estamos organizando e promovendo 14 cursos livres de 8 a 16 horas de carga horária.                  Com apoio institucional das principais associações e entidades relacionadas à iluminação e eficiência energética – Abesco, Abilux, ADP, Asbai, Aureside, Eletrobras e GBC Brasil – os cursos contam com professores reconhecidos no meio acadêmico e profissional, possibilitando ricas trocas de experiências entre os participantes.         Os cursos diferenciam-se pela abrangência de temas relacionados à iluminação e à ênfase de atualização sobre o que vem ocorrendo no mercado e suas tendências. Além disso, por não apresentar pré-requisitos, é flexível para que o aluno possa escolher entre os temas de maior interesse. A seguir, segue uma breve descrição de cada curso:

 

 

 

  1. Conceitos e cálculos luminotécnicos – Aborda os conceitos e os principais aspectos da atualização normativa ABNT NBR ISO 8995-1 para iluminação de ambientes de trabalho, que substituiu desde março a NBR 5413, além dos métodos de cálculo para elaboração de projetos luminotécnicos.
  2. Fontes luminosas – Apresenta informações sobre as diferentes tecnologias de fontes luminosas, atualizando o mercado sobre as novas tecnologias Leds e Oleds, normas técnicas em tramitação, legislação sobre eficiência mínima de lâmpadas incandescentes e o andamento da proposta de logística reversa de lâmpadas contendo mercúrio.
  3. Tecnologia LED – Apresenta detalhadamente aspectos da tecnologia Led, principalmente quanto aos aspectos de sustentabilidade, eficácia luminosa e durabilidade. Ressalta os benefícios, os mitos e tendências da tecnologia, os aspectos normativos e casos de sucesso de instalações feitas no Brasil.
  4. Desempenho e segurança em iluminação – Apresenta os principais requisitos de desempenho fotométrico e segurança a serem considerados em projetos e especificações de equipamentos de iluminação. Inclui vista ao laboratório óptico e eletromecânico da Exper Soluções Luminotécnicas.
  5. Design de produto aplicado a luminárias – Apresenta o design como ferramenta para impulsionar negócios e inovações. Aborda como o design centrado no usuário pode criar relações emocionais com a marca e satisfazer seus usuários. Aborda materiais e a importância da pesquisa para desenvolvimento e os conceitos para o design sustentável, abordando a sustentabilidade, ciclo de vida do produto, redução do impacto ambiental e inclusão social.
  6. Colorimetria e visão – Apresenta conceitos sobre colorimetria e percepção humana sob o ponto de vista da engenharia da iluminação e da psicologia sensorial. Aborda as características da visão em ambientes diurnos e noturnos e sua influência na iluminação. Discorrerá sobre as características cromáticas e os novos parâmetros para avaliação da reprodução de cor, testes psicofísicos da visão e da percepção. 7. Iluminação de ambientes externos – Apresenta os conhecimentos das mais atuais técnicas e tecnologias para a iluminação de ambientes externos e urbanos. Aborda a tecnologia Led e automação em ambientes externos e Planos Mestres de Iluminação

O Setor Elétrico / Junho de 2013

Urbana nacionais e internacionais.

  1. Iluminação pública – Apresenta os requisitos de projetos para iluminação pública. Aborda os aspectos normativos recém-revistos e em discussão nas comissões de normas para projetos e luminárias públicas e apresenta os requisitos da etiquetagem de luminárias públicas do Inmetro e Procel.
  2. Automação residencial – Apresenta um panorama sobre as funções e benefícios da automação residencial, focando no sistema de automação de iluminação. Introduz os principais recursos e tecnologias, além de oferecer uma visão sobre o mercado, suas tendências e os personagens que interagem neste mercado.
  3. Automação predial – Apresenta os conceitos de automação predial para edifícios corporativos, com ênfase no controle dos sistemas de iluminação e sua interface com o BMS (Building Manegement System). Apresenta os recursos e tecnologias mais utilizadas no mercado e os requisitos a serem considerados nos projetos luminotécnicos e processos de certificação de edificações sustentáveis.
  4. Iluminação natural e integração com a luz artificial – Destaca a importância da luz natural e como ela pode ser otimizada nos projetos de arquitetura. Aborda os requisitos de um bom projeto de iluminação natural, e como o projeto luminotécnico e as tecnologias de automação podem maximizar seu aproveitamento, reduzindo significativamente o consumo de energia e trazendo conforto visual e térmico aos usuários.

    12.  Projetos de eficiência energética – Traz os conceitos de iluminação para realização de projetos que visem eficiência energética, bem como os aspectos requeridos em iluminação para as certificações LEED e Procel Edifica. Apresenta estudos de caso de projetos certificados e a experiência adquirida no Estado da Califórnia nos Estados Unidos, com as políticas de eficiência energética e controle de demanda.

  1. Estratégias e ferramentas utilizadas pelo lighting designer na prática profissional – Estratégias e ferramentas utilizadas por três escritórios durante o projeto de iluminação. O objetivo é levantar metodologias de projeto e formas de apresentar ideias aos clientes e parceiros, como croquis, referências, apresentações multimídia, formas de apresentar resultados de cálculos e softwares utilizados.
  2. Software de cálculo – Dialux EVO – A nova versão do software de cálculo Dialux EVO, sua interface e seus recursos, com o objetivo de levar o aluno a se familiarizar com o programa de uma forma rápida, objetiva e prática.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: