Novos requisitos para instalações elétricas marítimas em atmosferas explosivas

mar, 2017

Foi publicada pela ABNT em 01/02/2017 a segunda edição da norma técnica brasileira ABNT NBR IEC 61892-7 – Unidades marítimas fixas e móveis – Instalações elétricas – Parte 7: Áreas classificadas.

As normas da série ABNT NBR IEC 61892 representam uma “família” de normas técnicas brasileiras destinadas a garantir a segurança no projeto, instalação, manutenção e utilização de equipamentos elétricos para a geração, armazenamento, distribuição e utilização de energia elétrica para todas as finalidades em instalações marítimas que são utilizadas para a exploração ou produção de petróleo.

A série de normas ABNT NBR IEC 61892, sob o título geral “Unidades marítimas fixas e móveis – Instalações elétricas”, é prevista para ser formada pelas seguintes partes:

  • Parte 1: Requisitos e condições gerais (última edição publicada pela ABNT em 2016);
  • Parte 2: Projeto de sistemas elétricos (última edição publicada pela ABNT em 2013);
  • Parte 3: Equipamentos (última edição publicada pela ABNT em 2013);
  • Parte 4: Cabos (em planejamento de elaboração pela Comissão de Estudo CE 003:018.01 do Cobei);
  • Parte 5: Unidades móveis (primeira edição a ser publicada pela ABNT em 2017);
  • Parte 6: Instalação (última edição publicada pela ABNT em 2014);
  • Parte 7: Áreas classificadas (última edição publicada pela ABNT em 2017).

O objetivo final da série ABNT NBR IEC 61892 é o de produzir um conjunto de normas técnicas brasileiras sobre eletricidade destinado exclusivamente à indústria marítima de petróleo.

A série ABNT NBR IEC 61892 também incorpora e coordena, dentro do possível, regulamentações existentes e forma um código de interpretação, onde aplicável, dos requisitos da International Maritime Organization (IMO).

Esta série também constitui um guia para futuros regulamentos nacionais que possam ser elaborados e um código de práticas de proprietários e de fabricantes de unidades marítimas e de outras organizações envolvidas nesta área.

A norma ABNT NBR IEC 61892-7 estabelece requisitos para a elaboração de uma classificação de áreas e seleção de equipamentos “Ex” para utilização nestas áreas classificadas em unidades marítimas fixas e móveis, incluindo tubulações, estações de bombeamento, estações de lançamento ou recebimento de pigs, estações de compressão e monoboias de ancoragem utilizadas na indústria marítima de petróleo, com a finalidade de perfuração, produção, processamento e armazenamento.

Dentre as principais modificações técnicas que foram incluídas nesta nova edição 2.0 da ABNT NBR IEC 61892  em relação à edição anterior (publicada em 2012), podem ser destacadas as seguintes:

  1. Os requisitos de instalações elétricas em atmosferas explosivas de unidades marítimas foram reescritos, tendo como base a ABNT NBR IEC 60079-14 / Edição 2016;
  2. Introdução dos conceitos de EPL (Equipment Protection Level) para a seleção dos níveis de proteção de equipamentos proporcionados pelos equipamentos “Ex”;
  3. Incluídos requisitos de competências pessoais dos profissionais envolvidos com as atividades de projeto, seleção, instalação, testes, inspeção e reparos de equipamentos e instalações elétricas marítimas em áreas classificadas, tendo como base sistemas de certificação de pessoas, tais como as Unidades de Competências “Ex” (Ex 000 a Ex 010) especificadas no Documento Operacional IECEx OD 504 – Especificações para a avaliação dos resultados das unidades de competência;
  4. Incluído novo anexo sobre a introdução de um método alternativo de avaliação de risco, incluindo os “níveis de proteção de equipamentos” (EPL) para equipamentos “Ex”, de forma similar às diversas partes da série ABNT NBR IEC 60079 – Atmosferas explosivas;
  5. Incluído novo Anexo apresentando uma padronização de placas de sinalização de segurança de áreas classificadas.

Nesta nova edição da ABNT NBR IEC 61892-7 foi utilizada como documento de referência a norma ABNT NBR IEC 60079-14:2016 (Projeto, montagem e inspeção inicial de instalações elétricas em atmosferas explosivas), com o objetivo de alinhar e harmonizar os requisitos de projeto e montagem das instalações elétricas em atmosferas explosivas terrestres e marítimas. Requisitos complementares foram incluídos nesta Edição 2.0 da norma ABNT NBR IEC 61892-7, em relação aos requisitos apresentados na ABNT NBR IEC 60079-14, de forma a atender às particularidades específicas de instalações marítimas “Ex”.

A Comissão de Estudo CE 03:018.01 do Cobei, responsável pelo acompanhamento do desenvolvimento da respectiva norma internacional IEC 61892-7, participou, em nome do Brazil National Committee for IEC (Cobei), de todo o processo de atualização, comentários, votação e aprovação daquela norma, no âmbito do TC-18 (Electrical installations of ships and of mobile and fixed offshore units), do qual o Brasil é membro do tipo “P” (Participante), juntamente com a Alemanha, Estados Unidos, Noruega, Holanda, França, Rússia, Reino Unido, Itália, Japão, China, Dinamarca, Finlândia, Coreia do Sul, Romênia, Sérvia, Cazaquistão e Espanha.

As normas técnicas internacionais da série IEC 61892 são adotadas pela ABNT na forma de normas técnicas brasileiras equivalentes, sem desvios técnicos nacionais, em termos de conteúdo técnico, forma e apresentação em relação às respectivas normas internacionais da série IEC 61892.

Isto se deve ao fato de que que tais normas internacionais passam pelo processo de avaliação e análise pela Comissão de Estudo CE 003:018.01 do cobei, tendo sido previamente discutidas, comentadas e aprovadas, incorporando os comentários aplicáveis feitos tanto pelo Brasil, como pelos demais países participantes do TC 18 da IEC.

Ações como estas contribuem para a integração dos estaleiros, fabricantes de equipamentos “Ex”, laboratórios de ensaios, usuários de instalações elétricas marítimas e organismos de certificação de produtos brasileiros com o mercado e a comunidade “Ex” internacional, bem como para a elevação dos níveis de tecnologia e segurança dos produtos e das instalações elétricas marítimas nacionais.

Com esta nova Edição 2017 da ABNT NBR IEC 61892-7, esta norma técnica brasileira encontra-se novamente no mesmo nível de atualização e equivalência, em termos de requisitos técnicos, de qualidade, de segurança e de gestão, àqueles praticados internacionalmente por todos os países do mundo que adotam as normas da IEC como base para a sua normalização nacional, tal como o Brasil.

Mais informações em: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=366648

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: