Novos certificados de competências pessoais IECEx emitidos para profissionais “Ex” do Brasil

jul, 2017

Foram emitidos em 26/05/2017, dentro do sistema IECEx – Sistema Internacional da IEC para o ciclo total de vida das Instalações “Ex”, novos Certificados de Competências Pessoais em atmosferas explosivas para profissionais do Brasil. Os Certificados para as Unidades de Competências Pessoais Ex 000 e Ex 001 foram emitidos para Roberval Bulgarelli, Rüdiger Röpke, Antonio Manfrin e Ricardo Rossit.

Roberval Bulgarelli é técnico em Eletrônica, engenheiro eletricista e trabalha na Petrobras / Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC). É membro de Comissão de Estudo do Subcomitê SC-31 do Cobei (ABNT / CB-003).

http://iecex.iec.ch/iecex/iecexcertpersons.nsf/xpi/3754BF4B5EAB8F67C125812A005D695D?open#

 

Rüdiger Röpke é graduado em Engenharia Elétrica – Especialidade Eletrônica e Técnicas de Controle. Trabalhou na Basf do Brasil e é consultor sobre equipamentos e instalações elétricas em atmosferas explosivas. É membro de Comissão de Estudo do Subcomitê SC-31 do Cobei (ABNT / CB-003).

http://iecex.iec.ch/iecex/iecexcertpersons.nsf/xpi/39AF2B314B5E7B2AC125812C0043C719?open#

 

Antonio Manfrin é engenheiro eletricista com ênfase em eletrônica. Trabalha no Laboratório de Ensaios de Equipamentos para Atmosferas Explosivas do Labelo (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios) da PUC de Porto Alegre/RS. É membro de Comissão de Estudo do Subcomitê SC-31 do Cobei (ABNT / CB-003).

http://iecex.iec.ch/iecex/iecexcertpersons.nsf/xpi/9C771373FA92E6A1C125812C004B8C93?open#

 

Ricardo Rossit é técnico mecânico e engenheiro eletrônico e trabalha na Sense Eletrônica. É membro de Comissão de Estudo do Subcomitê SC-31 do Cobei (ABNT / CB-003).

http://iecex.iec.ch/iecex/iecexcertpersons.nsf/xpi/BC2C08A0153B5CCEC125812C0059E4C8?open#

 

Para estes processos de certificação internacional IECEx, os exames foram realizados no Brasil, em português. A existência deste tipo de sistema internacional de certificação de competências pessoais “Ex” no Brasil torna disponível e acessível para os profissionais brasileiros a possibilidade de obtenção de certificados de competências pessoais em atmosferas explosivas no Brasil, sem a necessidade de se deslocar para outros países ou de efetuar os exames em outras línguas.

A validade da certificação de competências pessoais é de cinco anos. Após este período, a pessoa certificada necessita evidenciar que continua “competente” nas unidades certificadas, apresentando evidências de que se manteve neste período atuando na área das atividades “Ex” certificadas, bem como atualizada em relação a eventuais novas edições das normas técnicas “Ex” aplicáveis.

Estes certificados de conformidade de competências pessoas “Ex” foram emitidos pela UL do Brasil, que é um Organismo de Certificação de Competências pessoais acreditado no sistema IECEx (ExCB) desde 27/04/2016. A UL do Brasil é um Organismo de Certificação de Competências Pessoais “Ex” brasileiro acreditado pelo IECEx nas Unidades de Certificação Ex 000 (Conhecimentos e percepções básicas para adentrar em uma instalação contendo áreas classificadas) e Ex 001 (Aplicação dos princípios básicos de segurança em atmosferas explosivas).

O IECEx é o sistema de certificação internacional da IEC para a segurança ao longo do ciclo total de vida das instalações elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas. O IECEx conta com a participação de 33 países. O Brasil é um país membro do IECEx desde 2009, tendo participado ativamente desde então no processo de elaboração e de aperfeiçoamento dos sistemas de certificação de competências pessoais “Ex”, de empresas de prestação de serviços “Ex” e de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”.

A existência de sistemas de certificação “Ex” elaborados pelo IECEx, totalmente com base nas normas internacionais IEC 60079 e ISO/IEC 80079, abrangendo o ciclo total de vida das instalações industriais contendo atmosferas explosivas, incluindo a certificação de empresas de prestação de serviços, de competências pessoais “Ex” e de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, serve para preencher uma grande “lacuna” existente no processo de certificação “Ex” de muitos países.

Sob o ponto de vista de segurança industrial, levando em consideração a grande quantidade de não conformidades que são verificadas nas inspeções das instalações “Ex” existentes, bem como os graves acidentes e explosões que ocorrem neste tipo de instalações, decorrentes destas não conformidades, pode ser verificado que somente a certificação dos equipamentos “Ex” não é suficiente para garantir a segurança das instalações em atmosferas explosivas, nem das pessoas que nelas trabalham.

Para a elevação dos níveis de conformidade normativa e de segurança industrial das instalações “Ex”, ao longo do ciclo total de vida das instalações “Ex”, existe também a necessidade da certificação prioritária das empresas de prestação de serviços “Ex” (incluindo classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, comissionamento, manutenção e reparos de equipamentos e instalações “Ex”), bem como da certificação prioritária das competências pessoais “Ex” dos profissionais que executam tais atividades.

Para que estes níveis de segurança possam ser elevados, há a necessidade de uma nova postura com relação a este problema, com a adoção de um ponto de vista de certificação que não fique limitado somente à certificação dos equipamentos “Ex”, mas incluindo também a certificação das pessoas e das empresas de prestação de serviços em áreas classificadas.

Desde o lançamento pelo IECEx do sistema internacional de certificação de competências pessoais “Ex” da IEC em 2010 até o presente momento, já foram certificadas mais de 1.530 pessoas de 37 países. Podem ser citados como exemplos de pessoas que trabalham em áreas classificadas e que necessitam evidenciar os seus conhecimentos, qualificações e experiências requeridas nestas Unidades de Competências “Ex”, os profissionais envolvidos nas atividades de classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, manutenção, reparos, segurança, supervisão, gerenciamento, operação e outros profissionais que executam trabalhos relacionados a atmosferas explosivas.

Tais atividades incluem, entre outros, profissionais que atuam nas áreas de segurança, operação, processo, eletricidade, instrumentação, automação, telecomunicações, mecânica, suprimento, fabricantes de equipamentos e sistemas, laboratórios de ensaios, organismos de certificação de produtos e organismos de certificação de pessoas, organismos de acreditação, organismos reguladores e provedores de treinamentos.

Devem ser destacadas e esclarecidas as diferenças e as interfaces que existem entre as Unidades de Competências Ex 001 a Ex 010 e as funções de trabalho das pessoas que possuam tais competências. As certificações de acordo com as Unidades de Competências Ex não definem a função de uma pessoa, mas somente as atividades para as quais a pessoa demonstrou ser competente.

A definição do escopo das funções de trabalho normalmente é feita pelo empregador (ou empresa contratante dos serviços), pelo proprietário ou operador da planta. Uma definição geral do escopo das funções dos profissionais que trabalham em áreas classificadas foi também considerada nos sistemas do IECEx de certificação de empresas de prestação de serviços de projeto, montagem, inspeção e manutenção, os quais também definem os requisitos de competências pessoais dos empregados destas empresas.

Podem ser citados como exemplos das interfaces e de diferenças entre as funções de trabalho e as atividades das Unidades de Competências Ex 001 a Ex 010, os sistemas do IECEx de certificação de empresas de prestação de serviços “Ex” de projeto, instalação, montagem, inspeção, manutenção e reparo. Nos Documentos Operacionais destes sistemas são indicados os seguintes requisitos:

  • Os instaladores “Ex” devem possuir certificação nas Unidades de Competência Ex 001, Ex 003, Ex 006 e Ex 008;
  • Os inspetores “Ex” devem possuir certificação nas Unidades de Competência Ex 001, Ex 004, Ex 007 e Ex 008;
  • O pessoal envolvido com as atividades de manutenção “Ex” devem possuir certificação nas Unidades de Competência Ex 001 e Ex 004;
  • Os projetistas “Ex” devem possuir certificação nas Unidades de Competência Ex 001 e Ex 009;
  • Os reparadores “Ex” devem possuir certificação nas Unidades de Competência Ex 001 e Ex 005;
  • Os auditores envolvidos com atividades de auditorias, avaliações e inspeções gerenciais em instalações elétricas, de instrumentação, de automação, de telecomunicações e mecânicas “Ex” devem possuir certificação nas Unidades de Competências Ex 002, Ex 008, Ex 009 e Ex 010.

Para a elevação dos níveis de conformidade normativa e de segurança industrial ao longo do ciclo total de vida das instalações “Ex”, existe também a necessidade da certificação prioritária das empresas de prestação de serviços “Ex” (incluindo classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, comissionamento, manutenção e reparos de equipamentos e instalações “Ex”), bem como da certificação prioritária das competências pessoais “Ex” dos profissionais que executam tais atividades, nos níveis de execução ou de supervisão.

Os certificados sobre competências pessoais “Ex” já emitidos pela UL do Brasil para profissionais brasileiros estão disponíveis para acesso público no sistema online de certificação do IECEx. A pesquisa pode ser feita pelo nome da pessoa ou pela localização do profissional (Brasil) ou pelo campo Organismo de Certificação (ExCB – ULBR).

http://iecex.iec.ch/iecex/exs.nsf/ex_pe.xsp?v=p

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: