MME lança centro de pesquisa de energia solar

jul, 2017

No dia 21 de junho, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, lançou o Centro de Referência em Energia Solar (Cresp) em Petrolina, Pernambuco. O Centro receberá investimentos de, aproximadamente, R$ 152 milhões para movimentar atividades de pesquisa e desenvolvimento em energia renovável, além da construção de plantas fotovoltaicas.

De acordo com o ministro, o centro será referência e ponto de encontro de pesquisadores da área de novas tecnologias para energia. “O centro vai atrair estudiosos de todas as universidades do Nordeste para desenvolver novas tecnologias em torno do aproveitamento de energias renováveis que vão beneficiar todo o país”, afirmou.

O Cresp compreenderá a instalação de três estruturas de Pesquisa & Desenvolvimento. A primeira, chamada de Planta Base, terá tecnologia fotovoltaica. A segunda planta, chamada de Planta Tecnológica, contará com tecnologia heliotérmica de calha parabólica e também irá abrigar geração de energia com tecnologia heliotérmica de torre central. Sua missão será contribuir para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da sociedade mediante a geração e a aplicação do conhecimento científico e tecnológico em energia solar.

Ao todo, a estrutura vai gerar 3 MW, com geração de 2,5 MW da Planta Base, com a usina fotovoltaica de alto rendimento, e 0,5 MW da Planta Tecnológica com a tecnologia fotovoltaica e configurações com rastreamento.

A previsão é que as obras da Planta Fotovoltaica terminem em março de 2018. Já as obras da Planta Tecnológica, segundo o cronograma de implantação, devem encerrar no final de 2018.

O incentivo em pesquisa e desenvolvimento da energia solar também se enquadra no objetivo do governo federal em atender aos compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris e reduzir em até 43% as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera até 2030, além de aumentar para 18% a participação de bioenergia sustentável na matriz energética do país.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: