MME abre consulta sobre eficiência de motores trifásicos

fev, 2017

O Ministério de Minas e Energia colocou em Consulta Pública a regulamentação específica dos Motores Elétricos Trifásicos de Indução Rotor Gaiola de Esquilo. A consulta visa receber contribuições para instituição de regras para motores fabricados e comercializados no país, buscando a melhoria da eficiência energética desses equipamentos, utilizados em grande escala na indústria nacional.

No campo de “Consultas públicas”, no site do MME (www.mme.gov.br), é possível ter acesso ao relatório de estudo sobre impacto de regulamentação de motor premium como mínimo a ser exigido para fabricação, importação e comercialização dos motores de indução trifásicos no Brasil. O estudo atende à 24ª Reunião do Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE) e analisou o efeito desta regulamentação em diversos setores produtivos.

Os interessados em participar da Consulta Pública deverão deixar suas contribuições, mediante cadastro prévio, até o dia 08 de março de 2017.

Motores de indução trifásicos

Os motores elétricos de indução trifásicos são os equipamentos de uso final responsáveis por processar a maior parcela de energia elétrica. Mesmo sendo máquinas intrinsecamente eficientes, constituem-se como um grande potencial de conservação de energia, seja pela grande quantidade de motores instalados, seja pela aplicação ineficiente dos mesmos. A proposta de novos níveis mínimos de eficiência energética para os motores fabricados e comercializados no país com a consequente retirada dos menos eficientes do mercado é uma política pública eficaz e impactante para promover o uso mais eficiente de energia elétrica atendendo as metas do planejamento energético estabelecidas pelo Ministério de Minas e Energia.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: