Lançamentos Fiee 2011

jun, 2011

Pesquisa realizada pela Abinee entre os expositores e visitantes da 26a Fiee e 6a electronicAmericas, realizadas no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), mostra que os resultados dos eventos superaram todas as expectativas. Os expositores pesquisados estimam que, entre os dias 28 de março e 1º de abril, tenham estabelecido contatos e iniciado negócios que deverão resultar em vendas da ordem de R$ 3,7 bilhões.

Em seus 60 mil metros quadrados, a edição de 2011 reuniu 1.100 marcas expositoras de um vasto leque de produtos que ajudou a demonstrar o expressivo avanço tecnológico da indústria brasileira e justificou o elevado índice de satisfação dos visitantes da feira: entre as 61 mil pessoas que transitaram nos corredores da feira, 85% consideraram a mostra ótima ou boa quanto à qualidade dos equipamentos apresentados.

Conheça, a seguir, os principais lançamentos apresentados pelas empresas expositoras da Fiee 2011.
3M
www.3m.com.br

Entre as novidades da 3M levadas para o evento, estava a emenda contrátil a frio série QI (750 V – 1 kV) produzida em borracha EPDM pré-expandida com Mastic incorporado. É indicada para isolação de cabos de energia e está disponível na classe de tensão até 0,6/1 kV e seções até 630 mm2.

A Cabine
www.acabine.com.br

A empresa levou de lançamento para a feira a nova subestação de entrada (cabine blindada convencional compacta). O equipamento pode ter a instalação abrigada ou ao tempo e ocupa um espaço reduzido. A subestação atende à norma ABNT NBR IEC 62271-200 e a segurança é garantida conforme as prescrições da NR 10. O equipamento conta ainda com dispositivo de alívio de pressão, é homologado pela AES Eletropaulo e apresenta ensaio de arco interno 12,5 kA/1s (realizado pelo Cepel).

Acumuladores Moura
www.moura.com.br

Desenvolvidas para atender diversas aplicações que exigem elevados níveis de confiabilidade e segurança, a empresa lançou as baterias Moura Clean Max,. Sua concepção contemplou a garantia de melhor desempenho elétrico, excelente ciclabilidade e longa vida em flutuação. De acordo com a empresa, o sistema de vedação é formado por componentes da mais alta tecnologia, garantindo a segurança contra curto-circuito, explosão e propagação de chamas.

Adelco

www.adelco.com.br

A Adelco trouxe o sistema CC/CA de inversores modulares. O sistema é monofásico e está disponível em potências de até 15 kVA, com redundância (n+1). Apresenta módulos com 2,5 kVA/2 kW para 48 Vcc e 125 Vcc, além de módulos com 1,5 kVA/1,5 kW para 24 Vcc, sendo possível empregar até 6 módulos em paralelo.

Adimarco
www.adimarco.com.br

O medidor de cargas parciais MPD 600 portátil Omicron foi o lançamento da Adimarco. Patenteado, o equipamento é um sistema modular para detectar, gravar e analisar eventos de cargas parciais em diversas aplicações. O medidor possui tecnologia de processamento digital com alta resolução, o que permite uma acurada medição e modernas ferramentas de análises e está em conformidade com a IEC 60270.

Altus
www.altus.com.br

Capaz de controlar e gerenciar sistemas de automação distribuídos, redundantes e de alta disponibilidade, características fundamentais em aplicações de controle complexo, a Altus apresentou a Série Nexto. Os controladores possuem uma arquitetura aberta de alto desempenho, realizam complexas tarefas em automação industrial e permitem fácil integração com os mais tradicionais sistemas de supervisão.

Alubar

www.alubar.net

Os cabos de alumínio cobertos com XLPE de 35 kV (em fase de testes) foram uma das novidades apresentadas pela Alubar para o setor. Os cabos são fabricados com fios de alumínio compactados, apresentando bloqueio contra a penetração longitudinal de água (opcional). Traz cobertura em resina termofixa de polietileno reticulado, capaz de suportar temperaturas de até 90 °C em caráter permanente. Apresenta resistência ao trilhamento elétrico (anti-tracking) e à radiação ultravioleta.

Arteche
www.arteche.com

A Arteche apresentou o primeiro painel, no Brasil, a ser ensaiado dentro da norma IEC 61439, o smART CCM. De acordo com a empresa, o produto atende aos requisitos da nova norma, tornando-se um produto qualificado quanto aos aspectos de operacionalidade e segurança, além da garantia técnica do equipamento bem como dos materiais que o constituem.

Baur do Brasil
www.baurdobrasil.com.br

O lançamento da Baur durante a feira foi o instrumento para teste e diagnose em cabos de média tensão chamado de Frida TD, que se apresenta, segundo a empresa, de forma compacta, leve e de fácil utilização. Realiza testes de até 24 kVrms/34 kVpico e diagn&oac

ute;sticos com medição de Tangente de Delta (TD) integrado e testes da malha do cabo.

Balteau
www.balteau.com.br

Os conjuntos de medição da Balteau – empresa do Grupo Orteng – são representados pelo CMB-15 e CMF-15, que são equipamentos que reúnem vários produtos em uma única solução. Os equipamentos são compostos por três transformadores de corrente (TCs), três transformadores de potencial indutivos (TPIs), três para-raios e três fusíveis para proteção do circuito elétrico dos TPIs. Esta solução ainda incorpora medidor eletrônico, modem, função remota, minidisjuntores na saída dos TPIs e chave de aferição, todos incorporados dentro de uma caixa lacrada mecanicamente e com dispositivos de alarme contra abertura ou aproximação indesejáveis. De acordo com a Balteau, os equipamentos são utilizados para medições de consumidores em 15 kV e para balanço energético.

Blutrafos
www.blutrafos.com.br

A empresa lançou o transformador trifásico de força – Classe até 145 kV, equipado com Comutador sem Tensão (CST). Como os demais transformadores da empresa, este produto conta com a aplicação de um software para execução de cálculos elétricos e um software para execução de cálculos no dimensionamento de suportabilidade dos esforços mecânicos das partes internas e externas do transformador. Possui ainda recursos para análise de estresse mecânico no fundo, paredes laterais do tanque, suporte de conservador, tampa, etc.

Brasformer Braspel
www.brasformer.com.br

Durante a Fiee, a empresa apresentou o conjunto de medição BCPS 23E para medição elétrica em sistemas trifásicos. Compacto, o sistema pode realizar medições de tensão e corrente. O lançamento foi desenvolvido com proteção para impulsos atmosféricos e preparado para receber um conjunto de telemetria com leitura de dados e transmissão via remota.

Cemar Legrand
www.legrandgroup.com.br

Complementando a sua linha de produtos para proteção de manobras, a Cemar Legrand lança os disjuntores-motores Legrand, uma solução compacta para proteção de manobras de circuitos elétricos e partidas de motores. A empresa assegura que os equipamentos fornecem total proteção ao circuito elétrico e ao motor por meio de seus disparadores térmico e magnético. São indicados para proteção e isolamento de cargas indutivas, sendo largamente empregado nas indústrias com contatores para proteção de motores elétricos.

Clamper
www.clamper.com.br

Voltada para o mercado de óleo e gás, a novidade da Clamper é o dispositivo desacoplador de corrente contínua (DDCC). O equipamento é complementar à proteção catódica e elimina interferências causadas por linhas de transmissão de alta tensão. Ele ainda suporta altas temperaturas, conforme as prescrições da EXD2A/2BIP54T5. Em caso de acidentes, o dispositivo drena a corrente de curto-circuito para a terra.

Claritek
www.claritek.com.br

A luminária angular industrial de Leds da Claritek substitui as lâmpadas fluorescentes do tipo T8. Sua envergadura permite que não sejam criadas sombras na parede, fornecendo uma iluminação homogênea, ideal para espaços amplos. De acordo com a empresa, a peça instalada a 1 m de altura oferece 1.300 lux e é formada por oito placas de Leds com consumo total de 38 W.

Cofibam
www.cofibam.com.br

Tendo em vista os investimentos que o País deve fazer em infraestrutura nos próximos anos, a Cofibam lançou uma série de cabos voltada para o setor ferroviário. Os cabos atuam sob temperaturas de até 120 °C e tensões de 0,6 kV, 1 kV, 2 kV e 3 kV, de acordo com cada modelo. Os produtos são indicados para circuitos elétricos, ligação de painéis e motores de tração.

Conex
www.conex.com.br

A Luminária ConexLed CLP-L120-03H de 120 W, com tecnologia Led, substitui lâmpadas de até 400 W tradicionais e é fabricada em alumínio injetado com grau de proteção IP 65. Segundo a empresa, o produto proporciona economia de energia de até 70%. Resistente a choques e vibrações, com garantia de dois anos, a luminária é de simples instalação e tem baixa manutenção.

ConexLed
www.conexled.com.br

A Luminária ConexLed CLP-L120-03H de 120 W, com tecnologia Led, substitui lâmpadas de até 400 W tradicionais e é fabricada em alumínio injetado com grau de proteção IP 65. Segundo a empresa, o produto proporciona economia de energia de até 70%. Resistente a choques e vibrações, com garantia de dois anos, a luminária é de simples instalação e tem baixa manutenção.

Cooper Crouse Hinds
www.crouse-hinds.com.br

A Cooper Crouse-Hinds apresentou a luminária modelo Champ Led adequada para uso em Zona 2, grupo IIC e já está certificada no Brasil, atendendo à portaria 179 do Inmetro. Como prin

cipais características, a luminária de Led propicia alto rendimento luminotécnico e elevada vida útil, reduzindo o consumo de energia e as intervenções de manutenção.  As luminárias são alimentadas em 110-220 Vac/dc e possuem supressores de surto incorporados. Em diversos modelos diferentes, provêm iluminamento útil equivalente ao de uma luminária com lâmpada a vapor de sódio de 400 W.

Cummins
www.cumminspower.com.br

A Cummins desenvolveu grupos geradores que suportam altas potências, com destaque para o modelo C1000D6, produzido com motor eletrônico QST30G4 e com capacidades de 1265 kVA ou 1012 kW (standby/emergência) e 1150 kVA ou 920 kW (Prime Power, funcionamento contínuo). Para as aplicações de média potência, a empresa desenvolveu o grupo gerador carenado/fechado C200 equipado com motor 6CTTA 8.1-G1, que suporta 260 kVA ou 208 kW (standby) e 240 kVA ou 192 kW (prime).

Delta
www.delta-americas.com.br

A fonte industrial chaveada 24 V e a linha de nobreaks NH Plus foram as novidades apresentadas pela Delta durante a Fiee. As fontes atuam na faixa de temperatura entre
-20 °C e 75 °C e possuem tempo de retenção mínimo de 20 ms. Já a linha de nobreaks (UPS trifásicos 20 kVA – 480 kVA) possui tecnologia “hot swap”, ou seja, os módulos podem ser ampliados ou colocados em manutenção sem a necessidade de desligamento.

Dutoplast
www.dutoplast.com.br

A empresa lançou a Canaleta Extreme – Noryl, livre de halogênio, com recorte aberto, recorte fechado e lisa. Suporta temperatura de até 140ºC para canalização e proteção de fios e cabos. Sua aplicação é indicada para locais, onde não pode haver qualquer emissão de fumaça ou em lugar com temperaturas elevadas.

Edwards
www.edwardsvacuum.com

A Edwards lançou o equipamento de tratamento de óleo isolante mineral/vegetal modelo 2000 CSP (New), cujas principais características são o princípio de funcionamento por “termovácuo”, projeto compacto, leve e transportável. A empresa destaca ainda o seu funcionamento automático, sua alta performance em simples passagem e aptidão para realizar o tratamento com transformador energizado.

Eletrisol
www.eletrisol.com.br

A empresa apresentou o Pro-Expand Glass – LEP 22, um laminado poroso expansível, fabricado com mantas de fibra de vidro, véu de superfície, resina epóxi e catalisador de zinco. Pode ser utilizado em sistemas VPI como intercalador, espaçador, material de amarração em diversas partes da bobina elétrica em motores, PCHs e geradores.

Eletro Luminar
www.eletroluminar.com.br

A Eletro Luminar levou para a feira, entre outros produtos, a linha de fios e cabos de aço aluminizado (FBAçoA), fabricados pelo processo de extrusão – que adere o alumínio ao aço por pressão e calor. Disponível em diversas bitolas e formações, a linha é indicada para aterramento, cabos mensageiros, como alma para cabos de alumínio, entre outras aplicações. Os fios e cabos estão disponíveis em 21%, 30%, 40% e 53% de condutividade.

Eletrokit
www.eletrokit.com.br

Novidade da Eletrokit, o turbo termocontrátil é indicado para isolamento e acabamento. Resistente a UV e à maioria dos solventes, o produto atua nas temperaturas entre – 55°C e 135 °C e está disponível em diversas cores: preto, branco, vermelho, azul, amarelo, verde e incolor. Modelos especiais podem ser encontrados para serem aplicados sob alta temperatura e alta tensão.

Eletrotrafo
www.eletrotrafo.com.br

O transformador a seco com comutador sob carga (CDC) foi lançado pela Eletrotrafo na 26ª Fiee. Os transformadores trifásicos a seco encapsulados em resina epóxi, sob vácuo RESIDRY, são projetados para uso interno, de acordo com as necessidades de regulação automática de tensão. Por meio da variação do número de espiras do enrolamento primário, mantém-se a tensão secundária constante dentro de limites predefinidos.

Elos
www.elos.com.br

O indicador de falta ComPass A foi levado especialmente para ser apresentado na feira. O equipamento é usado para indicação de curto-circuito (Fase-Fase) como também curto-circuito (Fase-Terra) com apenas três sensores (TCs) em sistemas de distribuição de rede elétrica, cubículos isolados em SF6 ou ar de média tensão. O equipamento pode ser acessado e programado por meio de conexão RS 485/ModBus e é composto por um módulo eletrônico de indicação.

Embrasul
www.embrasul.com.br

O analisador de qualidade de energia modelo RE 8000 com tecnologia Wi-Fi, sem cabos, é instalado no cliente e operado de qualquer lugar do país. O aparelho também envia SMS das informações para um celular pré-cadastrado e a sua memória de massa é de 16 GB (podendo ser expandida para 23 GB) pode medir até 33 mil pontos por ciclo.

Engemet
www.engemeteletrica.com.br

A empresa lançou o SF6– Multi Analyser, um aparelho de medição para determinar a qualidade do SF6 (gás isolante). O equipamento analisa e armazena os resultados de até 100 medições. Ao final do processo de medição, ele devolve e armazena o gás no disjuntor. A operação se dá via tela touch screen de 5.7”. O equipamento também analisa a concentração de umidade e de SO2.

Etelec
www.etelecbrasil.com.br

Iniciando suas atividades no Brasil e divulgando sua marca para o mercado durante a Fiee, a Etelec lançou uma tecnologia que garante a proteção na conexão de fios e cabos nas redes de transmissão de energia de baixa tensão e de comunicações utilizadas em ambientes hostis. A nova técnica criada é à base de gel polímero isolante atóxico, a qual, segundo a empresa, com 1 mm de espessura é suficiente para isolar até 18 kV. É fornecida com kit de conectores plásticos e gel isolante em diversos formatos.

Fastweld
www.fastweld.com.br

A Fastweld lançou no mercado sua linha de proteção contra descargas atmosféricas. O para-raios Fastweld é fabricado em latão niquelado ou aço inox e apresenta a possibilidade de instalação do cabo diretamente no corpo de contato. Complementam a linha as bases em bronze para captores aéreos, que evitam o uso de terminais com bandeira, e o “varal de cabos” que fica aparente à instalação.

Finder
www.finder.com.br

Dentre as novidades da Finder, o destaque da Fiee ficou por conta do relé Série 45 destinado para altas temperaturas de ambiente (acima de 105 °C) e montagem em circuito impresso. Com distância entre contatos de 3 mm, os relés da Série 45 seguem as diretivas internacionais de energia IEC para sistemas fotovoltaicos.

Fluke
www.fluke.com.br

Entre as novidades da Fluke – que se apresentou no estande da Tektronix, empresa do mesmo grupo – esteve o novo osciloscópio portátil ScopeMeter 190 – Série II. Projetados para ambientes agressivos, os osciloscópios possuem quatro canais totalmente isolados e flutuantes. O equipamento pode ser utilizado para teste de inversores de frequência, teste de sistemas de potência trifásicos e de posicionamento hidráulico, sistemas robóticos e outros controladores industriais complexos.

Forjasul
www.forjasul.com.br

A Forjasul, empresa do Grupo Tramontina, apresentou os espaçadores tipo losangular com classes de tensão de 15 kV e de 25 kV / 35 kV para redes de distribuição para aéreas compactas. Os espaçadores são fabricados em polietileno de alta densidade (HDPE) na cor cinza e são resistentes a tração, a impactos, a raios UV e a trilhamentos elétricos.

Frontec
www.frontec.com.br

A empresa apresentou como lançamento as abraçadeiras de aço inoxidável, que foram desenvolvidas para serem utilizadas em ambientes e condições altamente severas. As abraçadeiras permitem a fixação dos mais diferentes materiais e objetos, não se afrouxam com vibrações e ainda possuem peso reduzido.

GE
www.ge.com/br/

A GE lançou o painel modular de baixa tensão QuiXtra 630, indicado para aplicações residenciais e comerciais, como escritórios, shoppings, escolas, aeroportos, hospitais, restaurantes, etc. Desenvolvido de acordo com a norma IEC 61439-2, o QuiXtra 630 possui separação interna, grau de proteção IP 43, opção de porta frontal transparente em vidro temperado e abertura de até 135 graus.

Gimi
www.gimi.com.br

O cubículo Microcompact da Gimi, antes fornecido apenas na classe 24 kV, agora também está disponível na classe de tensão 36 kV. O conjunto de manobra e controle é produzido em invólucro metálico com unidade normalizada de média tensão para distribuição elétrica secundária pública, privada e industrial. A linha é caracterizada pela utilização de um interruptor de manobra-seccionador isolado em SF6 de alta performance com barramentos isolados.

Grupo Intelli
www.intelli.com.br

A empresa lançou o terminal adaptador para conector do tipo cunha fabricado em liga de alumínio para uso em ligações de chaves seccionadoras, barramentos, transformadores, jumpers e outros. Com dois ou quatro furos, o terminal pode ser aplicado em condutores encordoados ou sólidos de cobre ou alumínio.

HDS
www.hdspr.com.br

A novidade da HDS foi o nobreak HDS Maxxi Tri/Mono. O equipamento tem nova tecnologia de paralelismo redundante (N + X) para aumento de potência e confiabilidade do sistema e display de cristal líquido “LCD” – com tecla de rolagem para leitura das principais grandezas e status do equipamento. Apresenta também sensor automático de frequência (50 Hz/60 Hz) e elevado fator de potência de entrada (PFC technology).

HellermannTyton
www.hellermanntyton.com.br

Desenvolvida para marcadores de aço inox, a empresa lançou a impressora M – Boss Lite. A velocidade de impressão por marcador é dependente da quantidade de caracteres a serem gravados, mas imprimir 48 caracteres (três linhas) em um marcador 20×90, garante a empresa, leva menos de um minuto. Os marcadores foram criados com cortes especiais nas laterais, que facilitam o alinhamento no mecanismo de alimentação elétrica padrão e pesa 35 kg.

Holec
www.holec.com.br

O sistema de barramentos T60 compacto, com 3, 4 e 5 polos, é a novidade da empresa. O sistema economiza espaço pelo fato de sua altura ter apenas 160 mm. Ele possui adaptadores unipolares, de 32 A e 63 A, módulos de conexão e placas de terminal. O suporte de barramento pode ser utilizado em sistemas de 35 kA, o que também possibilita qualquer sequência de montagem. A alimentação do sistema pode ser efetuada tanto com um equipamento (disjuntor ou chave seccionadora) montado sobre um adaptador, como por uma seccionadora-fusível 125 A montada diretamente sobre o barramento.

IESA
www.iesa.com.br

A empresa trouxe seus capacitores de potência trifásicos de média tensão TH 15 kV com aplicação do fator de potência, compensação de reativos em paralelo e filtragem harmônica passiva. O produto é monofásico e dispensa a compra de três unidades de média tensão.

IMS
www.ims.ind.br

Uma das novidades apresentadas pela IMS foi o PowerView, um software para gerenciamento, controle e análise de consumo de energia elétrica. Com ele, é possível gerenciar custos de consumo em diversos pontos do processo produtivo ou da instalação. O software permite atualização de tabelas de tarifas, impressão de relatórios de consumo diário e identifica possíveis falhas de comunicação na rede.

Indel Bauru
www.indelbauru.com.br

O aparador de partículas da Indel Bauru, segundo a empresa, não existe no mercado e a patente já foi requerida. Ele é um dispositivo de proteção contra emissão de partículas de elo fusível e possui fixação no suporte L. Leve e de fácil instalação, o aparador é adaptável em diferentes posições.

Indelt
www.indelt.com.br

As novidades da empresa são as células trifásicas protegidas tipo CTP, como complemento à linha de capacitores para correção do fator de potência em baixa tensão. As células trifásicas são ideais para aplicações ou montagens desde em pequenos bancos fixos, semiautomáticos ou automáticos a grandes bancos de capacitores para aplicações específicas. São fabricadas com dispositivo antiexplosão e em conformidade com a ABNT NBR IEC 60831-1/2.

Instronic
www.instronic.com.br

A Instronic lançou as Caixas de Calibração de Relé Smart 1 e Smart 36, ambas de simples operação, portáteis e potentes, com alta corrente (até 60 A) e curva de alta potência, além de largo display gráfico LCD, com editor de curvas, gerador de relatórios e ampla memória. O Smart 1 é modular, com dois canais (um reversível tensão/corrente e um corrente). Pode ser formado em padrão rack ou tipo case e é expansível até 18 módulos (36 canais, 18 reversíveis tensão/corrente e 18 correntes). Já o Smart 36 é de alta portabilidade, com módulos de 12 quilos e até 12 canais (seis canais reversíveis tensão/corrente e seis correntes).

Instrumenti
www.instrumenti.com.br

A empresa apresentou os transformadores de corrente e potencial de média tensão de 15 kV E 25 kV, fabricados com resina epóxi cicloalifático sob alto vácuo, sistema que garante descargas parciais próximas de zero. Os núcleos são fabricados com chapas de aço silício de alta permeabilidade, possibilitando peças compactas. O produto segue as normas da ABNT.

Isoelectric Brasil
www.isoelectric.com.br

Na Fiee, a Isoelectric apresentou inúmeros produtos como lançamentos, com destaque para os isoladores tipo bucha invólucros para transformadores patenteados e fabricados em silicone de alta hidrofobicidade que substituem as buchas de porcelana. As buchas de silicone inibem atos de vandalismo, pois não quebram, não apresentam os problemas de vazamentos de óleo, são leves e resistentes.

Isolet
www.isolet.com.br

A Isolet lançou na Fiee 2011 sua nova linha de transformadores de distribuição a seco TDS, abrangendo as faixas de potência entre 75 kVA e 3.000 kVA e tensões de até 36,2 kV. O enrolamento de alta tensão em alumínio, encapsulado a vácuo com resina epóxi de alta performance, confere confiabilidade nas aplicações, bem como custos reduzidos de manutenção e segurança. Existe também a possibilidade de projetos e acessórios especiais, basta fazer uma consulta.

Kanaflex
www.kanaflex.com.br

Um dos produtos apresentados pela Kanaflex foi o duto corrugado em PEAD Kanalex quadrado. Trata-se de um duto fabricado em polietileno de alta densidade por processo de extrusão e de secção quadrada, na cor preta, corrugado na forma anelar, impermeável e flexível. Sua função é proteger cabos subterrâneos de energia elétrica e de telecomunicações.

Kron Medidores
www.kron.com.br

A linha Mult-K NG, lançada pela Kron, é uma nova plataforma de multimedidores de grandezas elétricas com ênfase na análise da qualidade da energia elétrica. Os equipamentos realizam medições conforme a norma IEC 61000-4-30 Classe “S” e permite classificar os eventos em conformidade com o Prodist, da Aneel. Realiza registros até dez grandezas elétricas e de eventos da qualidade da energia elétrica. Possui servidor Web interno para configuração e visualização.

Lacerda Sistemas
www.lacerdasistemas.com.br

Em consonância com o tema “energia solar”, que contou com um espaço dedicado ao assunto na feira, a Lacerda Sistemas apresentou o seu inversor solar, um sistema para instalações com rede elétrica disponível. O equipamento transforma a energia contínua (Vdc) dos painéis solares para alternada (Vca) e o excedente retorna para a rede.

LiftCom
www.lsisbrasil.com.br

Durante a Fiee 2011, a empresa apresentou a linha de disjuntores em caixa moldada Meta – MEC, que oferece acessórios para várias aplicações, de fácil instalação, com destaque para os elétricos do tipo plug in.

Megabarre
www.megabarre.com.br

A Megabarre lançou o BMI – Mistral, conjunto de peças utilizado para a distribuição de iluminação de grandes superfícies ou distribuição de pequena potência. É fabricado conforme a norma IEC 60439-2, nas correntes de 25 A, 32 A e 40 A com dois, quatro ou seis condutores ou 25 A para 6 + 6 condutores.

Megabras
www.megabras.com

A Megrabras apresentou a caixa de calibração de relés modelo POM2, utilizada em testes e calibração de relés de proteção em geral. Possui sistema modular que praticamente dispensa longos processos de manutenção, Windows e software para comandos e ensaios já na própria caixa, além de três portas USB para mouse e teclado alternativo.

Mersen
www.mersen.com

A empresa trouxe como novidade para a feira os fusíveis para proteção de semicondutores ultrarrápido de 800 V e 1000 V. O dispositivo tem agora dupla indicação e atende à reposição de base instalada de mais de 100 mil peças no País. Os fusíveis estão de acordo com as normas DIN 43620 e DIN 43653.

Metaltex
www.metaltex.com.br

A empresa apresentou as réguas potenciométricas modelo RTC, um transdutor potenciométrico para o monitoramento, medição e controle de movimentos mecânicos. Sua aplicação cabe a controles industriais, robótica, sistema de processo ou substituição de (Transformador Diferencial de Tensão Linear (LVDT). As réguas também são utilizadas em injetoras, máquinas hidráulicas, prensas, centros de usinagem, calandras, mandriladoras, tornos e retificadoras.

Nanum
www.nanum.com.br

A Nanum levou nanotecnologia para a Fiee 2011 e apresentou a Nanum Magnetic Dispersion. É uma solução coloidal magnética nanoparticulada para fins eletroeletrônicos na substituição de peças sólidas e na preparação de superfícies com identificação e memória magnética. A tecnologia reconhece caracteres de tinta magnetic ou Micro.

Nova Motores
www.novamotores.com.br

A companhia relança a linha de motores blindados IP 56 trifásicos. O equipamento utiliza retentor tipo BR que proporciona confiabilidade na vedação e possui baixo nível de ruído em função do ventilador otimizado. O fator de potência é aprovado pelo Inmetro e as potências variam de 0,16 cv a 300 cv. Os motores são indicados para aplicações em compressores, bombas, ventiladores, exaustores, prensas, correias, transportadoras, elevadores, entre outras.

OBO Bettermann
www.obo.com.br

Os centelhadores de separação da OBO foram uma das novidades levadas pela empresa para a Fiee. Com isolamento fechado, o equipamento é protegido contra explosões e resistente às descargas atmosféricas, sendo utilizado para fazer o shunting entre flanges isoladas e uniões aparafusadas isoladas em dutos instalados em ambientes explosivos.

Omron
www.omron.com.br

A novidade da empresa apresentada durante a 26ª Fiee foi o scanner de segurança
OS32C. O equipamento, segundo a empresa, é um dos menores do mercado – com dimensões de 20 cm/ 18 cm/ 15 cm. Possui amplo campo de detecção – 270° de atuação, o que confere mais proteção à maquina e é feito em três blocos independentes, facilitando a montagem e reparos.

Osram
www.osram.com.br

A Osram utilizou seu próprio estande para apresentar todos os últimos lançamentos, principalmente no tocante à tecnologia do Led, que foram dispostos no estande como em um showroom. Uma das peças em destaque e que iluminou o lounge comercial logo na entrada do estande foi uma grande luminária constituída por 250 lampLeds do modelo Parathom Classic A 8 W. A proposta da empresa foi demonstrar que, mesmo com a aplicação de uma grande quantidade de Leds, não há aquecimento do ambiente.

Pan Electric
www.pan.com.br

O cabo naval com certificação Type Approval pelo órgão Bureau Veritas foi o lançamento da empresa levado para a 26ª Fiee. Produzido com cobre estanhado, de acordo com a IEC 600228 classe 2, o cabo possui blindagem coletiva de fita de poliéster aluminizada e mais cabo dreno. A armação é feita por meio de uma trança de fios de aço galvanizado ou cobre estanhado com cobertura maior que 90%. Os cabos servem para aplicação em instalações físicas, com temperatura máxima no condutor de 90 °C.

Paranapanema
www.eluma.com.br | www.caraiba.com.br | www.paranapanema.com.br

A Eluma e a Caraíba, marcas da Paranapanema, apresentaram suas novidades na feira. A Eluma levou sua linha de produtos que engloba barras retangulares e redondas de cobre, anodos de cobre, arames retangulares de cobre em carretéis, entre outros produtos. Já a Caraíba expôs os vergalhões Contirod de 8 mm, 10 mm e 12,5 mm, que apresentam um grau de pureza de 99,99% de cobre e são indicados para a fabricação de condutores elétricos metálicos.

Pextron
www.pextron.com.br

A Pextron lançou o relé de proteção multifunção para paralelismo (transferência em rampa) concessionária versus gerador URP 6000 e URP 6001. Dentre as características principais estão quatro entradas de corrente (neutro calculado), quatro entradas de tensão (3V0 calculado), duas portas para comunicação serial, filtro de harmônicas digital, oscilografia, memória de perfil de carga e registro de eventos. Com este lançamento, a empresa garante todas as proteções de paralelismo em um único relé.

Phoenix Contact
www.phoenixcontact.com

Os novos relés PLC PIT da Phoenix Contact podem ser interligados sem a necessidade de ferramentas graças à tecnologia PIT, que promete um alto grau de ergonomia. Os relés PLC oferecem vantagens como terem apenas 6,2 mm de largura e estarem disponíveis em várias versões especiais, além do tipo universal. Em conjunto com o sistema de cabeamento da Phoenix Contact, os relés permitem fiação integrada e padronizada do sistema de controle até o nível do sensor/atuador com uma forma simples e fácil de inserir os fios.

Press Mat
www.pressmat.com.br

A empresa lançou o painel de média tensão PAC-17,5 KV / 25 kA, um cubículo para dispositivo de interrupção do tipo a vácuo extraível com possibilidade de utilização de chave de terra para curto-circuitar o alimentador. É Aprovado na classificação IAC de arco interno totalmente compartimentado com acessibilidade de diferentes lados do invólucro. Aplicável para painéis em corrente alternada, em tensões nominais entre 1 kV e 53 KV.

Provolt
www.provolt.com.br

Os retificadores/carregadores de baterias para áreas industriais, navais e off-shore foram apresentados pela Provolt na feira. Os produtos são controlados por DSP (digital sinal processor) para alimentar equipamentos que requerem corrente contínua e possuem saída 126/260 VCC. Segundo a fabricante, é o primeiro retificador/carregador do País com tela touch screen colorida. Todas as informações necessárias são centralizadas em uma única tela e possui sinótico operacional dinâmico.

Poleoduto
www.poleoduto.com.br

A novidade da Poleoduto foi o lançamento do prensa-cabos nos modelos A2, A2F, C e E1F, ideais para ligação de cabos em painéis elétricos em ambientes classificados. O produto possui acabamento de aço inox AISI 316, de aço inox AISI 304, de alumínio 6351 e de latão liga 360. As peças são fabricadas com diversos materiais, diâmetros e especificações e certificados nos graus de proteção IP 54, IP 55, IP 56 e W 66.

Rittal
www.rittal.com.br

A Rittal lançou o sistema de distribuição de energia Rittal Ri4Power Painel TTA/PTTA em conformidade com as normas NBR IEC 60439-1 e NR 10. Composto por armário TS8 e pelos sistemas de barramento RiLine60, Maxi PLS e Flat PLS, o produto traz proteção contra contatos acidentais e é resistente a correntes de curto-circuito de até 100 kA. Para auxiliar no planejamento, a Rittal dispõe do software “Po

wer Engineering”, com desenhos de orientação e auxílio na elaboração da lista de materiais e propostas.

Ritz
www.ritzbrasil.com.br

O selecionador móvel 500 kV da Ritz é um equipamento com estrutura isolante e comando a distância que permite a conexão e a desconexão de TP, TPC e para-raios em barramentos e terminais de linhas de transmissão energizados de subestações de 230 kV, 345 kV e 550 kV. O selecionador tem um tempo de abertura e fechamento de 1,5 s em média e alavanca para manobra manual de emergência.

Sassi
www.sassitransformadores.com.br

O Mini Multimedidor de energia monofásico foi lançado pela Sassi durante o evento. O equipamento traz valores de consumo da energia atualizados a cada segundo, na faixa de 0,0001 a 999,9kWh e indica os valores instantaneamente, na faixa de 1 W a 2200 W. Apresenta ainda ajuste do porcentual do consumo de energia e traz iluminação no display que facilita a visualização em ambiente escuro. Além disso, mesmo o aparelho tendo sido retirado da tomada, os valores acumulados anteriormente poderão ser visualizados e é possível registrar, pelo timer, o tempo em que ficou ligado.

Siemens
www.siemens.com.br

A Siemens aproveitou a Fiee para comemorar os dez anos de lançamento da família Sirius no Brasil e para apresentar a nova linha Sirius Innovations, que incorpora o conceito de eficiência energética em seus produtos indicados para controlar, proteger e acionar cargas de baixa tensão. Os componentes da nova linha são agora modulares, o que permite montagem de encaixe. Segundo a empresa, a nova linha consome 25% a menos de energia.

Soprano
www.soprano.com.br

A Soprano destacou, entre seus produtos, a linha de plugues e tomadas que diminui o risco de acidentes por possuir tampa de vedação. A função da tampa é de manter a proteção dos elementos internos contra a penetração de água e poeira, além de ter trava para desconexões acidentais. As tomadas estão de acordo com as normas ABNT NBR IEC 60309-1 e ABNT NBR 60309-2. De acordo com a empresa, a linha permite a identificação da tensão pela cor e facilita a manutenção na troca de miolos.

Strahl
www.strahl.com

A novidade da Strahl para a Fiee foi o minidisjuntor – padrão Din (europeu). O equipamento faz comando e proteção de circuitos contra sobrecargas e curtos-circuitos. Pode ser usado em instalações residenciais, comerciais e industriais. O grau de proteção é IP 20 e a temperatura de trabalho varia entre -26 °C a + 40 °C.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: