Lançado Guia O Setor Elétrico de Normas Brasileiras

jan, 2012

Foi oficialmente lançado no dia 16 de novembro, no Centro de Convenções do Secovi, em São Paulo (SP), o Guia O Setor Elétrico de Normas Brasileiras, livro que deve se tornar em breve uma publicação de referência para os profissionais do segmento de instalações elétricas de baixa e média tensão.

 

Isso porque o guia reúne especialistas reconhecidos que transmitem parte dos seus conhecimentos nessa publicação, oferecendo para o leitor, de maneira elucidativa, informações para o perfeito entendimento de quatro dos principais documentos normativos do setor. Ao todo, dez profissionais participaram da elaboração deste guia: Claudio Mardegan, Hélio Sueta, Joaquim Gomes Pereira e João Barrico, Jobson Modena, José Starosta, Juliana Iwashita, Luis Fernando Arruda, Marcus Possi e o também sócio desta empreitada, o engenheiro Hilton Moreno.

 

Em 408 páginas, o Guia traz informações detalhadas sobre todos os tópicos de cada norma técnica, além de dados sobre a história, objetivos, abrangência e aplicação de cada um dos documentos. Nesse sentido, este Guia se apresenta – em uma linguagem completamente inteligível – como um verdadeiro manual de aplicação das principais normas técnicas que regem este setor e que privilegiam a qualidade e a segurança nas instalações: ABNT NBR 5410 (instalações elétricas de baixa tensão), ABNT NBR 14039 (instalações elétricas de média tensão), ABNT NBR 5419 (proteção de estruturas contra descargas atmosféricas) e a NR 10 (segurança em instalações e serviços em eletricidade).

Um produto da Atitude Editorial – responsável pela publicação da revista O Setor Elétrico – e da Atitude Eventos – empresa promotora dos eventos do Cinase -, o Guia O Setor Elétrico de Normas Brasileiras reforça o compromisso do Grupo Atitude em contribuir permanentemente para o amadurecimento e profissionalismo do mercado de instalações elétricas.

“Estamos certos de que esta publicação se tornará o livro de cabeceira de muitos profissionais brasileiros, especialmente, daqueles mais preocupados com a efetiva e fundamental aplicação das normas técnicas brasileiras, e com a segurança – patrimonial e, sobretudo, das pessoas”, afirmou o diretor da Atitude Editorial, Adolfo Vaiser.

 

“Esta foi a forma encontrada de devolver para a comunidade técnica do setor elétrico nacional um pouco do muito que aprendemos com ela”, acrescentou o coordenador técnico do produto e um dos autores, Hilton Moreno.

Como bem mencionou Hilton Moreno em sua coluna na edição anterior deste periódico, o guia de normas não é uma obra imutável no tempo, tendo em vista que “as normas técnicas tratadas no guia sofrem revisões de tempos em tempos e, independentemente dessas revisões, a própria engenharia e tecnologia evoluem, motivando assim atualizações periódicas do texto, sem contar as sugestões de melhoria que certamente estão por vir e são muito bem-vindas por parte dos leitores”.

O projeto contou com 77 empresas patrocinadoras e com o apoio do Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre).

O guia será distribuído pela Atitude Editorial, pelos patrocinadores e pelas instituições apoiadoras da publicação. 

Comentários

2 Respostas

  1. thiago disse:

    como faço para adiquirir um esse guia?

  2. felipe cerqueira lelis disse:

    bom dia, como faço para adquirir este guia?

Deixe uma mensagem