Lançada certificação de projetos de instalações

jul, 2010

Edição 53 – Junho de 2010
Por Weruska Goeking

Abrasip-MG lança programa voluntário de certificação de conformidade dos projetos de instalações elétricas de baixa tensão conforme a ABNT NBR 5410.

No dia 14 de junho, a Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais – Regional de Minas Gerais (Abrasip-MG) – lançou o programa voluntário de certificação de conformidade de projetos de instalações elétricas de baixa tensão. As avaliações seguirão os requisitos técnicos expressos na norma ABNT NBR 5410 e qualquer empresa, ainda que não seja associada à Abrasip-MG, poderá submeter voluntariamente seu projeto elétrico.

As avaliações ficarão por conta da empresa Hilton Moreno Consulting, acreditada pela Abrasip-MG, e os projetos em conformidade receberão um certificado de conformidade, o Selo Abrasip-MG, que poderá ser colocado em local visível no projeto elétrico analisado. O selo será válido apenas para os projetos de instalações elétricas constantes nos relatórios de avaliação, sendo assim, qualquer alteração levará à perda de validade da certificação.

O custo da certificação dependerá do tamanho e complexidade do projeto. Por exemplo, um prédio residencial com 17 mil metros quadrados de área construída, 25 andares, com dois apartamentos de 300 metros quadrados por andar, dois duplex e três subsolos tem um custo de certificação aproximado de R$ 2.500.

Por enquanto, apenas projetos de instalações mineiras poderão ser avaliados, mas, a partir de setembro, a certificação será aberta para todo o País. Os interessados na certificação poderão preencher um formulário de solicitação no site da Abrasip-MG (www.abrasipmg.com.br), no link “Certificação de projetos”. A partir da aprovação do orçamento, o relatório sobre a instalação fica pronto em cerca de 15 dias. Se estiver em conformidade com a norma, o projeto elétrico recebe o selo, e em caso de não conformidade, há a possibilidade de corrigir os pontos que não atendem à ABNT NBR 5410 e submeter o projeto a uma nova avaliação.

 

 

Comentários

Deixe uma mensagem