Instalações com arranjos fotovoltaicos – Conceitos de condutores e dispositivos

jun, 2016

Edição 124 – Maio de 2016
Espaço 5410

Este artigo dá continuidade ao assunto sendo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho específico da CE 03:064.001, que diz respeito à norma complementar da ABNT NBR 5410, tratando de detalhes das instalações elétricas fotovoltaicas. Assim, está descrita, a seguir, a terceira parte dos conceitos mais importantes do projeto de norma em desenvolvimento e que deve ser do conhecimento das pessoas que não têm a oportunidade de acompanhar os trabalhos deste importante grupo.

 

Condutor PEL

 

Condutor que combina as funções de condutor de aterramento e de condutor de linha

 

 [Fonte: IEC 60050-195: 1998,195-02-14]

 

Condutor PEM

Condutor que combina as funções de condutor de aterramento e de condutor de ponto médio.

 [Fonte: IEC 60050-195: 1998, 195-02-13]

 

Condutor PEN

Condutor que combina as funções de condutor de aterramento e de condutor de neutro.

 [Fonte: IEC 60050-195: 1998, 195-02-12]

 

Diodo de bloqueio

Diodo conectado em série com módulo(s), série(s), subarranjo(s) e arranjo(s) fotovoltaico(s) para bloquear a corrente reversa em tais módulo(s), série(s), subarranjo(s) e arranjo(s) fotovoltaico(s)

 

Diodo de by-pass ou diodo de desvio

 

Diodo conectado em paralelo a uma ou mais células fotovoltaicas no sentido direto da corrente para permitir que a corrente do módulo transponha células sombreadas ou quebradas. Isso para evitar pontos quentes ou danos causados por células quentes resultantes de polarização reversa de tensão provocada pelas outras células fotovoltaicas que compõe o módulo fotovoltaico (também chamado de “diodo de passagem” ou “diodo de passo”).

 

Dispositivo interruptor

 

Dispositivo de chaveamento mecânico capaz de conduzir e interromper correntes em condições normais de operação do circuito e, quando especificado, em determinadas condições operacionais de sobrecarga. Além disso, é capaz de transportar, por um período especificado, correntes sob condições anormais de operação, tais como condições de curto-circuito. Também está em conformidade com os requisitos de um dispositivo seccionador.

 

Nota: Dispositivos interruptores fornecem uma função de isolamento sob carga.

 

Dispositivo seccionador

 

Dispositivo de chaveamento mecânico que fornece, na posição aberta, uma distância de isolamento de acordo com requisitos especificados.

 

Nota: Um dispositivo seccionador é capaz de abrir e fechar um circuito quando a corrente interrompida ou criada é desprezível, ou quando não ocorrem mudanças significativas na tensão entre os terminais de cada um dos polos do dispositivo seccionador. É também capaz de suportar continuamente correntes sob condições normais de operação do circuito onde está instalado, bem como de suportar, por um tempo especificado, correntes sob condições anormais de operação, tais como aquelas de curto-circuito. Ver também dispositivo interruptor.

 

Dispositivo supervisor de corrente residual – DSCR

 

Dispositivo ou associação de dispositivos que supervisiona a corrente residual em uma instalação elétrica, e que indica uma falta quando a corrente residual excede o valor operacional do dispositivo ou quando uma variação de corrente residual pré-definida é detectada

 

Nota 1: Termo equivalente em inglês: RCM – Residual Current Monitor.

 

Nota 2: Um dispositivo DR não atende necessariamente a todos os requisitos de um DSCR.

 

Dispositivo supervisor de isolamento (DSI)

 

Dispositivo ou associação de dispositivos que supervisiona a resistência de isolamento entre condutor vivo e terra e indica a primeira falta à massa ou à terra em sistemas não aterrados.

 

Na próxima edição trataremos da continuidade destes conceitos principais e que complementarão a ABNT NBR 5410.

 


 

 

 

* Eduardo Daniel, consultor da MDJ Assessoria e Engenharia Consultiva, superintendente da Certiel Brasil e coordenador da Comissão de Estudos 03:064-001 do CB-3/ABNT, que revisa a norma de instalações de baixa tensão ABNT NBR 5410.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: