Instalação de um sistema de proteção de baixa tensão

ago, 2009

Edição 42, Julho de 2009

Por André da Mata Berk – 24 de Agosto de 2009

Instalação de um sistema de proteção de baixa tensão


Com a crescente demanda por habitações populares e com o auxílio dos programas de habitação dos governos federal, estaduais e municipais, há cada vez mais a necessidade de se construir residências de uma forma rápida e segura, possibilitando redução de custos tanto para os construtores quanto para o usuário final.

Pensando nisso, um sistema integrado para proteção de pessoas contra choques elétricos e proteção das instalações elétricas de sobrecargas e curtos circuitos foi desenvolvido pela Schneider Electric. Chamado de VitaWatt, o sistema reúne em um produto um disjuntor de entrada, um dispositivo de proteção contra choques elétricos, bornes de distribuição de neutro e terra, circuitos de cargas protegidos individualmente e um quadro exclusivo, com o objetivo de facilitar a instalação.

Confira, a seguir, o passo a passo da instalação do equipamento:

1° Passo – Fixação da caixa

Com dimensões de 200 mm x 200 mm x 70 mm, não há orientação de posição na hora de instalar. Independentemente da posição em que o eletricista fixa a caixa na parede, o módulo de proteção e a tampa podem ser fixados tanto na horizontal quanto na vertical.

2° Passo – Organização da fiação e fixação do bloco de proteção

Todas as conexões são realizadas na parte superior (entrada de energia e saídas dos circuitos). Basta colocar o bloco e o suporte na caixa e realizar as conexões que já estão pré-identificadas no frontal do bloco.

3° Passo – Conexões de entrada e saída

– Conectar os cabos de entrada (Fase (s), Neutro e Terra).

– Conectar os cabos de distribuição de Neutro (borne Neutro de saída) e terra (borne de Terra).

– Conectar as saídas dos circuitos protegidos (chuveiro, tomadas e iluminação, entre outros).

4° Passo – Fixação da tampa e teste de proteção contra choques elétricos

Após realizadas todas as conexões, basta colocar a tampa frontal, energizar o circuito e testar o dispositivo de proteção contra choques, pressionando o botão de teste localizado na parte superior da alavanca principal. Pronto! Seu quadro de distribuição já está montado e instalado.

 

 


ANDRÉ DA MATA BERK é engenheiro eletricista, especializado em Direção de Marketing e Gestão Comercial, e gerente de produto sênior em distribuição elétrica de baixa tensão da Schneider Electric Brasil.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: