Inscrições abertas para projeto de smart city

jul, 2017

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estão cadastrando empresas de tecnologia e suas soluções para cidades inteligentes que estejam interessadas em participar do projeto “Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes”. Fruto de um acordo de cooperação entre a ABDI e o Inmetro, o projeto prevê a instalação de um ambiente real (minicidade) no campus do Instituto, em Xerém (RJ), onde será possível a integração de diferentes produtos e soluções, permitindo testar, avaliar e qualificar estes produtos e soluções quanto às questões de interoperabilidade, segurança, desempenho, entre outros quesitos.

De acordo com o presidente da ABDI, Guto Ferreira, os resultados dos testes subsidiarão a definição de programas de conformidade para tecnologias voltadas para cidades inteligentes, além de propostas de medidas para estímulo do mercado e o desenvolvimento das indústrias. “O Ambiente de Demonstração é uma iniciativa inédita no país e objetiva trazer resultados efetivos para a qualificação e a competitividade da indústria nacional, possibilitando a inserção de ativos certificados no mercado, além de estimular o desenvolvimento da cadeia de produtos e soluções para Cidades Inteligentes e Humanas”, afirmou Ferreira.

Para se inscrever no projeto, as empresas devem ser detentoras de soluções existentes ou em fase de desenvolvimento, passíveis de testes e qualificação, bem como fornecedoras de materiais e serviços associados às soluções para cidades inteligentes ou ainda institutos tecnológicos e demais entidades atuantes no tema. A empresa ou instituição interessada deve, ainda, se comprometer em disponibilizar suas soluções, realizando a instalação dos produtos e os ajustes necessários para o seu funcionamento no ambiente de demonstração do Inmetro/ABDI.

Segundo o especialista em Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) da ABDI, Carlos Frees, as empresas ou instituições interessadas em demonstrar suas soluções tecnológicas poderão contribuir com a definição dos pré-requisitos para conformidade tecnológica. “As empresas ou instituições terão acesso aos resultados, o que possibilitará a melhoria e a qualificação de seus produtos e processos. Poderão também colaborar com a definição das referências e requisitos tecnológicos mais adequados para soluções de cidades inteligentes no Brasil”, acrescentou o especialista.

“O Ambiente de Demonstração tende a se tornar uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e cadeia de fornecedores), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos de Cidades Inteligentes no Brasil”, complementou.

Para inscrever sua empresa ou instituição e registrar suas soluções no projeto do Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes, é preciso realizar um cadastro no seguinte endereço: www.goo.gl/forms/JyCiPffWqJgQ9KZR2.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: