Indústria eletroeletrônica tem leve melhora no primeiro trimestre

jun, 2017

A produção do setor eletroeletrônico apontou crescimento de 4,3% no primeiro trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período de 2016. É o que mostram os dados divulgados pelo IBGE e agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

O resultado foi puxado pelo desempenho da indústria eletrônica, que apresentou expansão de 17,3%, enquanto a indústria elétrica sofreu decréscimo de 4,4%.  O incremento da indústria eletroeletrônica foi superior ao da indústria geral, cujo acréscimo foi de 0,5%, e da indústria de transformação, que recuou 0,6%.

“Não tínhamos um primeiro trimestre positivo desde 2014”, comemora o presidente da Abinee, Humberto Barbato. Ele acrescenta que empresas do setor esperam desempenho favorável durante todo o ano.

De acordo com a última sondagem realizada pela Abinee, as expectativas para os próximos meses são positivas, com a maioria das entrevistadas projetando crescimento nas vendas, tanto para o mês de abril (51%), quanto para o segundo trimestre (54%) e para o segundo semestre de 2017 (57%), sempre em comparação com iguais períodos do ano passado.

A sondagem apontou que 42% das consultadas pretendem aumentar os investimentos em 2017. Deste total, 55% já começaram a ampliar os investimentos no primeiro trimestre, enquanto 21% têm a intenção de realizar o aumento no segundo trimestre, e 24%, a partir do segundo semestre.

Comentários

Deixe uma mensagem