Inaugurando uma nova etapa

jul, 2010

Edição 54, julho de 2010

Espaço Abracopel

A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em parceria com a Atitude Editorial, está iniciando uma nova etapa buscando levar informações sobre segurança em eletricidade a todos os leitores da revista O Setor Elétrico. A partir desta edição, você terá acesso a artigos, agenda de eventos, estatísticas mensais sobre acidentes com eletricidade e dicas sobre segurança nas instalações elétricas e nos serviços com eletricidade fornecidos pela Abracopel, uma associação criada com a finalidade de conscientizar os profissionais e a população sobre os riscos que a eletricidade, quando mal empregada, podem causar.

 

MUDANÇA DE CULTURA

Na teoria de marketing, qualquer atividade deve ter seu resultado medido para saber se atendeu aos objetivos. No caso de atividades institucionais, esta verdade não funciona, pois muitas vezes partem de valores ignorados. A atividade da Abracopel é assim, foi criada para mudar a cultura sobre a segurança na instalação elétrica e, consequentemente, reduzir o número de acidentes desta natureza, mas partiu de números que não existiam, ou melhor, existiam, mas não eram computados: os números de acidentes com eletricidade. Quantos acidentes ocorrem por esta natureza no Brasil? Qual o índice de mortes por choque elétrico? Quantos incêndios foram gerados por sobrecarga ou curto-circuito? Estas respostas não estão acessíveis.

Quando fundamos a entidade, este era um de nossos objetivos, ser a referência na divulgação dos índices dos acidentes desta natureza, mas logo percebemos que não seria tão fácil. Pessoas chegam diariamente aos hospitais vitimados por um choque elétrico e morrem, porém a causa mortis pode ser parada cardíaca ou respiratória. Quantas mães, filhas e filhos, maridos e esposas são eletrocutados diariamente e não sabemos, pois não há divulgação.

Uma pessoa encontrada caída no chão de uma área de serviço pode ser diagnosticada como parada cardíaca. A variável é muito grande. Então, nos resta trabalhar para mudar este cenário. A mãe e uma criança de quatro meses, que faleceram, vítima de um choque elétrico causado pelo secador de cabelos, poderiam estar vivas se a instalação utilizasse um dispositivo chamado DR (obrigatório desde 1997). A não instalação deste dispositivo é alegado por ser caro. Será que é caro?

Falta-nos a cultura da segurança em eletricidade. Instalações elétricas com 10, 20, 30….50 anos nunca passaram por uma revisão ou reforma. Profissionais de fim de semana (os Zé Faíscas) acham que entendem de eletricidade e passam o dia colocando em risco a vida das pessoas, consumidores que, por desconhecimento, buscam o menor preço sem critério algum para a realização de uma parte tão importante da casa, como a estrutura. Isso precisa mudar. As pessoas precisam se conscientizar que eletricidade pode ser perigosa, que para a contratação de um serviço de eletricidade deve-se verificar a procedência deste profissional e, principalmente, se ele entende de eletricidade. As instalações elétricas devem ser precedidas de projeto por profissional habilitado, executadas por profissionais competentes e atualizados, devendo sofrer verificação e reforma de adequação, ao menos, a cada cinco anos.

Vamos mudar a cultura. Segurança nas instalações elétricas deve ser tão importante como cuidar da vida de nossos filhos. Pensem nisso. Pedindo licença ao Tio Fio (personagem da associação), “eletricidade não tem cheiro e não tem cor, mas é perigosa”.

Acidentes com eletricidade ocorridos no mês de junho de 2010

Morte por eletrocução

 

12

Choque sem morte

 

2

Incêndios por eletricidade

 

7

Conheça as estatísticas dos acidentes que a Abracopel acompanha desde 2007 no site www.abracopel.org.br

Eventos Abracopel

  • Dia 25/08 – Workshop: Segurança em serviços com eletricidade em Blumenau (SC).
  • Dia 26/08 – Elétrika Industrial – encontro de profissionais – segurança nas instalações elétricas industriais, em Blumenau (SC).
  • Dia 27/08 – Elétrika Predial – encontro de profissionais – segurança nas instalações elétricas prediais, em Blumenau (SC).
  • Dia 17/08 – Encontro da segurança com Elektro, em Tatuí (SP).

Acesse www.abracopel.org.br e veja os detalhes. Os eventos são gratuitos.

Mande sugestões, críticas e comentários para abracopel@abracopel.org.br ou acesse nosso portal.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: