IECEx publica documentos operacionais sobre competências pessoais em atmosferas explosivas em português do Brasil

dez, 2014

Edição 106 – Novembro de 2014
Por Roberval Bulgarelli

Foram publicados no website do IECEx, em português do Brasil, para acesso público, novos documentos operacionais sobre o sistema de certificação de competências pessoais em atmosferas explosivas:

As principais modificações que foram introduzidas nestas novas versões do OD 503 e OD 504, em relação à edição 2.0 anterior (publicada em 2013) são as seguintes:

1. Introdução da Unidade de Competência Ex 000: Conhecimentos e percepções básicas para entrar em uma instalação contendo áreas classificadas

A Unidade de conhecimentos básicos Ex 000 abrange a obrigação de segurança das pessoas que adentram áreas classificadas e evidencia que a pessoa certificada possui uma compreensão da natureza dos riscos associados com áreas classificadas, das limitações sobre os equipamentos que podem ser levados para o interior de áreas classificadas e das responsabilidades de segurança e saúde ocupacional, bem como dos procedimentos relacionados com as áreas classificadas.

Esta unidade de conhecimento abrange as obrigações de segurança e os conhecimentos básicos mínimos das pessoas que entram em uma instalação que contém áreas classificadas. Esta unidade Ex requer uma compreensão da natureza das áreas classificadas, limitações sobre os equipamentos que podem ser levados para o interior das áreas classificadas e dos procedimentos e responsabilidades de segurança e saúde ocupacional relacionados com áreas classificadas. Esta unidade não inclui requisitos para assegurar os aspectos de proteção contra explosão da planta e dos equipamentos Ex.

A principal diferença entre a Unidade Ex 000 e a Unidade Ex 001 é que a Unidade Ex 000 é aplicável a profissionais que não exercem atividades diretamente relacionadas com os equipamentos “Ex“, tais como operadores, técnicos de segurança, soldadores, mecânicos, caldeireiros, pintores e montadores de andaimes.

Esta Unidade de Competência Ex 000 não se constitui em um pré-requisito para as demais Unidades de Competência. A Unidade Ex 001, por sua vez, é aplicável para os técnicos e engenheiros que executam atividades relacionadas com projeto, montagem, inspeção, manutenção, reparos e auditorias em áreas classificadas. A Unidade de Competência Ex 001 é um pré-requisito para diversas outras Unidades de Competências Ex.

2. Revisão do escopo da Unidade de Competência Ex 001: “Esta Unidade de Competência abrange os princípios básicos de proteção em atmosferas explosivas da instalação e dos equipamentos

3. Revisão das Unidades de Competências Ex que são pré-requisitos para as demais. Por exemplo, as Unidades Ex 003 e Ex 004 deixaram de ser pré-requisito para as Unidades Ex 007 e Ex 008, uma vez que os inspetores não necessitam possuir habilidades físicas para executar as atividades de instalação e de manutenção.

4. Retirada da Unidade Ex 001 como pré-requisito da Unidade Ex 005 (Reparo e recuperação de equipamentos Ex). As pessoas envolvidas com as atividades de reparo, tais como soldadores, torneiros mecânicos, ajustadores, lubrificadores e pintores não necessitam trabalhar em áreas classificadas e nem estão expostas aos riscos de áreas classificadas ou da eletricidade. Estas pessoas realizam as suas atividades de reparos e recuperação de equipamentos Ex dentro das oficinas, em equipamentos desmontados e desligados.

5. Alteração das quantidades de questões a serem aplicadas nos exames de conhecimentos teóricos, tanto questões do tipo de múltipla escolha como questões dissertativas (com respostas curtas).

6. Atualização do tempo mínimo sugerido para a duração dos exames de habilidades práticas e estudos de casos para as Unidades de Competências Ex.

7. Inclusão do Anexo B no OD 504 sobre tipos e quantidade de questões em um exame de conhecimento para abranger todos os aspectos das Unidades de Competências Ex. Este novo anexo está alinhado com a revisão do OD 503 – Tabela 2 – Número mínimo e tipo de questões em exames de conhecimentos. As quantidades de questões de múltipla escolha e dissertativas (respostas curtas) foram reduzidas, em relação à edição anterior (Ed. 2.0).

IECEx OD 506 – Banco de questões integrado para exames de competências pessoais “Ex”

Este novo documento operacional apresenta orientações sobre a utilização e manutenção do banco de questões fornecido para os organismos de certificação acreditados pelo IECEx, participantes do Esquema de Certificação de Competências

Pessoais para Atmosferas Explosivas, para auxiliar na preparação das atividades de avaliação associadas com a emissão de Certificados de Competências Pessoais para pessoas envolvidas em atividades relacionadas com atmosferas explosivas.

O objetivo deste Documento Operacional é assegurar que cada Organismo de Certificação de Pessoas acreditado pelo IECEx avalie os candidatos à certificação de uma forma consistente entre si, com a aplicação de exames teóricos contendo questões de múltipla escolha e dissertativas com origem em um mesmo banco de questões compartilhado.

Este documento operacional foi lançado pelo IECEx, de forma a harmonizar o Banco de Questões a ser utilizado de forma unificada por todos os Organismos de Certificação de Pessoas acreditados.

As questões e respostas incluídas no Banco de Questões são uma combinação daquelas questões fornecidas por Organismos de Certificação de Pessoas acreditados pelo IECEx, como uma condição para a sua aceitação no Esquema IECEx 05. A fonte das questões e das respostas não são identificadas no Banco de Questões compartilhado e unificado.

Estes novos Documentos Operacionais foram traduzidos para o português pelo Subcomitê SC IECEx BR do Cobei e apresentam a seguinte nota: Ao longo deste Documento Operacional IECEx, escrito em português, as normas IEC ou ISO referenciadas são indicadas como Normas NBR IEC ou NBR ISO. Isto se deve ao fato de que tais normas são também escritas em português e são idênticas, em conteúdo técnico, forma e apresentação, sem desvios nacionais, às respectivas Normas internacionais publicadas pela IEC ou pela ISO.

São relacionadas a seguir as 11 Unidades de Competências Ex que fazem parte do sistema internacional de certificação de competências pessoais em atmosferas explosivas do IECEx:

  • Unidade Ex 000: Conhecimentos e percepções básicas para entrar em uma instalação contendo áreas classificadas;
  • Unidade Ex 001: Aplicação dos princípios básicos de segurança em atmosferas explosivas;
  • Unidade Ex 002: Execução de classificação de áreas;
  • Unidade Ex 003: Instalação de equipamentos com tipos de proteção Ex e respectivos sistemas de fiação;
  • Unidade Ex 004: Manutenção de equipamentos em atmosferas explosivas;
  • Unidade Ex 005: Reparo e revisão de equipamentos com tipos de proteção Ex;
  • Unidade Ex 006: Testes de equipamentos e instalações elétricas em, ou associadas a atmosferas explosivas;
  • Unidade Ex 007: Execução de inspeções visuais e apuradas de equipamentos e instalações em, ou associadas a atmosferas explosivas;
  • Unidade Ex 008: Execução de inspeções detalhadas de equipamentos ou instalações elétricas em, ou associadas a atmosferas explosivas;
  • Unidade Ex 009: Projeto de instalações elétricas em, ou associadas a atmosferas explosivas;
  • Unidade Ex 010: Execução de inspeções de auditoria ou de avaliação das instalações elétricas em, ou associadas a atmosferas explosivas.

Comentários

Deixe uma mensagem