Evento – Café com especialistas

nov, 2009

Por Flávia Lima – 23 de Abril de 2009

 

APOSTA NA INTERATIVIDADE

 

Acompanhando a tendência do socialcast, O SETOR ELÉTRICO reformula página na internet e lança blogs e fóruns especializados em eletricidade

A internet é, atualmente, a principal plataforma de comunicação mundial, atingindo, aproximadamente, 25% da população do mundo e 24,5 milhões de residências brasileiras. Atenta a essa nova realidade, a revista O SETOR ELÉTRICO preparou algumas novidades a fim de ampliar e intensificar o seu alcance e, assim, estimular a interatividade.

 

Com esse propósito, foi organizado um encontro com cerca de 30 especialistas dos diversos segmentos que compõem o universo das instalações elétricas para um bate-papo informal sobre o mundo virtual e também para uma apresentação dos novos caminhos a serem trilhados pela publicação. A revista está lançando uma nova página na internet, que hospedará fóruns técnicos e blogs especializados em temas específicos acerca do segmento elétrico.

 

Durante o encontro, realizado no Octavio Café, em São Paulo (SP), os convidados conheceram o projeto em primeira mão e receberam o convite para assinarem blogs que serão criados ao longo deste ano. Entre os especialistas presentes, estiveram os professores Nelson Kagan (Enerq-USP) e José Roberto Cardoso (vice-diretor da Poli/USP); os engenheiros Paulo Barreto, Hilton Moreno, Dácio Jordão, Edson Martinho, Jobson Modena, Cyro Barbosa Bernardes, Cyro Boccuzzi, Victor Fischmann, Sebastião Viel, Isac Roizenblatt, Nelson Lopes, Juliana Iwashita, José Starosta, entre tantos outros que prestigiaram o evento e aprovaram a iniciativa da editora.

 

Para o diretor da revista, Adolfo Vaiser, a iniciativa vai ao encontro das transformações sociais e culturais que vêm ocorrendo influenciadas pela internet. “A interatividade e o alcance proporcionados pela rede de comunicação on-line e mundial nos permite estar mais próximos dos leitores que, eventualmente, não têm acesso à revista impressa, e nos dá ainda a oportunidade de conhecer melhor os anseios e as necessidades técnicas desses leitores”, considera.

 

Na ocasião, o consultor técnico da revista O SETOR ELÉTRICO, o engenheiro Sérgio Bogomoltz, frisou a importância da inovação e da criatividade como estratégias de crescimento. “É preciso ter atitude sempre e, certamente, esse investimento na internet trará bons frutos à revista, que deixará de atingir milhares de leitores para alcançar milhões deles”, prevê.

 

As ideias apresentadas foram consideradas inovadoras e importantes para a consolidação da revista no mercado técnico. “Acredito que este é o caminho certo para o progresso”, declarou a coordenadora de marketing da Finder, Camila Guerra. O representante do IEEE, Nelson Segoshi, concorda: “O novo produto utiliza o que tem de mais avançado em termos de internet e de conteúdo na área de engenharia elétrica”.

 

Interatividade

Mais limpo e dinâmico, o novo website disponibiliza todo o conteúdo da revista mensal, agenda dos eventos do setor e as novidades: um espaço, em formato de fórum, para os leitores falarem diretamente com os especialistas e os blogs. Além disso, o site inova com o serviço de RSS (Rich Site Summary), por meio do qual o leitor poderá se cadastrar e receber um alerta com as atualizações da página. A cada publicação, haverá ainda um espaço para comentário, por meio do qual o leitor poderá se comunicar diretamente com a redação.

 

Muitos dos especialistas supracitados já se anteciparam e confirmaram sua participação nesta empreitada como blogueiros. Nesse sentido, alguns blogs já têm temas definidos: qualidade de energia, atmosferas explosivas, segurança do trabalho e segurança nas instalações elétricas.

 

No mundo inteiro, os blogs tornaram-se importantes ferramentas de comunicação e são, para muita gente, fonte de informação diária. Tratam-se de plataformas alimentadas por posts, que nada mais são do que a publicação de pequenos textos informativos ou opinativos sobre determinado tema. Criadas por seus autores, os posts costumam ser mais condensados, objetivos, espontâneos e informais. Essa característica vem tornando os blogs cada vez mais lidos e comentados. Aliás, esta é outra grande vantagem dos blogs: o internauta interage com o site e, consequentemente, com os seus proprietários, postando comentários, críticas e elogios aos textos e aos temas abordados.

 

É neste mundo, que mistura o real e o virtual, que O SETOR ELÉTRICO adentra, com o intuito de estreitar o relacionamento entre revista-especialistas-leitores. Confira e participe: www.osetoreletrico.com.br/blogs

 


 

Fale com o especialista

Dúvidas técnicas, comentários e outras discussões sobre os mais variados temas terão espaço exclusivo no novo site de O SETOR ELÉTRICO. Organizado em formato de fórum, a seção a ser lançada na revista impressa, chamada “Fale com o especialista” será nutrida a partir dos debates e das trocas de informações estabelecidas nesse site.

 

Diversos especialistas, com expertise reconhecida pela comunidade técnica, responderão questionamentos técnicos dos leitores e promoverão, dessa maneira, debates técnicos, como em uma mesa-redonda. A princípio, estão definidos três grandes temas sempre presentes em discussões técnicas: NR 10 e segurança do trabalho; ABNT NBR 5410 – instalações elétricas em baixa tensão; e ABNT NBR 5419 – Proteção de estruturas contra Descargas Atmosféricas.

 

Participarão dos fóruns profissionais de renome e com elevado conhecimento nesses assuntos, entre eles: João Barrico (NR 10), Jorge Reis (NR 10), Aguinaldo Bizzo (NR 10), Hilton Moreno (NBR 5410) e Jobson Modena (NBR 5419).

Participe dos fóruns interativos, acessando www.osetoreletrico.com.br/foruns


Números da internet brasileira

• Audiência brasileira é de 62,3 milhões de pessoas

• Internet é a segunda maior mídia em cobertura

• Cada vez mais popular: 76% da classe AB e 39% da classe C acessam a internet

• Em 2008, foram vendidos cerca de 12 milhões de computadores e 8,1 milhões de televisores

• Investimentos em publicidade on-line cresceram 44% em 2008

• A previsão é de crescimento de 30% na publicidade on-line, alcançando 4,2% do total dos investimentos publicitários em 2009

Fonte: IAB Brasil

Comentários

Deixe uma mensagem