Equipamentos para aterramento

dez, 2014

Edição 106 – Novembro de 2014

Mercado de equipamentos para aterramento apreensivo

Publicação de norma para SPDA deve injetar ânimo em setor que, mesmo considerando a economia brasileira desacelerada, espera encerrar o ano de 2014 com crescimento médio de 8%

O ano de 2014 acabou e a norma que promete agitar o mercado de equipamentos para aterramento ainda não se tornou realidade para o setor. Em consulta pública até o último dia 10 de dezembro, a ABNT NBR 5419, norma que trata da proteção contra descargas atmosféricas, deverá ser publicada no início do ano que vem e traz inúmeras modificações e atualizações no que diz respeito à proteção de instalações contra raios.

Mais robusta – passando de 42 para 344 páginas – o novo documento tem o propósito de oferecer diretrizes para garantir mais segurança e qualidade aos projetos de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosférica (SPDA). Para isso, a comissão normativa vem se reunindo desde 2005 para implementar as mudanças na nova revisão, que tomou como base a segunda versão da norma IEC 62305 – Lightning Protection, que agrupou assuntos de várias outras normas e permitiu organizar as regras para SPDA. Este assunto já foi amplamente discutido pela revista O Setor Elétrico e algumas das novidades que serão trazidas pelo novo documento podem ser encontradas na reportagem publicada na edição 104, de setembro deste ano, também disponível no site www.osetoreletrico.com.br.

Este mercado de SPDA é parte da pesquisa publicada a seguir realizada com fabricantes e distribuidoras de produtos para aterramento, sistema fundamental para a segurança das instalações elétricas e seus usuários.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: