Empresas de engenharia, de instalação e de GTD

ago, 2014

Edição 102 – Julho de 2014

Empresas de engenharia e de instalação sentem mercado desaquecido

Com final da Copa do Mundo, projetos de infraestrutura devem sofrer baixa, o que vem desanimando setores da engenharia. Previsão de crescimento ainda continua alta, segundo a pesquisa publicada a seguir, mas desaceleração da economia é apontada como principal entrave a melhores resultados.

O já finalizado Mundial de 2014 e as Olimpíadas, que ainda estão por vir, sem dúvida, levantaram os ânimos dos mercados de construção e da engenharia de forma geral. Inúmeros projetos de infraestrutura, por conta desses grandes eventos esportivos, aqueceram esses mercados e muitas empresas apostaram fortemente nesses investimentos para ampliarem seus resultados. A receita funcionou por algum tempo, mas, segundo a pesquisa feita pela revista O Setor Elétrico com empresas de engenharia, de instalação e de serviços para GTD, as expectativas já não se mostram mais tão otimistas.

De acordo com o levantamento, no tocante à engenharia e consultoria, as empresas mais otimistas estão nas regiões Norte e Nordeste, tendo projetado crescimento de 12% para estes mercados em 2014. As companhias paulistas e do Centro-oeste esperam incremento de 7% para este mesmo segmento. A maior parte das entrevistadas, nas áreas de engenharia e de consultoria, apontam a desaceleração da economia como um importante entrave ao sucesso dos negócios neste ano. A mesma opinião é compartilhada pelas companhias das áreas de instalação e manutenção e também pelas prestadoras de serviço na área de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD).

Em todos os mercados, identificou-se que as pesquisadas são constituídas, em sua maioria, por empresas que faturam até R$ 3 milhões por ano. As perspectivas de crescimento são bem distintas. Embora, as companhias indiquem um refreamento da economia brasileira, as projeções não são tão ruins. Em média, as empresas consultadas esperam crescimento de 15% para 2014.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: