Eficiência energética em debate

jul, 2013

Edição 89 – Junho de 2013

Por José Starosta

                Nos dias 2 e 3 de julho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), será realizada a 10ª edição do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (Cobee) e ExpoEficiência. O Congresso e a ExpoEficiência reunirão público estimado superior a 750 visitantes, com vários palestrantes de destaque, em número superior a 80, entre palestrantes, moderadores e debatedores, e de forma inédita mais de 40 estandes de empresas expositoras de renome, nacional e internacional.

 

 

 

                Mais amplo que suas edições anteriores, o 10º Cobee contará com a participação de representantes de órgãos do governo e entidades relacionadas aos temas energia e sustentabilidade, cabendo destaque especial à palestra magna do Jornalista André Trigueiro, programada para abertura do evento, no dia 2, às 8h30.                Ainda no primeiro dia do congresso, representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estarão reunidos para discutir o tema “Eficiência Energética no Brasil: Planejamento e Responsabilidades”. Na ocasião, também acontecerá o debate sobre o “Programa de Eficiência Energética das Concessionárias”, que reunirá representantes das principais associações do setor, como Abesco (empresas de conservação de energia), Abradee (distribuidoras), Abilux (iluminação) e Abinee (indústria eletroeletrônica), além de órgãos governamentais como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Eletrobras/ Procel. Outro painel com tema de interesse de todos é o da ISO 50.001, em que especialistas traduzirão as implicações dessa regulamentação às empresas do mercado nacional, com os novos desafios na questão de gestão de energia.               No final do primeiro dia, haverá a premiação dos “Cases de Sucesso” para empresas previamente inscritas e participantes do Programa de Qualidade do setor desenvolvido pela Abesco e pela Fundação Santo André, chamado de Qualiesco. Trata-se de reconhecimento de ações inovadoras em meio a desafios que o tema oferece superados com resultados positivos.

 No segundo dia do Congresso, serão formadas cinco salas temáticas com especialistas debatendo novas tecnologias em:

Sala 1: Eficiência energética na indústria

(processos elétricos e térmicos); Sala 2: Iluminação e suas aplicações mais eficientes;

Sala 3: Projetos de eficiência energética, inovação, transporte público, smart grid; Sala 4: Saneamento, uso e reuso de água;

Sala 5: Edificações e arquitetura, LEED, GBC, PBE Edifica, Aqua e Home.

                Essa temática multidisciplinar pretende apresentar de forma pragmática os avanços da eficiência energética sob os aspectos de evolução da legislação, dos planos, das atividades e dos programas do governo nacional, além de tratar de aspectos de financiamento, da evolução da ISO 50.001 e de um variado “menu” de soluções de produtos e serviços com aplicações diversas, todas com relação direta aos aspectos de economia verde e eficiência energética.               Outro destaque desta 10ª edição do Cobee e da ExpoEficiência pode ser traduzido também pelas empresas patrocinadoras, dentre eles o BNDES, Caixa Econômica Federal, Desenvolve São Paulo

– Agência de Desenvolvimento Paulista, Furnas, Petrobras, Schneider e WEG que, além de conferir credibilidade ao evento,  buscam também dar maior visibilidade às suas ações voltadas para a eficiência e sustentabilidade.  Cabe ainda registro às mais de 100 entidades apoiadoras de divulgação, sendo apoios governamentais, institucionais, acadêmicos e de mídia, o que confirmam a sua consolidação como o principal evento do setor.  Nesta 10ª edição, a ExpoEficiência reúne mais de 40 estandes de empresas nacionais e internacionais, que apresentarão as mais inovadoras tecnologias relacionadas a eficiência energética, economia de água, sustentabilidade, com seus reflexos em oportunidades de negócios para desenvolvimento da economia e geração de empregos. Você é nosso convidado! Bons negócios!

A programação completa está disponível no site: www.cobee.com.br

Colaborou com esta coluna o engenheiro eletricista Marcelo Mesquita, secretário executivo da

Abesco.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: