Eficiência energética deve movimentar bilhões de dólares na próxima década

jul, 2017

A demanda no Brasil e no mundo para o mercado de eficiência energética movimentará bilhões em 2017. Este é um assunto que todas as empresas do setor estão vendo como crucial não somente para gerir as características operacionais de suas redes, mas como um importante fator de aproximação e fidelização do cliente, cada vez mais aberto a alternativas como Geração Distribuída (GD) e contratos com terceiros, que garantam um fornecimento de energia estável as suas instalações.

“Isso significa que temos uma abertura para agregar nossos produtos a contratos de fornecimento de energia, garantindo não só o fornecimento propriamente dito, como os parâmetros de qualidade necessários as instalações do cliente”, comenta o diretor geral da Bree, Rafael Wolf Campos.

O mercado da Brazillian Energy Efficiency (Bree), empresa 100% brasileira, se concentra historicamente na indústria e nas concessionárias de transmissão e distribuição de energia. Em 2016, as vendas diretas de produtos às concessionárias representaram 62% do faturamento. O mercado interno representa 95% das vendas e o mercado externo está na mira da empresa. “A expectativa é alavancar o relacionamento com o mercado externo com o objetivo de que 30% do faturamento venham de clientes de outros países nos próximos cinco anos. E começamos o ano muito bem. No primeiro trimestre de 2017 já fechamos acordos importantes com empresas da Argentina e Paraguai”, comenta o diretor Campos.

No mercado da América do Sul, ele observa que existem importantes mudanças em andamento no setor. “O crescimento da área de geração distribuída exigirá novas políticas de desregulamentação do setor elétrico, exigindo que as concessionárias passem a dedicar uma parte maior dos investimentos em qualidade de energia, o mesmo ocorrendo no lado da carga, ou seja, do consumidor. Tais mudanças permitirão a fidelização do cliente pela qualidade do serviço ofertado e a conquista de novos contratos de fornecimento baseados no pilar da qualidade assegurada”.

A Bree fabrica produtos voltados ao mercado de energia, como capacitores, bancos de capacitores, filtros de harmônicos, reatores e chaves. Atua ainda na integração de soluções, fornecendo projetos completos – turn key – na área de subestações, e soluções completas em qualidade de energia.

O plano de negócios prevê que o faturamento cresça na área da qualidade da energia, hoje uma das maiores preocupações das agências reguladoras e concessionárias de energia elétrica.

Comentários

Deixe uma mensagem