Dispositivos e materiais para aterramento

dez, 2013

Edição 94 – Novembro de 2013

Proteção e aterramento

Mercado ainda aguarda a nova edição da ABNT BR 5419, que deve ser publicada no final de 2014.

O mercado de dispositivos e materiais de aterramento terá um desafio nos próximos anos: adequar-se à nova norma ABNT NBR 5419, que trata da proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, e cuja previsão é ser publicada no final de 2014. O documento está sendo elaborado pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (Cobei), por meio da Comissão de Estudos (CE) 64.10, que tem coordenação e secretaria dos engenheiros eletricistas, Jobson Modena e Hélio Sueta, respectivamente.

Na realidade, o texto que ficará pronto ano que vem é uma revisão de um documento já existente, datado de 2005, e que também é denominado ABNT NBR 5419. Suas modificações, no entanto, se baseiam na norma internacional IEC 62305-1 a 4: 2010, da Internacional Electrotechnical Commission (IEC), que é considerada a “norma mãe” da proteção contra descargas atmosféricas.

Assim como o texto internacional, a nova NBR 5419 será dividida em quatro partes, com a seguinte formatação: parte 1: Princípios Gerais; parte 2: Gerenciamento de Risco; parte 3: Danos Físicos às Estruturas e Perigo à Vida; e parte 4; Sistemas Elétrico e Eletrônicos Internos na Estrutura.

Clique aqui para fazer o download da pesquisa na íntegra.

Comentários

Deixe uma mensagem