Crescimento das certificações de sustentabilidade Leed

maio, 2012

Edição 75 / Abril de 2012

Por Juliana Iwashita Kawasaki 

A cada dia vemos mais prédios sendo projetados e construídos buscando o atendimento aos requisitos de certificações de sustentabilidade. Este ano o Brasil tornou-se o quarto país com mais registros de certificações do Selo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes e China, com 46 edificações certificadas e mais de 500 processos registrados.

Fonte: http://www.gbcbrasil.org.br

A certificação Leed foi originada nos Estados Unidos pela organização não governamental U. S. Green Building Council (USGBC) em 1998. No Brasil, a ONG Green Building Council Brasil (GBCB) instituiu-se em 2007 para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de Green Building em um processo integrado de concepção, construção e operação de edificações e espaços construídos.

O GBCB é um dos 21 membros do World Green Building Council, entidade supranacional que regula e incentiva a criação de Conselhos Nacionais como forma de promover mundialmente tecnologias, iniciativas e operações sustentáveis na construção civil.

O Leed é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações, que avalia os seguintes critérios do edifício:

  • Sustentabilidade da localização;
  • Eficiência no uso da água;
  • Eficiência energética e cuidados com as emissões na atmosfera;
  • Otimização do uso de materiais e recursos; e
  • Qualidade ambiental no interior da edificação.

Para cada critério, é dada uma determinada pontuação, que varia de acordo com o tipo de edifício. Atualmente, o GBC Brasil disponibiliza os seguintes tipos de certificação Leed:

Tabela 1 – Tipos de certificação Leed

 

LEED NC – Novas construções e grandes projetos de renovação

 

LEED ND – Desenvolvimento de bairro (localidades)

 

LEED CS – Projetos da envoltória e parte central do edifício

 

LEED Retail NC e CI – Lojas de varejo

 

LEED Healthcare – Unidades de saúde

 

LEED EB_OM – Operação de manutenção de edifícios existentes

 

LEED Schools – Escolas

 

LEED CI – Projetos de interiores e edifícios comerciais

O gráfico a seguir indica a divisão dos projetos conforme categorias Leed no Brasil.

Fonte: http://www.gbcbrasil.org.br

Além dos diferentes tipos e necessidades, a certificação também tem diferentes níveis de acordo com o desempenho do empreendimento obtido por meio das pontuações. Assim, o empreendimento pode ser considerado certificado, Silver, Gold ou Platinum. 

No início de abril, o GBC Brasil comemorou seu quinto aniversário em um almoço de networking realizado no Hotel Grand Hyatt em São Paulo. Nesta ocasião, 100 membros de empresas associadas e fundadores do GBC Brasil comemoraram o significativo crescimento do setor de construção sustentável. Foi divulgado que se encontra em estudo uma possível parceria entre instituições federais brasileiras e a USGBC para pré-qualificar edifícios que tenham a certificação Procel Edifica para a obtenção da certificação americana.  

Embora a quantidade de edifícios com certificação Procel Edifica ainda seja inferior aos edifícios certificados Leed, a intenção do governo em tornar compulsória a certificação Procel Edifica para os prédios públicos deve aumentar significativamente a força deste selo.

Durante o evento do GBCB foi ainda relatado que são registrados atualmente uma média de um empreendimento Leed por dia e que os cursos de capacitação profissional, de pós-graduação e de MBAs em construções sustentáveis vêm aumentando significativamente e estão presentes nas principais capitais brasileiras.

Contribuindo para este processo de capacitação e difusão de conhecimento, estou ministrando com apoio do GBC Brasil um curso de atualização de iluminação para certificação Leed. Nele, são apresentados os conceitos e requisitos para atendimento à certificação Leed no que se refere aos sistemas de iluminação.

O curso “Eficiência Energética em Sistemas de Iluminação” é destinado a engenheiros, arquitetos, projetistas e gestores que atuam ou desejam atuar em projetos, consultorias e obras Leed. Mais informações no site www.gbcbrasil.org.br.

Comentários

Deixe uma mensagem