Construções novas e reformadas para a Copa do Mundo e Olimpíadas poderão ser certificadas

jul, 2010

Edição 54 – Julho de 2010
Por Weruska Goeking

Certificação ambiental levará em consideração, entre outras coisas, o uso eficiente de energia elétrica e água.

A Fundação Vanzolini está lançando a certificação Aqua para arenas e complexos esportivos multiuso, concebida a partir do Processo Aqua para edifícios do setor de serviços. Com isso, as obras de construção e reformas de estádios e complexos multiuso no Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 poderão ser adequadas aos critérios de desempenho da alta qualidade ambiental.

“A certificação aborda as mesmas 14 categorias de desempenho do processo, distribuídas em quatro grupos: eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde”, explica o coordenador executivo do Processo Aqua na Fundação Vanzolini, o professor Manuel Carlos Reis Martins.

Na prática, os objetivos de desempenho requerem desses projetos a redução nos impactos ambientais considerando os materiais utilizados nas obras, o projeto, o processo construtivo, os equipamentos e os sistemas, além da fase de uso do empreendimento, com ênfase em economia de água, energia, gestão de resíduos e facilidade de manutenção. “Além da redução do impacto ambiental durante a fase de obras, será possível economizar até 50% no consumo de energia elétrica e de água”, explica o diretor da Inovatech, primeira consultoria Aqua no Brasil, Luiz Henrique Ferreira.

Os benefícios da certificação Aqua para este setor estão baseados em critérios de desempenho avaliados por meio de auditorias presenciais, demonstrando que as construções realmente foram planejadas, projetadas e construídas de forma a obter as melhores condições de redução dos impactos ambientais e de consumo de água e energia elétrica, fazendo o melhor aproveitamento dos recursos e promovendo conforto e saúde dos usuários. Além disso, as economias geradas pela certificação virão também da diminuição dos custos de manutenção e limpeza.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: