Conexled discute iluminação em fórum

jun, 2017

Entre os dias 3 e 4 de maio, em São Paulo (SP), foi realizada a primeira edição do Fórum Conled, evento criado pela Conexled com o objetivo de discutir tecnicamente a tecnologia Led e também apresentar ao mercado as novidades da empresa.

Direcionado para arquitetos e engenheiros, o evento tratou de temas, como telegestão e sistemas fotovoltaicos; tendências e tecnologias do futuro; segurança em instalações em atmosferas explosivas; certificações Led; e luminárias para áreas industriais e públicas.

Conexled forum iluminação
Arquitetos e engenheiros participaram do evento realizado pela Conexled.

O Fórum nasceu com a proposta de reunir profissionais que buscam atualização e ainda promover uma oportunidade de interação entre todos os participantes.

Abrindo o evento nos dois dias, o diretor comercial e fundador da Conexled, Ricardo Braz, apresentou a palestra “Como selecionar luminárias Led para áreas industriais e públicas”, em que destacou os cuidados que o cliente precisa ter na hora de adquirir os produtos. Na ocasião, o diretor lembrou ainda a importância de os fabricantes disponibilizarem todas as informações técnicas no catálogo de produtos. Para ele, o projeto luminotécnico realizado antes da aplicação é fundamental para especificar o produto e obter o efeito desejado.

O especialista em instalações em atmosferas explosivas, Roberval Bulgarelli, abordou em sua apresentação a importância da certificação nesse ambiente. Segundo ele, embora todos os equipamentos utilizados em áreas com atmosferas explosivas devam ser, obrigatoriamente, certificados, tem-se verificado que certificar apenas os equipamentos não é suficiente. Empresas que fazem serviços de instalação e reparos, assim como os profissionais que atuam nesse tipo de instalação, também precisam comprovar suas qualificações.

Por este motivo, o engenheiro Bulgarelli enfatizou que o Brasil possui Organismos de Certificação acreditados pelo sistema IECEx para a certificação de competências pessoais Ex, para a certificação de oficinas de serviços de reparo Ex e para a certificação de equipamentos Ex. “Sob o ponto de vista da segurança, existe a necessidade da existência de empresas de prestação de serviços Ex e de profissionais Ex certificados para ter a confiança de que todos os equipamentos estarão devidamente certificados, instalados e reparados”, afirmou. Segundo ele, empresas como a Petrobras já começam a exigir a certificação da empresa a ser contratada para trabalhos em instalações com atmosferas explosivas.

A arquiteta especializada em sistema de iluminação, Juliana Iwashita, em suas apresentações, simulou as variações da iluminação do Led e falou sobre a valorização de produtos que pode ser obtida com a iluminação adequada. Ofereceu aos participantes ainda orientações para bem avaliar um produto Led, por meio de características fotométricas, cromáticas, elétricas, mecânicas e confiabilidade. Finalizou o evento com informações sobre requisitos e prazos para a certificação de lâmpadas Led e luminárias para iluminação pública.

Segundo os organizadores, o Fórum deverá ter novas edições em breve, mas ainda não possui data definida.

 

Comentários

Deixe uma mensagem