Condutores especiais: Uma nova geração tecnológica de condutores para uso em linhas aéreas

jul, 2010

Edição 54, julho de 2010

Espaço Cigré

O uso de condutores para transmissão e distribuição de energia elétrica é largamente utilizado em todo o mundo. Uma alternativa revolucionária, como o supercondutor em material cerâmico, ainda está em sua fase preliminar de aplicação devido, principalmente, ao elevado investimento envolvido nessa nova tecnologia.

 

Nesse contexto, o setor elétrico mundial desenvolveu uma nova geração tecnológica de condutores para uso em linhas aéreas, conhecidos pelo nome de “condutores especiais”. Essa nova geração de condutores foi obtida por meio de inovações tecnológicas com uso de novos materiais compósitos ou pela forma construtiva alternativa desse tipo de condutor, que comparado ao condutor tradicional em mesmo diâmetro externo permite: (i) até dobrar a capacidade de transmissão utilizando somente a troca dos condutores das linhas aéreas em operação; (ii) reduzir as flechas dos condutores; e (iii) reduzir perdas elétricas para uma mesma potência a ser transmitida. Essa nova tecnologia de condutores especiais possibilita melhoria na capacidade de transmissão dos corredores de linhas aéreas, uma vez que o custo desses corredores tem aumentado significativamente nos últimos anos.

Diante desse novo cenário, o Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – Cigré-Brasil, por meio do Comitê de Estudos de Linhas Aéreas – B2, está promovendo o workshop Avaliação das prioridades elétricas e mecânicas dos novos condutores e de seus acessórios”, evento que demonstrará as novas tecnologias dos condutores especiais e suas principais aplicações em curso.

O workshop será especificamente técnico e ministrado por especialistas nacionais e internacionais do setor elétrico e por fabricantes, com ênfase na apresentação das novas características dos condutores, resultados dos testes e ensaios de laboratório e de aplicações reais já em operação, bem como destacar os ganhos na sua utilização. Destina-se aos engenheiros e demais profissionais envolvidos com sistemas de distribuição e transmissão de energia elétrica e a expectativa é reunir cerca de 150 participantes, representantes das concessionárias, agências, universidades, centros de pesquisa e prestadores de serviços especializados.

O workshop será realizado nos dias 10 e 11 de agosto, em Belo Horizonte (MG). Mais informações: Tel./Fax: 0xx 21 2556-5929 Ramal 203.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: