Cobertura FIEE – 3ª parte

set, 2009

Edição 43, Agosto de 2009

Por Lívia Cunha e Mariana Gagliardi

Lançamentos FIEE

Inúmeros são os lançamentos e novidades apresentadas pelas empresas do setor elétrico por ocasião da 25ª edição da Feira da Indústria Elétrica e Eletrônica (FIEE). A data é bastante propícia, considerando o perfil do público e a quantidade de visitantes, que comparecem ao evento para justamente conhecer as novidades e as tendências deste mercado. Nesse sentido, em continuidade à cobertura do evento, iniciada na edição anterior, publicamos a seguir um série de notas sobre os novos produtos e destaques das empresas expositoras da 25ª FIEE. Confira.

 

 


Lacerda

 

 

www.lacerdasistemas.com.br

A Lacerda lançou uma linha ecológica de nobreaks on-line de dupla conversão, a EccoPower. Com tecnologia IGBT de alta frequência, variação de tensão de cerca de 27% e by-pass automático, os nobreaks possuem adaptador SNMP (monitoramento à distância via TCP/IP – internet) e software de gerenciamento. A linha EccoPower opera na tensão padrão de 110 Vac ou 220 Vac e apresenta 0,98 de fator de potência a plena carga.

 


Logmaster

 

 

www.logmaster.com.br

O New Blue G3 é um nobreak on-line de dupla conversão com correção ativa do fator de potência, religamento automático de servidores, transformador isolador de série e possibilidade de gerenciamento local ou remoto. O New Blue tem modelos para potências nominais variáveis de 4 kVA a 12 kVA, grau de proteção IP 21 e pode ter rendimento de até 91%.

 


Meguro

 

 

www.meguro.com.br

Os destaques da Meguro foram o Taku-Robo, equipamento que realiza soldagem seletiva, o Robô de Soldagem L-CAT, projetado para facilitar a programação e verificação da soldagem, e o Auto-Mat, um limpador automático de sapatos, que serve para, antes de entrar na sala, impedir que a sujeira entre junto com os trabalhadores.

 


Minipa

 

 

www.minipa.com.br

Os multímetros digitais da Minipa têm displays grandes e iluminação de alta intensidade para facilitar a visualização. Os modelos ET-2517A e ET-2615A foram os destaques dessa linha na Fiee. O primeiro, voltado para aplicações industriais de categoria IV 600 V, tem medida True RMS em display duplo de quatro dígitos com barra gráfica; o segundo tem registrador interno para até 87.000 medidas no modo display simples e 43.000 no display duplo, além de ser especificado para ambiente CAT IV 1000 V.

 


National Instruments

 

 

www.ni.com/brasil

A National Instruments lançou uma nova modalidade de treinamento, os Cursos Express. Neles, os treinamentos são rápidos e compactos o suficiente para que se conheçam as funções e recursos das ferramentas dos produtos da empresa. Um desses cursos é o LabVIEW Express, em que o usuário é apresentado ao ambiente gráfico de programação LabVIEW, que tem oito horas de duração. Outro exemplo é o Multisim & Ultiboard Express, que possui quatro horas de duração e ensina como criar e testar sistemas eletrônicos no Multisim e como usar o Ultiboard, software de desenvolvimento de layout de placas de circuito impresso.

 


Novus

 

 

www.novus.com.br

O FieldLogger-BD da Novus, desenvolvido para ser usado na automação e registro da queima de biogás proveniente de biodigestores, registra as informações necessárias para os cálculos de redução de emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEE). Com ele é possível visualizar projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), que oferece controle automático do flare e do gerador de energia. O produto tem 1M de memória e a coleta de dados e a configuração são realizadas por pendrives/USB.

 


Nutsteel

 

 

www.nutsteel.com.br

A luminária a prova de explosões com alojamento NE 850, lançamento da Nutsteel, é fabricada em liga de alumínio fundido copper-free de alta resistência mecânica e à corrosão. Com globo de vidro borosilicado resistente a choques térmicos e impactos, a luminária tem soquete reforçado de porcelana antivibratório. O produto tem ainda proteção “tD” contra ignição de poeira e se destina a aplicações com risco de explosão, como indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas, alimentícias, entre outras.

 


Penta

 

 

www.penta.ind.br

Os comutadores sem tensão (off load tap changers), também chamados de comutadores em vazio, são utilizados para comutação direta na bobina e para conexão série x paralelo. Podem apresentar correntes nominais de 200 A, 300 A, 400 A e 600 A e tensões nominais de 24 V, 36 V e 72 kV. Além disso, os comutadores podem ser montados na horizontal ou na vertical, com acionamentos diretos no eixo do comutador ou com transmissão à distância e volante de altura de uma pessoa no solo.

 


Penzel

 

 

www.penzel.com.br

Os destaques apresentados pela Penzel na Fiee foram as soluções integradas de iluminação utilizando Leds, como o Semáforo Interativo de Pedestres de Leds (Traffic Sign). O produto tem contato bicolor e velocidades variadas dos movimentos da figura do “homem verde”, quando o sinal está aberto para pedestres, para fornecer mais segurança aos motoristas e pedestres. Além desse, os Leds de alto brilho, que tem aplicação em iluminação, sinalização, decoração e painéis de mensagens, são outros exemplos das soluções destacadas pela empresa.

 


Phoenix Contact

 

 

www.phoenixcontact.com.br

Os contatores reversíveis “4 em 1”, da linha Contactron da Phoenix Contact, são produtos trifásicos aplicados para motores de até 4 kW, de 22,5 mm. Eles reúnem quatro funções em um único equipamento: rotação direta, rotação esquerda, relé de proteção de sobrecorrente do motor e contator de parada de emergência até categoria 3. Esse produto da Phoenix Contact utiliza a eletrônica para substituir os contatores reversíveis eletromecânicos. Além disso, o equipamento oferece função bimetal ajustável até 9 A.

 


Poliron

 

 

www.poliron.com.br

Os Fieldbus da Poliron, cabos usados para instrumentação e automação de processos industriais, são utilizados para medir variáveis de processos em indústrias e estão disponíveis em dois modelos: o Cabo Fieldbus e o Cabo Fieldbus 100 O. Ambos são destinados para classe de isolação 300 V, mas o primeiro é um cabo padrão para transmissão de dados na velocidade normalizada de 31,25 kBps na distância máxima de 1.900 metros entre trechos do trunk e spurs, enquanto o segundo é um cabo tipo “A” com blindagem eletrostática também para a velocidade de transmissão em 31,25 kBps.

 


Polo Electro

 

 

www.poloelectro.com.br

A Polo Electro apresentou durante a feira sua linha de transformadores de força e de distribuição. A novidade, porém, ficou por conta da nova Etiqueta Nacional de Qualidade Energética (ENQUE) que indica o nível de consumo de transformadores de distribuição. A Polo Electro, além de ser convidada a integrar o Comitê Brasileiro de Eletricidade, recebeu a certificação de seus produtos com a nova etiqueta, lançada pelo Sistema Eletrobrás, com coordenação técnica do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel).

 


Ritz

 

 

www.ritzbrasil.com.br

O seccionador móvel da Ritz é um equipamento com estrutura isolante e comando a distância que permite a desconexão e conexão de TP, TPC e para-raios em barramentos e terminais de linhas de transmissão energizados. O produto trabalha com tensões de 230 kV, 345 kV e 550 kV. Associado a técnicas de linha viva, o seccionador, um andaime em fibra de vidro, fabricado com tubos com isolação de 100 kV a cada 30 cm, permite a manutenção ou substituição dos equipamentos sem necessidade de desligar os circuitos.

 


S&C

 

 

www.sandc.com.br

A S&C levou como destaque para a Fiee deste ano o IntelliRupter PulseCloser, um dispositivo de proteção para sistemas de distribuição aérea nas tensões de 11,43 kV a 27 kV, para sistemas de 60 Hz, e de 10 kV a 24 kV, para sistemas de 50 Hz. Com o uso da tecnologia PulseClosing, que verifica se a rede está livre de falhas antes de iniciar a operação de fechamento, o produto reduz os danos produzidos pelas correntes de falta, como as quedas de tensão. O IntelliRupter tem ainda 800 A de corrente nominal e uma capacidade de interrupção de curto-circuito de 12,5 kA.

 


Sassi

 

 

www.sassitransformadores.com.br

Lançados na Fiee deste ano, o medidor de energia ES-35 completa a linha de multimedidores da Sassi. O MS-53, por exemplo, outro destaque da empresa, é um multimedidor digital usado para baixa tensão e desenvolvido para ser usado em painel elétrico. Ele faz leitura de grandes correntes como tensão, corrente, frequência, potência, demanda, energias (ativa, reativa, aparente), além de ter tensão de prova de 2,2 kV RMS 50 Hz por 1 minuto. O MS 53 pode ser configurado e programado no local nos seguintes itens: TP Primário e Secundário (5A ou 1A) e 3 fases 3 fios ou 3 fases 4 fios.

 


Seed’el

 

 

www.seedel.com.br

O Furacão, um sistema de medição centralizada integrado a um transformador de distribuição seco, é a novidade da Seed’el. O produto pode concentrar até 22 clientes monofásicos em um único equipamento ou combinações reunindo também clientes bifásicos e trifásicos com exatidão na medição de 0,2% de erro. Cada módulo de medição contém um dispositivo para comunicação PLC e para corte/religamento de energia, que permite maior automação individual. O Furacão foi desenvolvido para ser instalado diretamente no poste.

 


Shop Electric

 

 

www.shopelectric.com.br

A impressora de termo-transferência MK3 da Shop Electric conta com um sistema de gravação por transferência térmica, monocromática com capacidade de impressão de 1000 cartões por hora. O produto tem alimentação automática para até 100 cartões e faz a gravação deles em ABS e Poliéster. A impressora MK3 tem saída USB e display com indicadores de operação, fita e limpeza. Com alimentação 110/230 VCA, em 50/60 HZ, ela chega a pesar 6 kg.

 


Siemens

 

 

www.siemens.com.br

Com foco em eficiência energética, a Siemens aproveitou a feira para apresentar sua linha de “green products”, que tem foco em redução dos custos em energia. Uma das soluções oferecidas é o Energy Optimization Services, um conjunto de serviços realizados para racionalizar o consumo de energia em todas as etapas de produção. A empresa apresentou ainda o Serviço de Suporte Remoto para sistemas de automação e proteção. Com ele, o cliente obtém supervisão dos equipamentos utilizados para agilizar os processos e reduzir custos.

 


Steck

 

 

www.steck.com.br

O destaque da Steck foi o quadro
de comando metálico Stellbox. Indicado para instalações aparentes, em instalações industriais, comerciais e prediais como distribuição, montagens de comandos de máquinas e motores e projetos especiais, os quadros Stellbox são fabricados com chapa de aço carbono SAE 1008/1010 e grau de proteção IP 54. A caixa e a porta têm espessura variável de 1,2 mm a 1,9 mm e pintura eletrostática na cor bege, enquanto a placa de montagem tem espessura entre 1,2 mm e 2,25 mm e pintura eletrostática na cor laranja.

 


Stemac

 

 

www.stemac.com.br

O Grupo Gerador Gás da Stemac é composto por um motor de ignição eletrônica de quatro tempos e 24 Vcc e por um gerador síncrono trifásico de quatro pólos. Com potência intermitente de até 330 kVA e contínua de 300 kVA, em 60 Hz, chega a 1800 RPM. Na potência de 330 kVA, o equipamento consome 65 Nm³/h de gás com 100% de carga.

 

 


Sultech

 

 

www.sultech.com.br

O destaque da sulista Sultech na feira deste ano foram os registradores de grandezas elétricas portáteis, como ST 9600R. Em modelo trifásico, os registradores têm alicate de corrente, canal serial RS232C e USB, memória para até 48 mil registros e alimentação independente de 80 VAC a 270 VAC. Acompanha ainda software de análise e geração de relatórios para Windows.

 


Tasco

 

 

www.tascoltda.com.br

A Tasco, empresa de acessórios para montagens mecânicas e eletroeletrônicas, aproveitou a feira para divulgar sua loja virtual. No site da empresa, além de poder ver todos os produtos fabricados por ela, é possível realizar pedidos e orçamentos dos equipamentos. A partir de um cadastro básico, o cliente pode selecionar os produtos, colocar no carrinho de compras e finalizar a compra. A empresa espera que, com essa ferramenta, o trabalho dos compradores seja facilitado.

 


Tectrol

 

 

www.tectrol.com.br

A Tectrol lançou conversores e sistemas conversores de energia CC/CC, com corrente máxima de saída de 600 Acc e sistema redundante na configuração Nx1. A tolerância da tensão de entrada é de mais ou menos 25%. O produto tem ainda rendimento melhor que 75%, no conversor CC/CC, sinalização remota (contato seco – NA, C, NF) e tensões de entrada e saída de 12 Vcc, 24 Vcc, 48 Vcc e 125 Vcc. O equipamento faz parte da família TCSC da Tectrol.

 


Toshiba

 

 

www.toshiba.com.br

Para a FIEE deste ano, a Toshiba T&D, subsidiária brasileira da Toshiba Coporation do Japão, apresentou seus transformadores de potência, que tem como característica ser um equipamento elétrico estático, com dois ou mais circuitos elétricos acoplados por um circuito magnético. Tem como principal função a transferência de potência, por indução eletromagnética, transformando tensão e corrente alternadas entre dois ou mais circuitos, sem mudança de frequência e com tensão de trabalho até 550 kV.

 


Treetech

 

www.treetech.com.br

O destaque da Treetech foi o sistema especialista de monitoração Sigma4web, que foi apresentado ao mercado pela primeira vez na Fiee 2009. O Sigma4web é um sistema de gestão de ativos para o setor elétrico, que monitora e oferece prognósticos e diagnósticos dos equipamentos. O serviço é fornecido pela Treetech pela internet, que habilita o cliente com uma licença de utilização on-line no endereço: www.sigma4web.com.br.

 


Woodward

 

 

 

www.woodward.com

Um dos destaques da Woodward foi um controlador de grupos geradores para operação com múltiplas unidades, o easYgen-3000. O produto oferece navegação intuitiva em um visor de cristal líquido de 5.7’’, que permite controlar até 32 grupos em uma rede com sequenciamento automático. Os modos de gerenciamento de carga incluem base de carga, peak shaving, controle de importação/exportação e emergência. O easYgen-3000 tem fonte de alimentação 12/24 Vcc (8 Vcc a 40 Vcc) e consumo máximo de 17 W. Apresenta precisão de classe 1 e pesa aproximadamente 1,85 kg.


Pan Electric

 

 

 

www.pan.com.br

A nova linha de cabos navais Pannav da Pan Electric segue as normas IEC 60092-353 e IEC 60092-376 e todos os materiais usados na isolação e cobertura são livres de halogênio. Com boas propriedades mecânicas, elétricas, baixa emissão de fumaça e resistência à chama, os cabos desta linha apresentam múltiplas construções possíveis, como cabos singelos a múltiplos com blindagens individuais e coletivas em fita de poliéster aluminizada ou trança de cobre, destinadas a proteção contra ruídos e interferências eletromagnéticas e eletrostáticas nas transmissões de sinais. Podem ainda ter armações metálicas internas ou externas em cobre estanhado ou aço galvanizado, que promovem uma adicional proteção mecânica ao cabo elétrico.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: