Cobertura FIEE – 2ª parte

set, 2009

Edição 43, Agosto de 2009

Por Lívia Cunha e Mariana Gagliardi

Lançamentos FIEE

Inúmeros são os lançamentos e novidades apresentadas pelas empresas do setor elétrico por ocasião da 25ª edição da Feira da Indústria Elétrica e Eletrônica (FIEE). A data é bastante propícia, considerando o perfil do público e a quantidade de visitantes, que comparecem ao evento para justamente conhecer as novidades e as tendências deste mercado. Nesse sentido, em continuidade à cobertura do evento, iniciada na edição anterior, publicamos a seguir um série de notas sobre os novos produtos e destaques das empresas expositoras da 25ª FIEE. Confira.

 

 


Adimarco

 

www.adimarco.com.br

O CT Analyzer é um instrumento compacto para testes em transformadores de corrente. Com menos de 8 kg, ele realiza desmagnetização automática após a realização dos testes. O armazenamento interno dos dados realizado pelo aparelho é compatível com o sistema Microsoft Office e permite importar e exportar os dados em formato XLS (Excel).

 


Arteche

 

 

 

 

 

www.arteche.com

Um dos produtos apresentados pela Arteche foi o Smart CLAD, um cubículo de manobra, controle e proteção. Possui resistência a arco interno 40 kA – 1 s, permite a instalação de TPs fixos ou extraíveis, além de contar com barramentos isolados com grau de proteção IP 2X. As colunas são padronizadas para adequado dimensionamento e travamento da tomada de baixa tensão.

 


BCM

 

 

 

 

 

www.bcmautomacao.com.br

As unidades terminais remotas da BCM, para geração, transmissão e distribuição de energia, têm CPU de 32 bits nas unidades principais de processamento, com possibilidade de redundância e canais seriais RS 232 e RS 485. Trabalha com os principais protocolos de comunicação, como IEC 60870-5-101, DNP 3.0, Conitel, RP 570/571, SPA-BUS, entre outros.


Blutrafos

 

 

 

 

 

www.blutrafos.com.br

A Blutrafos lançou os transformadores de força a óleo, com potências de 225 kVA a 3000 kVA, nas classes de tensão de 7,2 kV, 15 kV, 24,2 kV e 36,2 kV. O produto possui radiadores do tipo corrugado, mas que podem ser também convencionais. A principal característica é que este transformador trabalha sem variação da pressão interna, pois o volume de óleo (com o aumento da temperatura) desloca-se para o tanque de expansão (conservador de óleo).

 


CM Comandos

 

 

 

 

 

www.cmcomandos.com.br

O destaque da CM Comandos foi a linha de nobreaks Conception Trifásicos, que utiliza a tecnologia DSP, de Processamento Digital de Sinais. Como diferenciais, o produto apresenta as medições em True RMS e a possibilidade de upgrade do firmware, implementando novas funções. Os nobreaks são on-line, senoidais, operam em dupla conversão e estão disponíveis na faixa de 5 kVA a 120 kVA.

 


Comtrafo

 

 

 

 

 

www.comtrafo.com.br

O destaque da empresa foi a linha de transformadores de classe de tensão até 145 KV e potência até 50 MVA. Com comutação com ou sem carga, o produto é destinado a aplicações como subestações rebaixadoras ou elevadoras, produtores independentes de energia, sistemas de geração e co-geração e concessionárias de energia.


Conprove

 

 

 

 

 

www.conprove.com.br

O destaque da Conprove Engenharia, o testador universal trifásico e analisador de energia CE-6003, é um equipamento hexafásico que realiza testes em sistemas de proteção elétrica. Em formato portátil, o produto pode ser usado tanto em campo quanto em laboratório, sendo capaz de testar, calibrar e aferir os diversos tipos de relés, medidores, transdutores e qualímetros. Com saídas trifásicas de corrente e tensão, é totalmente controlado por software (instrumentação virtual) e permite testes manuais e automáticos.

 


Cromatek

 

 

 

 

 

www.cromatek.com.br

As linhas de Leds, Power Leds, Leds SMD e lâmpadas dicróicas foram os principais produtos apresentados pela Cromatek. Os Power Leds, por exemplo, são Leds de potência utilizados em iluminação. Os modelos de 20 W, 50 W e 100 W podem ser utilizados em pontos de iluminação pública para uma redução no consumo de energia e aumento da eficiência energética.

 


Cummins Power Generation

 

 

 

 

 

www.cumminspower.com.br

Movidos a gás natural, GLP, diesel ou gasolina, os grupos geradores Cummins Onan, com potências entre 0,8 kW e 12 kW, são compactos e silenciosos. Podem ser usados em veículos especiais, nas áreas industrial, de mineração, construção e agricultura, entre outros. Para atender, em especial, ao mercado de telecomunicações, a Cummins lançou o grupo gerador SD 20000, de 20 kW.

 


Delta

 

 

 

 

 

www.deltaenergysystems.com.br

A novidade da Delta para a Fiee foi a linha de nobreaks da série NH. São equipamentos on-line de dupla conversão com IGBT no retificador/inversor e alto fator de potência na entrada/saída. Apresentam ainda baixa distorção harmônica na entrada e alta eficiência, garante a empresa. Sendo um produto modular expansível até 160 kVA, permite ao usuário um baixo investimento inicial com possibilidade de expansão de acordo com a necessidade. Os nobreaks da série NH podem ser gerenciados remotamente via SNMP.

 


Dutotec

 

 

 

 

 

www.dutotec.com.br

O destaque da Dutotec foi a atualização da sua linha de produtos com as novas tomadas brasileiras, para correntes até 20 A, seguindo as normas ABNT NBR 14136 e ABNT NBR 60884-1, que definem os novos padrões de tomadas e plugues fabricados e comercializados no país. A linha Dutotec de porta equipamentos, caixas de piso, adaptadores, colunas e totens já está preparada com as novas tomadas.

 


Elo

 

 

 

 

 

www.elonet.com.br

A Elo Sistemas Eletrônicos, empresa de medidores de energia, aproveitou a Fiee para lançar o seu novo site – www.elonet.com.br –, além de apresentar a alteração do design de medidores e layout dos seus produtos. A empresa inaugurou ainda neste ano duas novas filiais, uma planta fabril em Manaus e um escritório comercial em Campinas, somando quatro unidades, juntamente com a matriz de Porto Alegre e o escritório de São Paulo.

 


Embrasul

 

 

 

 

 

www.embrasul.com.br

Entre as novidades apresentadas pela Embrasul, estava o Controlador de Fator de Potência CM 4040, equipamento com display alfanumérico para visualização, sistema de rotação de estágios, fácil parametrização e configuração de timer para operação. Com peso de 1 kg, o CM 4040 tem alimentação de 80 Vac a 300 Vac, capacidade dos contatos de 10 A e 250 V, com consumo de aproximadamente 6 VA.

 


Festo

 

 

 

 

 

www.festo.com.br

Uma das novidades apresentadas pela Festo foi o sistema interativo ableDome. Ele cria um espaço de trabalho virtual por meio de hologramas, que orientam as ações do usuário passo a passo no processo de produção. Usado para atender rígidos padrões de qualidade, o ableDome conta ainda com um conjunto de câmeras que monitora a área de montagem e os processos do operador.

 


Frontec

 

 

 

 

 

www.frontec.com.br

A nova linha de abraçadeiras de aço inoxidável da Frontec é fabricada em aço AISI 304 ou em aço AISI 316. As peças estão disponíveis em vários comprimentos nas larguras de 4,6 mm e 7,9 mm e têm uma tensão mínima na amarração de 200 libras para as abraçadeiras de 4,6 mm e de 450 libras para as de 7,9 mm. Esta linha de abraçadeiras pode ser utilizada em ambientes off-shore e tem resistência a altas temperaturas, radiações ultravioletas e exposição à maresia.

 


Full Gauge

 

 

 

 

 

www.fullgauge.com.br

O PhaseLOG plus, um dos lançamentos da Full Gauge, é um instrumento microprocessado para monitoramento da rede elétrica e proteção de equipamentos trifásicos e monofásicos. O produto funciona ainda como voltímetro sequencial, tendo memória de armazenamento interna do que aconteceu na rede elétrica nos últimos 30 dias. Ele pode monitorar a rede elétrica via internet, pelo celular ou computador.

 


Gimi

 

 

 

 

 

www.gimi.com.br

Um dos destaques da Gimi foi a linha de cubículos Maggiore tipo Metal-Clad extraível 25 kA de 1 kV a 15 kV. Destinada para utilização em ambiente abrigado, a linha possui quadro blindado com isolamento a ar, compartimentos segregados por meio de partições metálicas, unidades funcionais garantidas à prova de arco interno, entre outros. Os cubículos Maggiore podem ser aplicados em indústrias de papéis, cimento, empresas e centrais elétricas, transportes e serviços.

 


HellermannTyton

 

 

 

 

 

www.hellermanntyton.com.br

O novo sistema para organização e proteção de cabos Helawrap é uma evolução dos espirais convencionais. Além do tubo para cobertura, o produto é composto por uma ferramenta que permite que o tempo de instalação seja reduzido. Pode ser removido e reaplicado e está disponível nas cores preto e branco.

 


ICR

 

 

 

 

 

www.icr-reles.com.br

A novidade da ICR foi o
multímetro gráfico-numérico TRMS, da série MTX portátil, da francesa Chauvin Arnoux. Com memória para 6.500 medições, o multímetro mensura frequência, temperatura, corrente e tensão. Com canal serial RS232, USB e Bluetooth, o produto que já estava disponível na Europa, chegou ao Brasil durante a Fiee 2009.

 


Indelt

 

 

 

 

 

www.indelt.com.br

Os capacitores trifásicos tipo GFQ são elaboradas a partir de células capacitivas monofásicas, fabricadas com bobinas de filme polipropileno metalizado (PPM) e montadas em caixas metálicas. O produto tem grau de proteção IP 21, para instalação em ambientes abrigados, e tensões nominais de 220 V, 380 V, 440 V e 480 V. Os capacitores GFQ são usados para correção do fator de potência e podem ser produzidos com fusíveis, chave seccionadora, contator e controlador horário.

 


Intelli

 

 

 

 

 

www.grupointelli.com.br

O Grupo Intelli apresentou ao mercado o Kit de aterramento KA-512, que protege as instalações contra choques, sobrecargas, sobretensões e curto-circuito. O kit é composto por uma haste IHR 512 com um rabicho (fio CS, de aço cobre, 10 mm”, 1,50 m de comprimento) e um conector tipo parafuso fendido (PF-10). Atua na proteção de equipamentos eletrônicos sensíveis, como computadores, televisores, entre outros. Com as empresas Intelli e Coppersteel Bimetálicos, foram lançados ainda outros produtos, como o terminal para conexões em sistemas de distribuição de energia elétrica, terminais e luvas para cabos flexíveis.

 


Instronic

 

 

 

 

 

www.instronic.com.br

Um dos destaques da empresa foi a Câmera Multi-Espectral Ultravioleta/Infravermelho, chamada de sistema MultiCAM. O produto oferece imagens simultâneas e em tempo real de pontos de aquecimento (termográfico e infravermelho) e do efeito corona (ultravioleta). Pode ser utilizado tanto em inspeções à luz do dia, à noite ou em ambientes fechados com luz artificial. Em formato portátil, ela tem saída de vídeo e display viewfinder colorido.

 


Instrumenti

 

 

 

 

 

www.instrumenti.com.br

O lançamento da Instrumenti foi o transformador de potencial TPI25A para uso interno. Com tensão máxima de trabalho de 25 kV e tensão primária de 15 kV a 24,2 kV, o produto tem potência térmica de 500 VA a 1000 VA, classe de temperatura A e peso de 28 kg.

 


Kap

 

 

 

 

 

www.kap.com.br

Como destaques da Kap foram apresentados os interruptores e relés de segurança, das séries LES e RS, e os auxiliadores de comando e sinalização em termoplástico para fixação em painéis. A variação de seção desses auxiliares é de 22 mm a 30 mm, nas versões de moldura redonda ou quadrada. A série C9 de unidade de comando foi o lançamento da feira. Voltada para baixa potência, apresenta moldura redonda para furo de 22 mm e terminais de parafuso com arruela auto-retrátil.

 


Kcel

 

 

 

 

 

www.kcel.com.br

A Kcel, fabricante de motores e fios esmaltados, aproveitou a Fiee para lançar sua nova marca: a Nova. A ideia da empresa é que a nova marca seja associada à força, durabilidade, economia, rendimento e desempenho, inovando no atendimento e no oferecimento de soluções para a área de motores, geradores e fios.

 


Kraus & Naimer

 

 

 

 

 

www.krausnaimer.com.br

A nova série KF da Kraus & Naimer possui grande distância de isolação e alta capacidade de comutação na categoria de uso para motores em AC-23 A. O produto apresenta capacidade de interrupção de 16 A a 32 A e de comutação até 690 V. Na série KF, as chaves seccionadoras liga-desliga podem ter de 1 a 9 polos e as chaves de transferência de 1 a 4 polos. Uma novidade das seccionadas da série KF é que a unidade interruptora pode ser removida do trilho DIN com uma chave de fenda combinada ou chave Phillips.

 


Kron Conectores

 

 

 

 

 

www.kronconectores.com.br

Constituído de alumínio revestido por material polimérico, o conector perfurante para ligação de consumidores do modelo Katro é aplicado sobre o condutor principal da rede por meio de uma chave de catraca e soquetes comerciais. Possui quatro saídas por fase (e disponibilidade para uma quinta saída opcional) e é apresentado em dois tipos, em função da seção do condutor principal. Os condutores principais e derivações podem ser tanto de cobre quanto de alumínio com conexões bimetálicas.

 


Kron Medidores

 

 

 

 

 

www.kron.com.br

Os detectores de falhas e analisadores preditivos para motores elétricos foram os destaques da Kron Medidores na Fiee deste ano. Os produtos da linha PA fazem monitoramento de sistemas com motores elétricos
trifásicos e, utilizando a tecnologia MCM, realizam o monitoramento contínuo da condição da aplicação (on-line). Com apenas sinais elétricos, de tensão e corrente, o sistema consegue prever o acontecimento de falhas progressivas. A linha é composta pelos detectores de falhas e analisadores preditivo PA-01 e PA-02 e pelo PA-MCM.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: