Cobertura FIEE – 1ª parte

set, 2009

Edição 43, Agosto de 2009

Por Mariana Gagliardi

Lançamentos FIEE

Inúmeros são os lançamentos e novidades apresentadas pelas empresas do setor elétrico por ocasião da 25ª edição da Feira da Indústria Elétrica e Eletrônica (FIEE). A data é bastante propícia, considerando o perfil do público e a quantidade de visitantes, que comparecem ao evento para justamente conhecer as novidades e as tendências deste mercado. Nesse sentido, em continuidade à cobertura do evento, iniciada na edição anterior, publicamos a seguir um série de notas sobre os novos produtos e destaques das empresas expositoras da 25ª FIEE. Confira.

 

 


 

3M

www.3m.com.br

Uma das novidades da 3M é o fluido de combate a incêndio Novec*1230. Elaborado a partir de bases tecnológicas sustentáveis, este produto tem, segundo a empresa, maior margem de segurança, menor potencial de aquecimento global de agentes limpos e potencial zero de agressão à camada de ozônio. O produto extingue o fogo por meio do efeito de resfriamento e é indicado para ambientes, como salas de controle de telecomunicações, salas com equipamentos eletrônicos e de informática, aeronaves e aplicações militares críticas.

 

 


 

BAUR

www.baur.at

A Baur, juntamente com a empresa italiana FSER, sua nova parceira desde o início de 2009, apresentou um novo sistema de localização de defeito Shirla. O produto testa cabos e os seus revestimentos e identifica “defeitos” na blindagem (pin-poiting). Com o método de tensão de passo, é possível que seja efetuada uma localização de defeito do revestimento com auxílio de receptores de busca KFM1 ou UL 30.

 

 


ALUBAR

 

 

 

www.alubar.net

A Alubar esteve presente na Fiee para reafirmar seu nome no mercado e reforçar seu último lançamento, o cabo 15 KV, de acrílico ecológico, utilizado em redes compactas aéreas, indicado para regiões urbanas arborizadas. O produto possui cobertura polimérica em XLPE anti-tracking, que protege a linha de fugas de correntes acidentais e é produzido conforme a norma NBR 11.873, com seções variando de 35 mm² a 300 mm².

 

 


BALESTRO

 

 

 

www.balestro.com

Uma nova linha de isoladores poliméricos para redes de distribuição é a novidade da Balestro. Com um modelo de terminais “gancho-manilha”, os isoladores poliméricos podem ser fixados diretamente ao poste, dispensando o uso de terminais manilha-sapatilha e gancho. Assim, é possível reduzir o tempo de instalação e eliminar a necessidade de materiais acoplados ao isolador.

 

 


COFIBAM

 

 

 

www.cofibam.com.br

A Cofibam apresentou os cabos da série Cofivinil HEPR, NC E MT para altas e médias tensões. Os cabos Cofivinil HEPR (4 condutores), 0,6/1 kV, 90 ºC, são utilizados em circuitos de alimentação e distribuição de energia, em instalações fixas em bandejas, canaletas, eletrodutos e diretamente enterrados no solo. O condutor é formado por fios de cobre eletrolítco nu, apresentam têmpera mole e encordoamento classe 05.


SEC POWER

 

 

 

www.secpower.com.br

As baterias First Power 6 V e 12 V, da série AG (VRLA), são os lançamentos da Sec Power. Com tecnologia AGM com eletrólito absorvido, as baterias trazem vaso em resina ABS especial com elevada resistência mecânica e alto ponto de fusão. Operam em ambientes de alta temperatura, até 70 ºC, e são indicadas para uso em nobreaks, em sistemas de energia alternativa e nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia.


JNG

 

 

 

www.jng.com.br

A JNG levou para a feira o seu novo catálogo de produtos, que traz, entre outras novidades, os disjuntores DZ47, JCB360 e JCB100. Estes foram projetados e desenvolvidos para proteção de circuitos elétricos em condições normais de sobrecarga e curto-circuito em instalações residenciais, comerciais e industriais, com grau de proteção IP 20 (IP 00) e para frequências nominais de 50 Hz/60 Hz.

 

 


BRASPEL

 

 

 

www.braspel.com.br

A Braspel apresentou transformadores de corrente e de potencial para proteção e medição elétrica, indicados para linhas primárias de 15 kV a 36,2 kV. Fabricado com resina epóxi sob alto vácuo e distribuição de campo elétrico uniforme, os produtos podem ser utilizados em instalações em cubículos, painéis ou subestações externas.

 

 


CONDUMAX

 

 

 

www.condumax.com.br

A nova linha de cabos Maxlink G-flex da Condumax traz nova cobertura e isolação, que permitem que os cabos sejam mais flexíveis. Formado por fios de cobre nu eletrolítico, têmpera mole, encordoamento classe 4 (1,50 a 6,00 mm²), os cabos dessa linha possuem mais resistência e durabilidade. O produto é utilizado em instalações fixas de força e luz, em prédios industriais, comerciais e residenciais, em circuitos de distribuição, em circuitos terminais e em linhas subterrâneas de energia de baixa tensão. Segundo o fabricante, sua classe térmica mais elevada (90 ºC) permite maior capacidade de condução de corrente e maior capacidade de condução de corrente do que o seu equivalente em PVC (70 ºC).

 

 


POLEODUTO

 

 

 

www.poleoduto.com.br

A Poleoduto levou para a Fiee os leitos para cabos recomendados para sustentar e distribuir cabos leves e pesados. Esses leitos são funcionais e seguros, permitindo inspeção visual. São produzidos em diversos acabamentos e tamanhos.

 

 


EMB

 

 

 

www.emb.ind.br

A empresa aproveitou a feira para lançar a máquina elétrica para cortar e decapar fios. A MPE-1 é indicada para grandes variedades de comprimentos e bitola de cabos, com médias quantidades de corte e decape. Possui um set up de dois minutos e memória para armazenar a programação.

 

 


URKRAFT

 

 

 

www.urkraft.com.br

Novidade da Urkraft, o sistema de selagem de transformadores tem como função evitar a contaminação do óleo mineral isolante proveniente de “agentes contaminantes”, evitando gastos com manutenção. O sistema é composto do tanque-pulmão e de acessórios próprios para instalação ao tempo. O tanque-pulmão é dimensionado em função do volume total de óleo do transformador. A empresa informa que o sistema não interfere na operação do transformador e também não transmite sobrepressão ao óleo mineral isolante.

 


MAURIZIO

 

 

 

www.maurizio.com.br

A Maurizio lançou na Fiee deste ano o isolador Pilar tipo MIP. Este produto foi desenvolvido para operar em redes de distribuição com tensão de 15,27 kV e 38 kV. Fabricado de borracha de silicone, o isolador tipo MIP é mais leve e compacto – comparado aos isoladores de vidro ou porcelana – e indicado para aplicação em cruzeta de madeira ou aço.

 

 


RCG

 

 

 

www.rcg.com.br

A RCG destacou sua linha de luminárias de alto rendimento para duas ou quatro lâmpadas. Fabricadas de chapa de aço carbono fosfatizada, as luminárias apresentam pintura eletrostática a pó (híbrida poliéster/epóxi) e refletor de filme de poliéster metalizado. As peças atendem a ambientes como bancos e hospitais.

 

 


MARANGONI

 

 

 

www.marangoni.com.br

A novidade da Marangoni é o radiador expansível VVR, produto que mantém o desempenho de refrigeração dos radiadores atuais com a função de absorver a expansão e a contração do óleo, eliminando os tanques de expansão (conservadores) e permitindo a hermeticidade dos transformadores. Entre os benefícios citados pelo fabricante, o radiador, por não ter contato com o ar, o óleo do transformador hermético não sofre alteração de suas propriedades (oxidação).

 

 


CONEX

 

 

 

www.conex.ind.br

A Conex levou para a Fiee um guia completo de seus produtos e expôs um de seus produtos no estande. A peça exibida foi a luminária pública fechada CX/X109-AC, que apresenta, entre outras características, corpo, aro e alojamento em liga de alumínio fundido, refletor em alumínio anodizado e refletor acrílico transparente. Demanda uma lâmpada a vapor mercúrio ou a vapor de sódio de 250 W ou 400 W.

 

 


KANAFLEX

 

 

 

www.kanaflex.com.br

Entre os destaques da Kanaflex esteve o Kanalex com diâmetro de 8’’ ou 200 mm. O subduto é indicado para a proteção de cabos subterrâneos e fornecido em rolo de 30 metros em fita de adesivo e fio-guia. Traz diâmetro interno e livre de 206 mm.

 

 


PEVESOL

 

 

 

www.grupopevesol.com.br

A Pevesol aproveitou a oportunidade para divulgar a conquista da certificação ISO 9001-2000 em sua produção. Além disso, destacou durante a feira o Peveduto HD (Heavy Duty), um novo duto de polietileno de alta densidade – PEAD, indicado para acabamento subterrâneo em obras de infraestrutura com alta demanda de segurança. O Peveduto HD é fabricado nos seguintes diâmetros nominais: 50 mm, 63 mm, 90 mm, 110 mm, 125 mm, 160 mm e 200 mm. O produto é homologado pelas concessionárias AES Elteropaulo, CPFL, Cemig, Light, Celesc e outras.

 

 


CP ELETRÔNICA

 

 

 

www.cp.com.br

A CP Eletrônica, especializada em nobreaks, lançou uma proposta ecológica na sua linha de nobreaks TOP-DSP na Fiee. O eco-design do TOP-DSP traz gabinete com tampas modulares e é formado por peças que se encaixam, dispensando o emprego de parafusos, uma proposta que, segundo a empresa, além de diminuir a quantidade de materiais utilizados na produção, também torna mais prático o processo de manutenção. Está disponível nas potências entre 40 kVA e 250 kVA.

 

 


SEW EURODRIVE

 

 

 

www.sew-eurodrive.com.br

Um dos principais lançamentos para a feira é a linha global de motores elétricos de indução de alto rendimento, o motor DR. O produto pode ser encontrado nas potências de 0,37 kW a 200 kW e em carcaças que variam do tamanho 71 ao 315. O novo motor da SEW atende às normas de níveis de rendimento das certificações do Brasil, de diversos países da Europa, EUA, Austráli

a e outros.

 

 


ABB

 

 

 

www.abb.com.br

A ABB levou para a Fiee novidades em produtos e em cases de eficiência energética em diversos segmentos industriais. Um dos lançamentos destacados foi a nova linha de disjuntores de baixa tensão, chamada TMAX. Os disjuntores interrompem correntes em sistemas de eletricidade em condições normais e de curto-circuito. A empresa informa que os dispositivos reduzem a quantidade de dióxido de carbono emitido enquanto está em operação, utilizando menos ferro e cobre para produzir menores perdas.

 

 


FINDER

 

 

 

www.findernet.com

Uma das novidades da Finder foi o relé rápido da série RR que apresenta tempo de operação inferior a 3 ms. De acordo com a fabricante, o grande diferencial do produto é a possibilidade de energização contínua. São quatro contatos reversíveis com capacidade nominal de 8 A e 250 VAC. O relé apresenta ainda baixa dissipação de energia, dimensões reduzidas e permite montagem direta em trilho com conexões das fiações uniformes. Pode ser encontrado nas versões com tensões de alimentação de 48 VDC, 110 VDC a 125 VDC, 220 VDC e 250 VDC.

 


GE CONSUMER & INDUSTRIAL

 

 

 

www.geindustrial.com.br

Durante a Fiee, a GE destacou sua nova linha de iluminação por Leds. Até 85% mais econômica, mais eficiente e ecológica, a nova linha é composta por produtos para aplicações residenciais e comerciais. Um deles é a lâmpada GE PAR 20, uma solução com alta fidelidade de cor e iluminação. Livre de chumbo, apresenta consumo de 7 W e IRC de 82; fornece 200 lúmens e possui facho luminoso focal. Outra novidade é o sistema GE Led Cove, indicado para ambientes internos residenciais e comerciais. O GE Led Cove pode ser aplicado em lojas, hotéis, restaurantes e at é residências, que usam as soluções decorativas das sancas e luzes de perímetro, com redução de custos e impactos ambientais, quando comparados às lâmpadas comuns (incandescentes e fluorescentes).

 

 


ACE SCHMERSAL

 

 

 

www.shmersal.com.br

O controlador de segurança PSC foi a novidade da ACE Schmersal na Fiee 2009. Desenvolvido para garantir maior segurança nos processos e sistemas de máquinas e equipamentos industriais, o controlador possui várias funções de segurança, como supervisão de comando bimanual, calço de segurança, cortina de luz, scanner laser, proteção de portas e tapetes de segurança. O produto permite ainda a programação de outras funções, como monitoramento de blocos e válvulas hidráulicas e pneumáticas de segurança, como também funções de processos e automação. É indicado para pequenas e grandes aplicações, de 14 a 254 I/O’s.

 


PROVITEL / IDEAL INDUSTRIES

 

 

 

www.provitel.com.br

www.idealindustries.com

Lançamento da Provitel, a câmera de termovisão Ideal HeatSeeker 61-844, fabricada pela Ideal Industries, é um sistema indicado para realização de serviços de inspeção de instalações elétricas industriais. Detecta previamente riscos de falhas e incêndios em equipamentos e instalações, além de apresentar recursos que permitem a rápida superposição da imagem térmica à imagem digital, facilitando a identificação e a localização dos potenciais problemas. Armazena até 1.000 imagens no cartão de memória tipo SD incluso e opera na faixa de temperatura de -10 ºC a 350 °C.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: