Balanço “Ex”: panorama e retrospectiva de 2016 – Parte 2

dez, 2016

Em continuidade ao artigo anterior, destacamos mais algumas ações importantes ocorridas ao longo de 2016 e que dizem respeito ao setor de instalações elétricas em áreas classificadas, sob o ponto de vista da segurança.

Reuniões gerais do IECEx na África do Sul

Foram realizadas entre os dias 5 e 9 de setembro, na África do Sul, as reuniões plenárias do IECEx – Sistema de Certificação da IEC em relação às normas sobre atmosferas explosivas. Estas reuniões gerais do IECEx contaram com a presença de mais de 100 delegados, representantes dos 33 países que participam do IECEx, incluindo cinco profissionais representantes do Brasil. Mais informações em:

http://www.iecex.com/umhlanga

Certificação no Brasil de novas empresas de prestação de serviços “Ex”

Foram certificadas ao longo de 2016 seis novas empresas de prestação de serviços de reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex”. Estas empresas foram certificadas de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR IEC 60079-19 e dos Documentos Operacionais IECEx OD 314-5 e IECEx OD 315-5. Desde 2009 até o presente momento foram certificadas no Brasil 67 empresas de prestação de serviços de reparo de equipamentos “Ex”, localizadas em dez Estados do Brasil: RJ, SP, MG, ES, PR, RS, SC, BA, CE e GO.

Lançamento do sistema de certificação IECEx para equipamentos mecânicos “Ex”

Foi oficialmente lançado pelo IECEx em agosto de 2016 o sistema de certificação de equipamentos mecânicos “Ex”. Este sistema tem como base as normas ISO 80079 – Partes 36 / 37 / 38, publicadas em fevereiro de 2016. Este sistema de certificação do IECEx foi totalmente integrado ao demais sistemas online de certificação, incluindo a apresentação pública dos certificados (ExCoC), relatórios de ensaios (ExTR) e relatórios de avaliação do sistema da gestão da qualidade (ExQAR).

Primeiros certificados de conformidade IECEx para equipamentos mecânicos “Ex”

Foram emitidos nos meses de junho, setembro e novembro de 2016 os primeiros certificados internacionais IECEx para equipamentos mecânicos “Ex”, destinados para instalação em áreas classificadas contendo atmosferas explosivas de gases inflamáveis ou de poeiras combustíveis. Os certificados internacionais para equipamentos mecânicos “Ex” encontram-se disponíveis para acesso público no sistema no sistema online de certificação do IECEx e podem ser encontrados com a pesquisa pela ISSO 80079 – http://iecex.iec.ch/iecex/exs.nsf/ex_eq.xsp?v=e.

Reuniões do TC-31 da IEC em Frankfurt

Foram realizados entre os dias 3 e 14 de outubro de 2016, na cidade de Frankfurt, na Alemanha, reuniões de Grupos de Trabalho e Plenárias do TC 31 da IEC – Equipment for explosive atmospheres. Nestas reuniões foram revisadas e atualizadas diversas normas técnicas internacionais das séries IEC 60079 – Atmosferas explosivas e ISO/IEC 80079 – Equipamentos mecânicos “Ex”.

https://www.linkedin.com/pulse/reuni%C3%B5es-do-tc-31-da-iec-sobre-normas-internacionais-de-bulgarelli?trk=mp-author-card

Aprovação formal de termo de cooperação entre o TC 31 e o IECEx da IEC

Foi oficialmente aprovado nas reuniões do SMB da IEC (Standardization Management Board) durante as reuniões gerais da IEC em 13/10/2016 em Frankfurt um “Liaison” (termo de cooperação) entre os sistemas de certificação do IECEx e as normas técnicas do TC 31, sobre cujas normas são baseados os sistemas internacionais de avaliação da conformidade do IECEx.

Aprovação da NCC Certificações do Brasil em auditoria de manutenção na acreditação internacional IECEx

O Organismo de certificação Associação NCC Certificações do Brasil, com sede em Campinas (SP), recebeu em 7 de outubro de 2016 a aprovação em auditoria de manutenção na sua acreditação pelo IECEx, no Sistema de certificação de equipamentos “Ex”. O relatório da auditoria de manutenção da NCC Certificações do Brasil está disponível para acesso público no website do IECEx:

http://www.iecex.com/committee_docs/ExMC_1186_R_Re-assessment_report_NCC_BR.pdf

Apresentação da Abiquim para a Abinee

Foi realizada no dia 27 de outubro de 2016 uma apresentação da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) para a Associação Brasileira da indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), com o tema “A Indústria Química e seus Desafios”. Foi ressaltada, dentro dos fundamentos da indústria química, a necessidade de qualificação da mão de obra. Foram destacados nesta apresentação, dentre os pontos de destaque da Abiquim, temas de interesse relacionados à confiabilidade das instalações ao longo do seu ciclo total de vida, incluindo certificação de empresas de prestação de serviços “Ex”, de competências pessoais em atmosferas explosivas e de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”.

Primeiros certificados IECEx sobre competências pessoais “Ex” emitidos para profissionais brasileiros

Foi emitido em 14 de novembro de 2016, dentro do sistema IECEx, o primeiro Certificado Internacional de Competências Pessoais em atmosferas explosivas emitido para um profissional brasileiro. Os certificados sobre competências pessoais “Ex” emitidos pela UL do Brasil para profissionais brasileiros estão disponíveis para acesso público no sistema online de certificação do IECEx. A pesquisa pode ser feita pelo campo ExCB (ULBR) ou pela localização (Brasil): http://iecex.iec.ch/iecex/exs.nsf/ex_pe.xsp?v=p.

Novos certificados IECEx para fabricantes brasileiros de equipamentos “Ex”

Foram emitidos em 2016 no IECEx dois novos certificados internacionais de conformidade para equipamentos “Ex” para fabricantes brasileiros: GEVISA e SERMATEX. Até o presente momento foram obtidos por fabricantes brasileiros, no total 86 certificados internacionais IECEx, sendo 50 certificados IECEx por fabricantes brasileiros com instalações no Brasil e 36 certificados IECEx obtidos por fabricante brasileiro (WEG) com instalações em outros países (Portugal).

Workshop sobre atmosferas explosivas da empresa de serviços de reparo “Ex” Metalock em Santos/SP

Foram feitas apresentações sobre o ponto de vista do usuário sobre instalações “Ex” seguras, sobre o sistema de certificação de serviços de reparo “Ex”, a norma ABNT NBR IEC 60079-19 e sobre a necessidade dos usuários na contratação de empresas de prestação de serviços “Ex” certificadas de acordo com os Documentos Operacionais dos sistemas de certificação do IECEx. http://www.metalock.com.br/

Considerações sobre o panorama “Ex” em 2016

  • Pode ser verificado que estão sendo realizadas no Brasil e em diversos outros países do mundo, ações no sentido de aumentar a abrangência dos sistemas de certificação em atmosferas explosivas. Estas ações seguem as recomendações da ONU sobre o alinhamento dos regulamentos locais dos diversos países participantes com os sistemas do IECEx.
  • Ações como estas são necessárias para a elevação dos atuais níveis de segurança das instalações brasileiras envolvendo plantas industriais contendo atmosferas explosivas, tanto terrestres como marítimas, bem como das pessoas que nelas trabalham.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: