Atitude Editorial Lança Coleção ENERGIA

set, 2009

Edição 43, Agosto de 2009

Por Flávia Lima

Coquetel de lançamento, realizado no Centro Brasileiro Britânico, reuniu sumidades do setor elétrico, colaboradores, parceiros e amigos da publicação

Patrocinadores brindam ao lançamento do primeiro volume da Coleção Energia

Mais uma ideia inovadora. Na carona do sucesso da Coleção Elétrica – conjunto de quatro edições que trouxe à tona histórias do mundo das instalações elétricas – a Atitude Editorial lança a Coleção Energia, voltada para o setor elétrico de modo geral e que busca relatar as transformações sociais a partir da evolução da aplicação da eletricidade. O primeiro volume do projeto foi recebido em grande estilo: em um coquetel de lançamento, realizado no último dia 27 de julho, no Centro Brasileiro Britânico (CBB), em São Paulo.

Solenidade foi iniciada pelo jornalista Heródoto Barbeiro

A festa recebeu cerca de 300 convidados, divididos entre colaboradores, amigos, fontes, especialistas e parceiros comerciais, que prestigiaram o evento e foram surpreendidos com algumas novidades durante a festa, como um blecaute proposital para chamar a atenção para a nossa dependência por eletricidade, explicado logo em seguida por um vídeo de apresentação do projeto. Alguns convidados também foram pegos de surpresa por caricaturistas de plantão, que retrataram as nuances mais interessante de algumas pessoas presentes. O intuito do evento foi apresentar a Coleção Energia e reforçar o papel da editora, enquanto criadora de publicações que fomentem e contribuam para a disseminação de informações técnicas de alto valor tecnológico agregado. Da mesma maneira, o evento serviu como ambiente de network para os especialistas e empresários presentes.

Paulo Lott, da Cemig, parabenizou a iniciativa da editora em seu discurso

Miguel Colasuono, da Eletrobrás, comentou o alto nível dos convidados presentes

A solenidade foi então iniciada pelo jornalista, apresentador e historiador Heródoto Barbeiro, que abrilhantou a cerimônia. Logo em seguida, o diretor da Atitude Editorial, Adolfo Vaiser, proferiu algumas palavras de agradecimento e convidou os patrocinadores da Coleção Energia a se aproximarem do palco para um brinde. Antes, porém, o diretor administrativo da Eletrobrás e ex-prefeito de São Paulo, Miguel Colasuonno, falou sobre a importância de trabalhos como o que estava sendo apresentado e comentou o nível dos convidados, entre os quais estavam empresários da indústria eletroeletrônica, renomados especialistas e acadêmicos.

Cerca de 300 convidados prestigiaram o evento

Mituo Kishe (Itaim Iluminação), Cesar Ricci (WGR) Juliana Iwashita e Carol Ioshida, ambas da Itaim Iluminação

Telma Milani, Maria Helena Milani, José Adário Milani, todos da Braspel; e Ana Maria Rancoleta (Atitude Editorial)

Conteúdo

Constituída por quatro volumes a serem publicados até o fim deste ano, a Coleção Energia deverá trazer mais do que informações sobre fatos e datas históricas, mas uma análise aprofundada sobre os principais momentos da história da eletricidade e suas consequências para a sociedade, passando pelas esferas do trabalho, da saúde, do lazer e do conforto, a partir da evolução do uso da energia elétrica ao longo do último século.

Reinaldo Lima (Afap), Fábio de Paula (Afap), Antonio Gonçalves de Farias Neto (Carthom’s) e Armando Viana (Carthom’s)

A primeira edição foi estreada com um artigo do professor e ex-ministro da Educação, José Goldemberg, que imaginou o papel da energia elétrica no mundo do fim do século XXI. Sua reflexão caminhou pela automatização da sociedade e pela solidificação das energias renováveis. A eletricidade na medicina, no transporte e na vida doméstica foram alvos de reportagens deste primeiro número, que contou também a passagem da força animal para a motriz, a luta do Brasil pelo urânio e tornou público o depoimento do engenheiro Cláudio Gillet, um dos precursores das instalações subterrâneas no país.

Mariana de Paula (Anti Design) e Adolfo Vaiser (Atitude Editorial)

Simone e Adolfo Vaiser (Atitude Editorial), Meire e Edson Martinho (Lambda Consultoria), Flávia Lima (Atitude Editorial) e João Barrico (Engeletric)

Os próximos três volumes continuarão com a missão de explorar os rumos tomados pelo mundo a partir da evolução da eletricidade aplicada. Nesse sentido, a Coleção Energia continuará ouvindo as mais experientes fontes, as quais vêm observando a mutação da realidade diante do desenvolvimento da geração e da distribuição de eletricidade, do progresso da indústria por conta do avanço das técnicas de uso da eletricidade e do incentivo ao crescente consumo de equipamentos e produtos que demandam energia elétrica.

 

A história da eletrificação no Brasil, o desenvolvimento trazido por Itaipu e pelas grandes hidrelétricas brasileiras, o progresso da comunicação, as técnicas de geração, a importância da eletrônica, eficiência energética e meio ambiente são temas a serem desvendados pelos três volumes que completarão esta Coleção.

Mariana Kokron (Wirex Cable), Adolfo Vaiser (Atitude Editorial) e Andréia Silva (Wirex Cable)

João Batista Pizzolatto Filho (Ápice), Antônio Oscar Simões (Emerson), Bárbara Maurício Pizzolatto (Ápice), Ana Carolina Cardoso (Emerson) e Luciano Garrido (Emerson)

Ana Maria (Atitude Editorial), Fernando Montanhano (Conexel) e Marcos Herrera (Engexplo)

A elaboração das paut

as contou com um Conselho Editorial formado pelos engenheiros Cyro Bernardes Barbosa (MCPar Engenharia), Cyro Boccuzzi (Andrade & Canellas), Sérgio Bogomoltz (consultor técnico), Hilton Moreno (consultor técnico), as historiadoras Isabel Félix e Márcia Pazin (ambas da Fundação Energia e Saneamento) e pelo engenheiro e historiador Gildo Magalhães dos Santos.

Este trabalho foi possível ainda graças à confiança de empresas que apoiaram a ideia e a tornaram possível: Eletrobrás, 3M, Afap, Ápice/Emerson, Cemig, Governo de Minas Gerais, Nambei, Isolet, Novemp e SEL.

Newton Duarte (Siemens e Abinee), Cláudio Gillet Soares e Adolfo Vaiser

Bruno Badan (Núcleo dos Jovens Empeendedores – NJE), Fábio de Paula (Afap), Milton Badan (diretor do CIESP) e José Ricardo de Paula (Afap)

Com mais este trabalho, a Atitude Editorial contribui para o constante aprendizado dos seus leitores, já habituados com literatura técnica. A Coleção Energia tem o propósito de oferecer a este público informações históricas, culturais, sociais e antropológicas sobre esse passado tão presente em nosso cotidiano. Afinal de contas, o que seria do mundo sem energia elétrica?

Equipe Atitude Editorial


 

Se você ainda não recebeu o primeiro volume da Coleção Energia e gostaria de conhecê-lo, solicite um exemplar pelo e-mail redacao@atitudeeditorial.com.br

Comentários

Deixe uma mensagem