Algumas orientações para instalações Ex

nov, 2016

Outubro de 2016

Por Marcos Herrera*

As instalações elétricas em áreas classificadas devem seguir as normas listadas na Tabela I, além das específicas para cada tipo de produto. Para uma escolha adequada, é necessário ter acesso à classificação de áreas. Este documento define a nomenclatura (Ex. IIB T6 para gases), assim como o nível de segurança (Ex. Gb para gases ou IIIA T55ºC Db para poeiras). Observe que, no caso de poeiras, o valor é nominal e numérico. A classe de temperatura deve ser observada na escolha dos produtos Ex, no caso de luminárias é imprescindível avaliar a classe de temperatura em função da escolha do elemento gerador de luz (lâmpada, módulo Led). A classificação de áreas define a(s) Zona(s) (0, 1, 2 para gases ou 20, 21 ou 22 para poeiras), o que não consta nos certificados de conformidades dos produtos, assim, a escolha adequada deve seguir conforme indicado na Tabela II.

Tabela I – Normas para instalações elétricas em áreas classificadas
ed-128_dicas-de-instalacao_tab-1

Tabela II – Classificação de áreas
ed-128_dicas-de-instalacao_tab-2

Tabela III – Tipos de proteção
ed-128_dicas-de-instalacao_tab-3

É bom observar adequadamente a classificação de temperatura dos equipamentos elétricos com a classificação de temperatura, como o exemplo para poeiras: para uma área classificada como III B T200ºC Zona 22 nível de segurança Dc, o produto a ser escolhido deve ter, no mínimo, nível de segurança Dc – produtos com nível de segurança Db podem ser aplicados neste exemplo – e a classe de temperatura do equipamento elétrico deve ser inferior a 200 ºC. Dessa maneira, uma luminária Ex classificada como T85ºC, T135 ºC ou até T195 ºC é indicada para esta área. Em resumo, a potência de superfície do equipamento elétrico deve ser menor que a temperatura indicada na classificação da área.

Tabela IV – Classes de temperatura
ed-128_dicas-de-instalacao_tab-4

Em áreas classificadas para poeiras não é necessário utilizar equipamentos à prova de explosão, podem ser utilizados equipamentos marcados como Ex t. A maioria dos equipamentos Ex pode ser utilizada nestas áreas (Ex d; Ex e; Ex n), já que os equipamentos já foram avaliados com relação ao grau de proteção e à elevação de temperatura, porém, eles devem atender ainda aos requisitos construtivos e de ensaios da ABN NBR IEC 60079-31. No caso de luminárias Ex, é necessário atentar para os requisitos da ABNT NBR IEC 60079-0, item 6.2.2, que determina, no máximo, 5 mW/mm2 para nível de segurança Db e 10 mW/mm2 para nível de segurança Dc.


*Marcos Herrera é engenheiro eletricista e responsável pela engenharia da Melfex.

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: