A hora é de criar

jun, 2015

Edição 112 – Maio de 2015
Por José Starosta – Consultor Técnico

Choradeiras por todos os lados, até o time do Tite não anda lá bem das pernas, fazer o quê? Arregaçar as mangas e, com as armas que temos, ir à luta. As recomendações clássicas dos gurus de plantão para as épocas não muito oportunas como a que estamos passando são as arrumações internas, análise da posição dos clientes, restruturações, entendimento da situação, planejamento, atenção à área comercial e recapacitação de pessoal, sendo esta a minha preferida, afinal, sempre é hora de se aprender alguma coisa. Claro que a recomendação terapêutica mais popular para as épocas de crise seria a prática de sexo, mas vamos deixar este tema para as publicações desta área específica e nos ater à citada recapacitação ou treinamento, em engenharia, claro!

Pela frente, temos o nosso Cinase (Circuito Nacional do Setor Elétrico), a ser realizado em Joinville, nos dias 10 e 11 de junho, que promete, em seu novo formato, maior conteúdo e aproveitamento para os congressistas, expositores e apoiadores. A prometida “viagem” pelas instalações apresentará importantes temas, como os sistemas em média e baixa tensão, incluindo os painéis elétricos, linhas elétricas, transformadores, motores e acionamentos, iluminação, aterramento e proteção contra raios, qualidade de energia e compensação reativa, além de outros temas de grande importância em nossa área, culminando com um exclusivo workshop com a participação de todos os congressistas. Estamos todos ansiosos para o evento na terra do querido J.E.C.

Outro seminário respeitável desse nosso setor a acontecer em breve é a Conferência Brasileira sobre Qualidade da Energia Elétrica (CBQEE), o maior evento dedicado ao assunto em toda a América do Sul. A CBQEE já esteve sediada em todas as regiões do Brasil e, desta vez, acontece em Campina Grande, na Paraíba, entre 7 e 10 de julho, sob a organização da competente turma da Universidade Federal de Campina Grande. O evento tem sido responsável pela integração entre universidades, distribuidoras e órgãos da gestão pública de energia, além de empresas e profissionais com interesse no tema; assuntos não faltam.

O 12º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (Cobee), que se realizará nos dias 25 e 26 de agosto em São Paulo (SP), é organizado pela Abesco (associação das empresas de conservação de energia) e ocorre simultaneamente à Expo-Eficiência. É a principal oportunidade para a discussão do importante tema no Brasil, em que trabalhos de altíssimo nível de cases e propostas são esperados.

São estes três importantes encontros que premiam o Brasil em três regiões distintas e que merecem ser visitados por todos. Sem dúvida, são ótimas oportunidades para reciclagem, treinamento, negócios e aprendizado. Boa viagem a todos e, por que não, sexo de vez em quando…

Eng. José Starosta
Consultor da revista O Setor Elétrico
consultor@osetoreletrico.com.br

Comentários

Deixa uma mensagem

%d blogueiros gostam disto: